Mapa do Site

Histórico

Histórico

O Câmpus Araranguá do IFSC foi criado pela Portaria 382, de 20 de março de 2008, publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de março de 2008, ainda com o nome de CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica. Sua inauguração oficial ocorreu no dia 01 de fevereiro de 2010, já com o novo nome: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

O Câmpus Araranguá possui uma área construída de 7,6 mil metros quadrados. São 28 laboratórios e nove salas de aula, além de um ginásio coberto, quadra de vôlei de areia e um campo de futebol society. Atuam no Câmpus 65 docentes e 49 técnicos-administrativos, além de 21 colaboradores terceirizados.

Memória

A atual área do Câmpus Araranguá, constituiu-se no passado em um campo de aviação que recebia, entre as décadas de 1950 e 1960, os vôos regulares da VARIG, então uma das mais importantes operadoras do País. Ainda que de estrutura limitada e com características de campo de aviação, o espaço era a porta de entrada de turistas de diversas regiões, que vinham conhecer as novidades do famoso complexo turístico Morro dos Conventos. Também utilizavam o aeroporto autoridades, empresários e estudantes que se deslocavam para estudar das duas capitais do Sul.

Foto: José Genaro Salvador
Acervo: Arquivo Histórico de Araranguá

 

Com o tempo, sem investimentos em sua estrutura em confronto com as exigências por mais segurança, além de medidas restritivas de incentivo por parte do Governo Federal, a partir do início da década de 1960 o aeroporto diminuiu sua operação, até ser desativado para vôos comerciais. Ainda assim, pelas próximas décadas, seria utilizado para decolagem, pouso e guarda de pequenas aeronaves de proprietários locais, além de servir de base de treinamento de paraquedistas.

 

Foto: José Genaro Salvador
Acervo: Arquivo Histórico de Araranguá

Voltar ao Top

Voltar ao Topo