Estágio

Veja como funciona o estágio para estudantes do Câmpus Xanxerê

O estágio é ato educativo orientado e supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho. No IFSC, o estágio é concebido como uma oportunidade de aprendizagem do fazer, é um forma de participar do mundo do trabalho e, na relação com outros profissionais do ramo, aprender também valores e atitudes no contexto das relações interpessoais e contradições que envolvem o trabalho.

O estágio pode ser obrigatório e não obrigatório.

  • Estágio obrigatório: é aquele cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma

  • Estágio não obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, sendo necessário, neste caso, o pagamento de bolsa e de auxílio-transporte ao estagiário.

No Brasil, os estágios são regidos pela Lei n.º 11.788/20018. Em consonância com esta lei federal, os estágios no IFSC são regulamentados pela Resolução 74/2016/CEPE. É muito importante que você acesse este documento e conheça as etapas para realização do seu estágio e suas atribuições como estagiário.

Convênios para Estágios

Convênios do IFSC Xanxerê com empresas e instituições que ofertam vagas de estágio e de aprendizagem profissional

Para Estágios não obrigatórios o IFSC pode celebrar contratos com empresas privadas sem a necessidade obrigatória de efetivação de convênio.  

Para estudantes dos cursos técnicos que queiram participar do Programa de Aprendizagem Profissional e para estágios da graduação em Engenharia Mecânica, foram firmados alguns convênios com empresas da região de Xanxerê.

Para consultar os convênios vigentes entre o IFSC Campus Xanxerê e as empresas ou instituições parceiras, acesse:

Clique aqui:

 

Voltar ao Topo