Mapa do Site

Histórico

Histórico

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da cidade e da região

Há mais de 100 anos, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) coloca em prática sua missão de promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

O IFSC foi criado em Florianópolis, em 1909, e na época se chamava Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. Ao longo dos anos, o IFSC teve vários nomes, como Escola Técnica Federal de Santa Catarina e Cefet. Até que, em 2008, uma lei federal permitiu a mudança do nome de CEFET para IFSC. A comunidade catarinense concordou em uma votação. 

Os Institutos Federais são instituições de educação básica, profissional e superior distribuídas por vários câmpus.

Câmpus em São Lourenço do Oeste

Em 2006, o IFSC começou a instalar as primeiras unidades no Oeste catarinense. A cidade de São Lourenço do Oeste foi contemplada com um câmpus do IFSC em 2014. Primeiro, os cursos eram ofertados na SC-480, no Distrito de Frederico Wastner, a 10 quilômetros do centro da cidade. Lembre como foi aqui.

No intuito de chegar mais perto da população, com o passar dos anos o IFSC iniciou as tratativas para ofertar cursos em um espaço melhor localizado. Em 2019, a partir de parcerias com a Prefeitura Municipal e Governo do Estado, começou a ofertar cursos na estrutura da  antiga EEB Rui Barbosa, na rua Aderbal Ramos da Silva, nº 486, bairro Progresso. E, em agosto de 2020, recebeu permissão oficial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para utilizar este espaço.

É nesta estrutura que o IFSC encontra-se atualmente, ofertando cursos de qualificação profissional e cursos técnicos totalmente gratuitos, além de parcerias com órgãos do município e região. A partir da cessão de uso, o IFSC também se responsabiliza com a conservação, segurança e melhorias no imóvel, e ainda compromete-se a utilizar a escola apenas para a oferta de cursos gratuitos. Saiba mais sobre os cursos.

Hoje o IFSC conta com 20 servidores em São Lourenço do Oeste. Eles atuam de forma ativa para desenvolver ensino, pesquisa e extensão juntamente com a comunidade de São Lourenço do Oeste e da região.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo