Oportunidades externas

Confira aqui oportunidades de participação em projetos, concursos, intercâmbios e prêmios

Bolsa Aceleradores STEM | Intercâmbio virtual

Estão abertas, até 15 de maio, as inscrições para o AFS Global STEM Accelerators, um programa de intercâmbio virtual com bolsa integral desenvolvido para capacitar 150 meninas (entre 15 e 17,5 anos) em sustentabilidade, habilidades em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e impacto social. O intercâmbio virtual terá duração de 12 semanas e envolverá projetos e apresentações que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase nas mudanças climáticas e na transição energética. As bolsistas que concluírem o programa receberão o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social, concedido pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail: eduarda.zutin@afs.org.

SBPC recebe inscrições para 3° ciclo de cursos online

Estão abertas as inscrições e matrículas do 3º ciclo de webminicursos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em sua plataforma de cursos online. A cada trimestre são ofertados webminicursos de todas as áreas do conhecimento e temas contemporâneos, ministrados por professores de renomadas instituições do País.

TDC INNOVATION 2022 - Inscrições gratuitas para evento on-line

O TDC Innovation 2022 está oferecendo University Pass para estudantes do ensino superior, em cursos ligados a tecnologia ou não. O evento será de 1 a 3 de junho no CentroSul, em Florianópolis. A gratuitade é para participação de forma digital, com mais de 300h de conteúdo e ganhar certificado de participação. O TDC Innovation é um dos maiores eventos da área no país e esta edição terá como tema "Novas soluções para os Desafios Digitais".

Concurso internacional de oratória

Estão abertas inscrições para o concurso de oratória Esto es debatible, destinado para jovens de 18 a 26 anos que estejam cursando graduação ou mestrado. O evento é promovido pela Liga Espanhola de Debate Universitário e a Rede Latino-Americana de Cooperação Universitária, portanto terá como língua oficial o espanhol. O concurso de oratória será realizado com jovens de diversas nacionalidades, e trará juízes e técnicos para avaliarem e classificarem as equipes de participantes no debate proposto: "Brecha digital 0: ¿Posible o utopía?" As inscrições seguem abertas até o dia 1 de junho de 2022, e podem ser realizadas neste link. Maiores informações podem ser encontradas neste documento. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para: estela.devilla@ub.edu.ar.

Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Estão abertas as inscrições para a Feira Brasileira de Jovens Cientistas, um evento totalmente virtual que contará com sua 3ª edição entre os dias 23 a 26 de junho. Além de facilitar o acesso a oportunidades científicas a estudantes de Ensino Médio, o evento tem como missão integrar, desenvolver, conectar e valorizar o potencial dos jovens cientistas e o impacto de seus projetos. Podem participar estudantesde Ensino Médio, Técnico e EJA que já tenham projetos de pesquisa quanto para jovens sem projetos e demais interessados em ciência que desejam participar de palestras e discussões atuais sobre ciência, tecnologia e inovação. O prazo vai até 20 de abril para discentes com projetos e 28 de maio para os sem projetos.

Escola do Trabalhador 4.0

Programa de qualificação profissional oferece cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com o objetivo de ajudar o trabalhador brasileiro a se qualificar para o mercado de trabalho. Os cursos são nas áreas de tecnologia dividiso em trilhas de aprendizagem (Letramento Digital, Fundamentos e Produtividade, Profissionalizante, Avançado em Tecnologia da Informação). Para participar é preciso ter no mínimo 18 anos, fazer o cadastro no site gov.br/escoladotrabalhador40 e realizar o Teste de Carreira, para descobrir qual trilha de aprendizagem seguir.

Bolsas de estudos - Fulbright

A Fulbright tem por objetivo apresentar os pesquisadores brasileiros ao meio acadêmico americano, sempre tentando estabelecer uma via de cooperação internacional. A fundação considera a perspectiva de possível cooperação institucional que promova internacionalização das instituições brasileiras. A organização oferece diversas bolsas de pesquisa e ensino a profissionais brasileiros. Os projetos de pesquisa envolvem as áreas da graduação, mestrado, doutorado, pós e cursos profissionalizantes para o corpo docente e discente.

Confira os editais abertos aqui:

Para as demais bolsas, previstas para publicação em 2022, confira aqui

Future Learn

A Future Learn oferece cursos gratuitos e 100% on-line de curta duração com foco nos seguintes temas:

Business & Innovation
Education, Arts & Social Sciences
Science, Technology, Engineering & Math (STEM)
Environment & Sustainability

Education USA

O EducationUSA, em parceria com o Escritório Regional da Língua Inglesa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, disponibiliza o Essay Writing Resource Center – plataforma virtual com cursos gratuitos voltados ao ensino de redação em inglês. Basta entrar na plataforma e realizar a inscrição para acessar os conteúdos.

Voltar ao Topo