Estudantes
Secretaria e Registro Acadêmico
O Registro Acadêmico é o setor responsável pelo controle, verificação, registro e arquivamento da documentação dos estudantes desde seu ingresso até a conclusão do curso.
A Secretaria Acadêmica é responsável pelo atendimento ao público interno e externo, recebimento e emissão de documentos e outras atividades relacionadas à documentação acadêmica.
Considerando a pandemia do COVID-19 e as decisões do Comitê Permanente de Gestão de Crises do IFSC, o qual aponta a gravidade epidemiológica e a dimensão do risco representada por este agravo. Informamos que os setores de Secretaria Acadêmica e Registro Acadêmico estão sem atendimento presencial, solicitações devem ser requeridas via meio eletrônico.
Requerimento Geral
Processos que podem ser solicitados pelo Requerimento Geral on-line:
- Adaptação curricular
- Afastamento superior a 15 dias
- Autorização permanente (saída antecipada, entrada tardia)
- Cancelamento de matrícula
- Documentos gerais
- Estágio
- Justificativa de ausência
- Matrícula em componente curricular isolado (alunos do IFSC)
- Matrícula em regime de pendência
- Matrícula especial em componente curricular (alunos externos)
- Reingresso
- Revisão de resultados (atividade avaliativa, validação, faltas)
- Segunda (2ª) chamada para atividade avaliativa
- Transferência de turma/turno
- Trancamento de matrícula
- Validação de componente curricular
Acompanhe seu requerimento aqui.
Documentos como Atestado de Matrícula, Declaração de Matrícula (atestado de frequência) e Histórico Escolar podem ser emitidos no Portal Discente (Aba Ensino) do Sistema Acadêmico (SIGAA), conforme explicitado abaixo. Em caso de dúvidas quanto à emissão desses documentos, enviar e-mail para: registroacademico.slo@ifsc.edu.br.
Certificados e Diplomas
Processos que podem ser solicitados pelo Formulário on-line:
- Certificação total do ENCCEJA
- Certificação parcial do ENCCEJA (apenas algumas disciplinas)
- Certificado de curso FIC
- Certificação intermediária (Cursos Técnicos)
- Diploma de curso técnico concomitante
- Diploma de curso técnico subsequente
Para mais informações, acesse: Certificados e Diplomas Digitais.
Em caso de dúvidas a respeito do ENCCEJA, acesse: Certificação do Ensino Médio
Acompanhe sua solicitação aqui.
Sistema Acadêmico - SIGAA
O SIGAA é a ferramenta disponível para os alunos emitirem documentos que possuem assinatura eletrônica, que dispensa a assinatura manual dos coordenadores.
Documentos que podem ser emitidos no Portal do Discente no SIGAA:
- Atestado de Matrícula
- Boletim
- Declaração de matrícula (atestado de frequência)
- Histórico Escolar
Pelo Portal os alunos conseguem, também, encaminhar alguns requerimentos, como os ajustes de matrícula e cancelamentos de unidades curriculares.
Para acessar é necessário usuário e senha. Tenha esses dados sempre em mãos!
Para ex-aluno que não tem mais acesso ao sistema solicite pelo e-mail registroacademico.slo@ifsc.edu.br.
Confira abaixo os links para acessar instruções e o Sigaa:
Institucional SIGAA: aqui você assiste ao vídeo que explica o que é que como funciona o nosso Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o Sigaa
Acesse o SIGAA: aqui você acessa a página para fazer o seu login no sistema
Tutorial on-line do SIGAA: aprenda como usar as ferramentas do sistema
Primeiro acesso ao SIGAA: aprenda aqui como acessar o Sigaa pela primeira vez
Recuperação de login/senha do SIGAA: se perdeu ou esqueceu seu login e senha, não tem problema. Descubra aqui como recuperar.
Mais informações
Contato
Coordenador de Secretaria e Registro Acadêmico
Giovan Sehn Ferraz
registroacademico.slo@ifsc.edu.br
(49) 3344 8495 / (49) 98858-1782