Prática esportiva contribui para a permanência e êxito dos estudantes

JIFSC Data de Publicação: 04 ago 2023 19:52 Data de Atualização: 07 ago 2023 18:42

O esporte dentro do ambiente escolar tem muito mais efeitos do que a integração entre estudantes. O vínculo entre a prática desportiva e os índices de permanência e êxito na escola são percebidos tanto por professores quanto por alunos.

Em Joinville, a professora de educação física Juliana da Silva coordenou uma pesquisa em 2022 sobre essa temática. Ela aplicou um questionário a todos os estudantes do ensino médio técnico que praticavam esportes no câmpus. O estudo constatou que, na percepção dos alunos, o envolvimento em projetos esportivos aumenta tanto a vontade de ficar na escola quanto o próprio desempenho acadêmico. “Eles percebem a importância disso [do esporte] para estar no IFSC, criando um sentimento de pertencimento neles. O aluno que está no time não desiste”, destaca.

Uma das estudantes de Joinville para quem o esporte faz a diferença é Maria Eduarda Bylaardt, de 17 anos e que está no quinto semestre do curso técnico integrado em Eletroeletrônica. Moradora de Garuva – cidade vizinha a Joinville –, ela escolheu o IFSC pela qualidade do ensino e pela oferta de esporte aos alunos. “Nos dias em que eu consigo treinar, eu me sindo melhor, fico mais disposta e meu rendimento na escola é outro. Eu sou uma estudante mais feliz por causa do esporte”, afirma.

Ainda segundo a professora Juliana, o JIFSC representa uma oportunidade única na vida de muitas pessoas. A participação nos treinos, nas etapas seletivas e na própria competição estadual faz com que sejam criados laços afetivos entre os estudantes. “Eles passam a representar a escola e saem do mundo individual deles, da sala de aula, dos grupos de meninos ou de meninas. Nos Jogos está todo mundo torcendo entre si, de várias fases diferentes, e isso contribui para diminuir a evasão entre quem participa”, explica.

O combate à evasão escolar também é um dos objetivos das práticas desportivas realizadas no Câmpus Itajaí. Desde 2019, o professor Cássio Suski coordena o projeto “Bússola na trilha certa”, no qual estudantes e comunidade externa participam de atividades ao ar livre envolvendo desde trekking e até canoagem. Os eventos do projeto ocorrem aos finais de semana e chegam a reunir sessenta pessoas, sendo a maioria estudantes do ensino médio técnico do câmpus.

Segundo Cássio, um dos objetivos do projeto é mostrar aos alunos a relação entre o conteúdo de sala de aula e a vida cotidiana. “Havia muita dificuldade para que eles relacionassem a sua rotina a questões de geografia, biologia e outras disciplinas. Então, nesses encontros, conversamos sobre a natureza, fazemos navegação por bússola, vemos o geomorfismo do ambiente, entre outros aspectos”, aponta.

No entanto, a evasão não é um problema simples. Durante o tempo em que esteve à frente do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajaí, Cássio e outros servidores procuraram entender os fatores que levavam à evasão. Questões pessoais, de saúde, de trabalho, autoestima e o enfrentamento de doenças foram alguns dos fatores identificados. “A partir disso, concluímos que não é o esporte que vai, sozinho, garantir o sucesso escolar. Mas a falta dele pode aumentar a desistência nos cursos. Cada um de nós, ao fazermos a nossa parte no câmpus, contribuímos para a permanência dos alunos, e isso vale desde o projeto esportivo até a melhoria do processo seletivo, por exemplo. Esse somatório é que fará a diferença na vida do aluno”, afirma.

Despedida

Espaço privilegiado para a prática esportiva, a convivência e integração entre os estudantes dos cursos técnicos integrados do IFSC, a 10ª edição do JIFSC foi encerrada nesta sexta-feira (4 de agosto), após três dias de atividades.

Foram 1.031 participantes – 941 estudantes e 90 servidores – de 16 câmpus. O maior evento presencial do IFSC, realizado pela quinta vez em Blumenau, foi preparado ao longo de seis meses e teve a inclusão como temática central.

A cerimônia de encerramento, com a premiação das últimas modalidades, aconteceu na noite desta sexta e antecipou a vibração de quem já espera a edição 2024. 

Acesse o site do evento e os boletins de resultados.


 

JIFSC