O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 07 dez 2018 15:34 Data de Atualização: 07 dez 2018 15:56

Olá!

Passei a semana em Brasília participando da última reunião do ano do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Na pauta, tratamos de Assistência Estudantil, os jogos nacionais, diretrizes para a Educação Profissional e sobre o mestrado da Rede Federal.

Tivemos a apresentação de um relatório muito importante sobre a Assistência Estudantil na nossa Rede Federal. O documento foi elaborado por um grupo de trabalho do Conif, formado por pró-reitores de instituições da Rede, e ficará à disposição para que as instituições façam ajustes e usem os dados para ver a efetividade de suas ações e o que pode ser melhorado. Compartilho aqui o relatório. Temos trabalhado intensamente para melhorar as ações de assistência estudantil para garantir a permanência e o êxito dos nossos alunos.

Foi decidido que os jogos nacionais dos Institutos Federais do ano que vem serão realizados em Guarapari, no Espírito Santo, no início de outubro. Não teremos etapas regionais e a expectativa é reunir cerca de 4 mil alunos da Rede. Os jogos, que já são uma referência para alunos e servidores, fazem parte da formação integral que os institutos desenvolvem, incluindo esportes como forma de integração e inclusão.

Tivemos a presença da conselheira de Educação Básica Aurina Oliveira Santana, ex-reitora do IFBA, uma das integrantes do Conselho Nacional de Educação, o CNE. Conversamos sobre as diretrizes curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica e também sobre as diretrizes aprovadas para o novo Ensino Médio. Ela respondeu a alguns questionamentos dos reitores, enfatizando que o Conselho está disponível para o diálogo permanente. Vamos programar para ano que vem uma agenda com mais alguns conselheiros para que possamos avançar no fortalecimento e atuação dos institutos.

Iniciamos ainda a discussão da matriz orçamentária 2020, buscando já analisar alguns parâmetros, como, por exemplo, a inclusão de alunos dos cursos de qualificação na assistência estudantil. Uma demanda necessária, principalmente para o IFSC, que é um dos institutos que mais possui alunos FIC. Percebemos ao longo dos últimos anos a necessidade do auxílio para que os alunos consigam concluir a sua formação.

Reorganização dos Institutos

Durante a reunião, tivemos a manifestação dos reitores dos Institutos Federais Baiano e de São Paulo, sobre as notícias de reorganização dos institutos desses estados. Já tivemos reuniões na Setec, em abril desse ano, e nos posicionamos que qualquer discussão sobre reordenamento deve envolver nossas comunidades que serão afetadas com essas alterações. O Conif enviou um ofício – que pode ser conferido aqui – para o ministro da Educação Rossieli Soares da Silva e para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Romero Portella Raposo Filho, solicitando que participemos das discussões e que sejam feitos estudos técnicos e análises dos impactos dessa reorganização na nossa rede. Além disso, precisamos garantir a consolidação dos câmpus já criados, que ainda precisam de infraestrutura básica para seu pleno funcionamento.

Conforme já relatado aqui no blog, sobre essa questão, quando eu e a reitora do IFC fomos chamadas na Setec para tratar dessa reorganização aqui em Santa Catarina, seguimos na defesa de que toda discussão seja feita de modo coletivo.

Nova diretoria

Na quarta-feira, foi eleita a nova diretoria executiva do Conif para 2019. Apenas uma chapa se candidatou para o pleito e o presidente eleito é o reitor Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, que foi vice-presidente do Conif em 2016.

Entre os planos da nova gestão, estão ampliar o diálogo com outras entidades colegiadas, avaliar a participação do colegiado nos eventos internacionais e definir um calendário de eventos estratégicos para a Rede Federal.

ProfEPT

Durante a reunião do Conif, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, o ProfEPT, Rony Freitas, anunciou que o lançamento do próximo edital para o curso de mestrado está previsto para o dia 21 de dezembro, com 950 vagas.

O programa foi lançado em 2017 e iniciou as atividades com 420 mestrandos. Neste ano, registrou 1.235 alunos, com previsão de um total de 1.760 para 2019. Temos servidores participando e está sendo um processo muito rico para a Rede Federal, já que passamos a ter mais pesquisas com foco na educação profissional e tecnológica.

Inclusive, recentemente publicamos no nosso Portal uma reportagem do projeto de uma mestranda do IFSC que desenvolve um curso preparatório para nosso Exame de Classificação – um bom exemplo de como esse programa de mestrado traz resultados práticos e positivos para nossas instituições e para a comunidade de maneira geral.

O ProfEPT está mudando o contexto de pesquisa da Rede Federal. Por isso, precisamos apoiar de maneira forte o programa, que é uma referência e tem papel fundamental na consolidação da EPT.

Outros assuntos:

- Encontro de Estudantes: No sábado passado, participei do primeiro Encontro Catarinense de Escolas Técnicas da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas, realizado no nosso Câmpus São José. Agradeço pelo convite e fico muito feliz ao ver a mobilização estudantil e o interesse dos nossos jovens em melhorar as condições sociais do nosso País por meio da educação. Quero parabenizar os estudantes pela organização e ressaltar como nos enche de esperança ver o engajamento de vocês!

- Listão dos Aprovados: E hoje sai o listão dos candidatos aprovados nos nossos processos seletivos para os cursos que iniciam em 2019.1. Parabéns aos nossos futuros alunos! Fiquem atentos ao período de matrícula.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.