Estágio e Emprego

Estágio e Emprego

Enriqueça o seu currículo

Quer se preparar melhor para seu futuro profissional? Fazer um estágio na área do seu curso pode contribuir para sua formação.

Veja os contatos dos setores de estágio em cada câmpus

Estágio

O estágio é ato educativo orientado e supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho. No IFSC, o estágio é concebido como uma oportunidade de aprendizagem do fazer, é um forma de participar do mundo do trabalho e, na relação com outros profissionais do ramo, aprender também valores e atitudes no contexto das relações interpessoais e contradições que envolvem o trabalho. 

O estágio pode ser obrigatório e não obrigatório.

  • Estágio obrigatório: é aquele cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma 
  • Estágio não obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, sendo necessário, neste caso, o pagamento de bolsa e de auxílio-transporte ao estagiário.

O estágio no IFSC é regulamentado pela Resolução 22/2022/CEPE. É muito importante que você acesse este documento e conheça as etapas para realização do seu estágio e suas atribuições como estagiário.

Para ficar por dentro das oportunidades de estágio, procure o setor responsável por isso no seu câmpus e fique atento às informações publicadas no Sigaa.

Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) e tem o objetivo de inserir o aluno no mundo do trabalho. É um programa destinado aos jovens de 14 a 24 anos mas sem limite de idade para pessoas com deficiência. 

O IFSC é uma entidade qualificadora cadastrada no Ministério do Trabalho apta a mediar a inserção dos seus estudantes de cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes na vida profissional através do Jovem Aprendiz. Entre os benefícios para o aprendiz destacam-se carteira assinada, salário mínimo-hora da categoria, 13º salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Os alunos interessados em participar do Programa devem providenciar sua carteira de trabalho e estar sempre atentos à divulgação das vagas em seu câmpus e no Sigaa.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo