Histórico

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da cidade e da região

Há mais de 100 anos, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) coloca em prática sua missão de promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

O IFSC foi criado em Florianópolis, em 1909, e na época se chamava Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. Ao longo dos anos, o IFSC teve vários nomes, como Escola Técnica Federal de Santa Catarina e Cefet. Até que, em 2008, uma lei federal permitiu a mudança do nome de CEFET para IFSC. A comunidade catarinense concordou em uma votação. 

Os Institutos Federais são instituições de educação básica, profissional e superior distribuídas por vários câmpus.

Em 2006, o IFSC começou a instalar as primeiras unidades no Oeste catarinense. A cidade de São Lourenço do Oeste foi contemplada com um câmpus em 2014. 

Atualmente, o câmpus oferece cursos de qualificação profissional e cursos técnicos totalmente gratuitos. 

As atividades ocorrem em dois locais: na EEB Rui Barbosa, Rua Aderbal Ramos da Silva, nº 496-514 - Bairro Progresso, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação; e ainda na sede do IFSC, que fica na Rodovia SC-480, no Distrito Frederico Wastner. 

Hoje o IFSC conta com 20 servidores em São Lourenço do Oeste. Eles atuam de forma ativa para desenvolver ensino, pesquisa e extensão juntamente com a comunidade de São Lourenço do Oeste e da região.

Voltar ao Topo