Procurando um estágio? Saiba por onde começar

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 20 dez 2023 12:13 Data de Atualização: 20 dez 2023 12:15

Para conseguir um trabalho, você precisa de experiência. Para ter experiência, você precisa de um trabalho. E agora? Como resolver esse dilema que é tão comum na hora de entrar no mercado de trabalho? O objetivo do post de hoje é te dizer que, calma, nem tudo está perdido. Se você é estudante, existe uma opção excelente para conseguir essa experiência inicial e o nome é estágio.

O estágio é justamente a conexão entre sua área de estudo e uma experiência de trabalho. O melhor de tudo é que, como estagiário, sua principal atividade é aprender. Logo, você pode, sim, começar sem experiência!

Porém, antes de começar a procurar, é importante saber um pouco sobre o que é e como funciona um estágio. Até porque, mesmo algumas empresas às vezes abrem vagas de estágio que não se encaixam muito bem nesse conceito, na prática. Além disso, esse é um tipo específico de atividade que conta com suas próprias características e regras. Então vamos lá?

O que é estágio?

Antes de tudo, é bom esclarecer algumas coisas: estágio não é qualquer trabalho feito por quem está começando. E o estagiário não deve ser aquela pessoa nova no setor, sobrecarregada com todo o trabalho chato que ninguém quer fazer! Aliás, ele também não tem que levar a culpa de tudo, viu?! Na verdade, o estagiário não deve ser contratado como uma força de trabalho como os outros funcionários, porque a primeira e mais importante função dele é aprender.

De acordo com a Lei do estágio, só é estágio a atividade reconhecida pelo projeto pedagógico do curso do estudante (logo, não há estágio sem matrícula ativa!) que proporciona aprendizado prático da área de atuação do curso. Ou seja, é uma atividade pedagógica na qual você, estudante, pode criar aprendizado e experiências em um ambiente de trabalho na área em que em breve será um profissional formado e atuante.

Isso tudo quer dizer que o estágio não pode atrapalhar seus estudos, já que serve como um complemento deles, e nem você pode estagiar se não estiver estudando. A lei do estágio garante, ainda, vários direitos — que contaremos adiante — que partem justamente desse princípio de atividade de aprendizado em ambiente de trabalho, e não uma mão de obra barata.

Aliás, você sabia que existem dois tipos diferentes de estágio? Dependendo do seu curso, existe no currículo a necessidade de realizar uma disciplina chamada estágio obrigatório, e a diferença entre essa disciplina e o estágio não obrigatório confunde muita gente! Por isso, separamos um tempinho para te explicar a diferença.

Qual a diferença entre o estágio obrigatório e o não obrigatório?

O estágio obrigatório é aquele que valida uma disciplina do curso que é obrigatória para a sua conclusão. Por exemplo, nos cursos de licenciatura, é necessário cumprir a carga horária de estágio obrigatório em escolas do ensino básico para conseguir o diploma, e isso está no currículo do curso. Esse tipo de estágio tem regras mais específicas quanto aos locais e atividades a cumprir, pois visam uma experiência mais direcionada para a formação do estudante.

Já o estágio não obrigatório não é parte do currículo do curso, embora previsto no projeto pedagógico: você não precisa cumprir horas dele para se formar, embora seja um ótimo complemento para a sua formação! Mas vale lembrar novamente que mesmo nesses casos, ainda é necessário que a atividade seja condizente com o curso e o seu supervisor precisa ser um profissional da área.

Além dessas diferenças, há também a questão da remuneração: o estágio obrigatório não precisa ser remunerado, enquanto o estágio não obrigatório sempre será remunerado com bolsa e auxílio transporte. Falando em direitos do estagiário, essa próxima pergunta também é bem frequente:

Estagiário tem direito a férias?

Sim! Nada mais justo, certo? No caso dos estágios não obrigatórios, para cada ano de estágio o estudante tem direito a 30 dias de férias remuneradas. Mas, é importante lembrar que nas férias, apesar de o pagamento da bolsa ser garantido, o auxílio transporte não entra. Afinal, você só precisa do auxílio transporte se tiver que se deslocar até o local do estágio.

Com qual idade mínima e máxima pode estagiar?

Se você é aluno dos nossos cursos técnicos integrados ou Proeja, saiba que você pode, sim, buscar vagas de estágio! A idade mínima é 16 anos e não há idade máxima. No caso dos estágios para o ensino médio técnico, também é importante que o estágio tenha relação com as experiências profissionais do curso que você está fazendo.

Aliás, se você tem menos de 18 anos, o Termo de Compromisso também será assinado pelo seu responsável legal.

Já em relação à idade máxima, assim como para estudar não tem um limite de idade para iniciar, para fazer um estágio também não. Se você está fazendo um curso e se capacitando, independente da sua idade, você pode também fazer um estágio.

Mas, dito tudo isso, o que é preciso para conseguir um estágio?

Ter um bom currículo é sempre importante!

Não precisa ser um currículo de milhões ainda, mas para se candidatar a uma vaga de estágio você precisa falar um pouco sobre você, seus objetivos, o que você faz, entre outras coisas. Se você tem dúvidas sobre como fazer um currículo, pode conferir esse outro post do Blog em que falamos sobre o assunto.

Para vagas de estágio, o mais importante é incluir informações sobre o curso, a fase que está cursando, previsão de formatura, onde mora e outras experiências de projetos e bolsas que você participou, como monitorias, jovem aprendiz, voluntariados etc. Lembre-se: não é um emprego, é uma atividade de aprendizado, então qualquer atividade adicional que você fez durante a sua formação pode te ajudar a ganhar uns pontinhos.

A partir daí, com um currículo preenchido e bonito, você pode começar a procurar por  vagas e se aplicar para elas!

Onde encontrar vagas?

Um bom lugar para começar são nos sites de agências especializadas em divulgar vagas de estágio, como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que disponibilizam vagas e fazem o intermédio entre o IFSC e a empresa na qual você vai estagiar.

Outra alternativa são os sites de vagas de emprego, como o Indeed e o Infojobs, nos quais você pode ficar de olho nos critérios de vagas de estágio da sua área e entender melhor o que pode te destacar na hora da entrevista. A rede social LinkedIn também pode ser uma ferramenta muito útil, em especial para a área da tecnologia e comunicação, já que muitas startups procuram estagiários por lá.

Além disso, aqui mesmo no IFSC nós lançamos semestralmente editais com vagas de estágio, tanto para alunos do instituto quanto de outras instituições. É só ficar de olho na abertura de editais no início de cada semestre no site do seu câmpus. Ah, e você pode dar uma olhada nos editais anteriores para conhecer melhor os tipos de vaga que o IFSC oferece. São vagas para diversos cursos e câmpus.

O que fazer depois de conseguir uma vaga?

Independente se for um estágio obrigatório ou não obrigatório, o IFSC precisa saber que você está fazendo um estágio e estar de acordo com as condições do mesmo. Por isso, antes de começar é feito um Termo de Compromisso, que é o contrato assinado por você, pelo supervisor do seu estágio na concedente (empresa na qual você vai desenvolver suas atividades) e também por um professor orientador do seu curso, que atue na área do seu estágio. O estágio só pode começar depois que esse documento for assinado e entregue para todas as partes envolvidas. Não esqueça de deixar uma via com o setor de estágios do seu câmpus!

Já no seu estágio, lembre-se que sua posição é de aprendizado, por isso, tirar dúvidas e precisar de ajuda no início é completamente normal. Por isso, não tenha vergonha: é melhor sempre manter uma boa comunicação com a supervisão, demonstrando interesse e vontade de aprender.

Além disso, a cada seis meses ou ao fim do estágio, será necessário preencher um relatório das atividades exercidas no estágio. Esse documento deve ser assinado pelo seu supervisor de estágio e pelo seu orientador na instituição de ensino.

Ficou alguma dúvida?

Todos os câmpus do IFSC tem um responsável pelo setor de estágio e que pode responder outras dúvidas mais específicas sobre estágios da sua área de estudo. Você encontra aqui todos os e-mails e telefones para entrar em contato.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC