O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus GW será entregue à comunidade nesta quinta

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 15 abr 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:15

 

Nesta quinta-feira (18) o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza a solenidade de entrega do Câmpus Geraldo Werninghaus à comunidade. A cerimônia acontece a partir das 19h30 no próprio câmpus, que fica na Rua dos Imigrantes, 500, no bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Toda a comunidade está convidada a participar.

 

A entrega do câmpus à comunidade marca o fim de uma reestruturação geral no prédio, que contou com novas instalações elétricas, pavimentação do estacionamento, reestruturação da cantina, construção de uma guarita junto à recepção, construção de uma subestação de energia elétrica e pintura interna e externa. 

 

Para o diretor-geral Marlon Vito Fontanive, a entrega do câmpus à comunidade representa uma conquista para todos os servidores, alunos e comunidade em geral. “Depois de muito esforço e dedicação, a reestruturação do câmpus tornou-se uma realidade. A solenidade de entrega representa um marco histórico na educação federal, onde pode ser observada a responsabilidade e a preocupação com o ensino de excelência e a formação profissional gratuita. Esse evento visa também a integração dos municípios da região com o IFSC, parceria que pode ampliar ainda mais nossa atuação na comunidade”, ressalta.

 

O diretor explica que o câmpus Geraldo Werninghaus foi criado a partir da federalização do antigo Centro Politécnico Geraldo Werninghaus (CEPEG), em maio de 2009. “O processo de federalização ocorreu porque o grupo de empresários que mantinha o Centro tinha a necessidade de colocar novamente a estrutura em funcionamento para a comunidade. O IFSC então entrou em contato com os mantenedores e após negociações firmou-se um termo de compromisso”, conta Marlon. 

 

Saiba mais sobre o câmpus

 

O câmpus tem cerca de 3,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 20 mil metros quadrados. A estrutura é formada por dois blocos de três andares, que contam com oito laboratórios da área Mecânica e sete da área Eletrotécnica, além de 15 salas de aula. “Hoje o câmpus está mais humanizado, contamos com laboratórios de qualidade e espaços alternativos de lazer. Além da infraestrutura física, o câmpus conta com uma equipe de trabalho qualificada e motivada para ajudar na formação pessoal e profissional da comunidade da região”, avalia.

 

O Câmpus Geraldo Werninghaus é a segunda unidade do IFSC na cidade de Jaraguá do Sul. Possui atualmente 46 servidores, sendo 13 técnico-administrativos, 24 professores efetivos e nove substitutos. Com a conclusão do Concurso Público que está em andamento, está prevista a contratação de mais 17 servidores efetivos.

 

Atualmente o câmpus oferece dois cursos técnicos subsequentes (Eletrotécnica e Mecânica Industrial), o curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica, além de cursos de qualificação ofertados por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atendendo cerca de 800 alunos. No entanto, a perspectiva é que esse número aumente. “O câmpus tem infraestrutura para atender até 1.200 estudantes nos três períodos: matutino, vespertino e noturno. Com a chega dos novos servidores, esperamos em breve ampliar o número de alunos e de cursos ofertados”, revela Marlon.

 

O IFSC possui atualmente 19 câmpus em funcionamento em todas as regiões de Santa Catarina e mais dois em implantação. Além do Câmpus Geraldo Werninghaus, a região norte de Santa Catarina conta com mais três unidades do IFSC: Canoinhas, Jaraguá do Sul e Joinville. Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a entrega do Câmpus Geraldo Werninghaus representa mais um avanço do Instituto na região. “Começamos a funcionar mesmo em uma situação que não era a mais adequada buscando oferecer oportunidades de estudo focadas na região industrial. Conseguimos comprar equipamentos para os laboratórios e melhorar a estrutura desse câmpus que já vem sendo reconhecido na comunidade”, afirma. 

 

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.