Secretaria e Registro Acadêmico

O Registro Acadêmico é o setor responsável pelo controle, verificação, registro e arquivamento da documentação dos estudantes desde seu ingresso até a conclusão do curso.


A Secretaria Acadêmica é responsável pelo atendimento ao público interno e externo, recebimento e emissão de documentos e outras atividades relacionadas à documentação acadêmica.


Considerando a pandemia do COVID-19 e as decisões do Comitê Permanente de Gestão de Crises do IFSC, o qual aponta a gravidade epidemiológica e a dimensão do risco representada por este agravo. Informamos que os setores de Secretaria Acadêmica e Registro Acadêmico estão sem atendimento presencial, solicitações devem ser requeridas via meio eletrônico.

Requerimento Geral

Processos que podem ser solicitados pelo Requerimento Geral on-line:

  • Adaptação curricular
  • Afastamento superior a 15 dias
  • Autorização permanente (saída antecipada, entrada tardia)
  • Cancelamento de matrícula
  • Documentos gerais
  • Estágio
  • Justificativa de ausência
  • Matrícula em componente curricular isolado (alunos do IFSC)
  • Matrícula em regime de pendência
  • Matrícula especial em componente curricular (alunos externos) 
  • Reingresso
  • Revisão de resultados (atividade avaliativa, validação, faltas)
  • Segunda (2ª) chamada para atividade avaliativa
  • Transferência de turma/turno
  • Trancamento de matrícula
  • Validação de componente curricular

Acompanhe seu requerimento aqui.

Documentos como Atestado de Matrícula, Declaração de Matrícula (atestado de frequência) e Histórico Escolar podem ser emitidos no Portal Discente (Aba Ensino) do Sistema Acadêmico (SIGAA), conforme explicitado abaixo. Em caso de dúvidas quanto à emissão desses documentos, enviar e-mail para: registroacademico.slo@ifsc.edu.br.

Certificados e Diplomas

Processos que podem ser solicitados pelo Formulário on-line:

  • Certificado de curso FIC
  • Certificação intermediária (Cursos Técnicos)
  • Diploma de curso técnico concomitante
  • Diploma de curso técnico subsequente

Para mais informações, acesse: Certificados e Diplomas Digitais.
Acompanhe sua solicitação aqui.

Enem / Encceja

Faça e acompanhe sua solicitação de Certificação ou Declaração Parcial de Proficiência no Ensino Médio pela prova do ENEM (até o ano de 2016) e/ou do ENCCEJA.

 

Para acessar a página de solicitação e o vídeo com instruçõesclique aqui.

 

Atenção: Os certificados emitidos pelo site possuem formato e assinaturas digitais, não sendo necessária a retirada do documento em formato físico no IFSC. Caso você tenha emitido o certificado pelo site, e precise efetuar alguma  alteração ou correção nos dados, por gentileza entre em contato conosco pelo e-mail registroacademico.slo@ifsc.edu.br 

Sistema Acadêmico - SIGAA

O SIGAA é a ferramenta disponível para os alunos emitirem documentos que possuem assinatura eletrônica, que dispensa a assinatura manual dos coordenadores.

Documentos que podem ser emitidos no Portal do Discente no SIGAA:  

  • Atestado de Matrícula 
  • Boletim
  • Declaração de matrícula (atestado de frequência)
  • Histórico Escolar

Pelo Portal os alunos conseguem, também, encaminhar alguns requerimentos, como os ajustes de matrícula e cancelamentos de unidades curriculares.

Para acessar é necessário usuário e senha. Tenha esses dados sempre em mãos!

Para ex-aluno que não tem mais acesso ao sistema solicite pelo e-mail registroacademico.slo@ifsc.edu.br.

Confira abaixo os links para acessar instruções e o Sigaa: 
Institucional SIGAA: aqui você assiste ao vídeo que explica o que é que como funciona o nosso Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o Sigaa
Acesse o SIGAA: aqui você acessa a página para fazer o seu login no sistema
Tutorial on-line do SIGAA: aprenda como usar as ferramentas do sistema
Primeiro acesso ao SIGAA: aprenda aqui como acessar o Sigaa pela primeira vez
Recuperação de login/senha do SIGAA: se perdeu ou esqueceu seu login e senha, não tem problema. Descubra aqui como recuperar.

Contato

Coordenador de Secretaria e Registro Acadêmico

Maíra Sevegnani
registroacademico.slo@ifsc.edu.br
(49) 3344 8495 / (49) 98858-1782

 

Voltar ao Topo