Representação Estudantil

Representação Estudantil

Saiba como funcionam os movimentos estudantis no IFSC

Os movimentos estudantis são organizações formadas pelos e para os estudantes, conhecidas por termos como grêmio estudantil, centro acadêmico, diretório acadêmico ou atlética. Elas têm diversos objetivos, como expressar pedidos ou problemas relacionados à vida acadêmica, organizar ações ou eventos de interesse dos alunos e principalmente, ser a voz dos estudantes na instituição.

Tanto o Centro Acadêmico quanto os diretórios, atlética ou grêmio são organizações geridas por estudantes e que tem como objetivo representar os interesses dos alunos nas instituições de ensino. A grande diferença está em quais alunos cada uma delas representa e no propósito de cada uma.

Os Centros Acadêmicos (CAs) congregam alunos de um curso específico e em geral da graduação. Essas organizações representam os interesses dos alunos frente ao curso, envolvendo assuntos como o debate junto aos docentes sobre alterações curriculares, melhorias e outras demandas mais específicas.

Já os diretórios podem ser divididos de duas formas: o Diretório Acadêmico (DA) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). O DA congrega alunos de mais de um curso, mas dentro de uma mesma área, representando esses estudantes frente à área de estudo.

O DCE corresponde a um grupo ainda maior, pois representa todos os estudantes, ou seja, reúne alunos de diferentes áreas e variados cursos de todos os câmpus que tem a função de representar as demandas estudantis frente à instituição. Dessa forma, as pautas são muito mais abrangentes e envolvem a alimentação, permanência, estruturas físicas, políticas institucionais etc. 

A Atlética tem uma função um pouco diferente, ela é responsável pela integração dos estudantes, geralmente de um mesmo curso. Dessa forma, essa organização fica responsável por elaborar eventos, torneios e outras formas de reunir os estudantes, prioritariamente por meio do esporte. 

Muitas vezes, os CAs ou Diretórios, além de propor os debates e discussões frente à instituição, acabam fazendo esse papel também, por isso nem sempre existe a Atlética. Inclusive, nem sempre encontramos todas essas organizações. Pode ser que exista apenas uma delas que acaba congregando diversas funções.

Já os Grêmios Estudantis são as organizações que acabam acumulando tanto as funções de representação frente à instituição, quanto de integração entre os estudantes (como eventos culturais, esportivos, festas, campeonatos e gincanas).  Por ser bastante abrangente, é comum encontrar grêmios também nas escolas, diferente das demais organizações que são mais comuns no ensino superior. No caso do IFSC, os grêmios são os responsáveis por representar os estudantes dos cursos técnicos, por exemplo.

Conheça o CEB-IFSC

Atualmente, o IFSC não tem um DCE constituído. Desse modo, a instância máxima de representação do Movimento Estudantil Organizado é o Conselho de Entidades de Base Professora Elenira Oliveira Vilela (CEB-IFSC). 

O CEB-IFSC foi criado no dia 30 de maio de 2020 por 31 presidentes e coordenadores gerais de Grêmios Estudantis e Centros Acadêmicos, dos mais diversos câmpus do IFSC, se congregaram para compor o Conselho e definir sua Presidência, de atuação transitória, até que as condições para instauração de um Diretório Central dos Estudantes sejam propícias.
As atribuições transitórias do Conselho foram definidas, estando elas definidas na Resolução 01/2020 emitida pela CEB-IFSC:

  1. 1. A luta pela formação de um DCE no IFSC;
  2. 2. A garantia da proteção de Estudantes e Servidores ao longo da pandemia da Covid-19 e;
  3. 3. A recomposição democrática do IFSC, encerrando o ciclo de Intervenção iniciado em abril de 2020, através da posse do Reitor Eleito, Professor Maurício Gariba Júnior.

Hoje, o CEB-IFSC tem buscado atuar na reestruturação das entidades estudantis afetadas pela pandemia, já que muitas ficaram sem gestão e inativas, e repor os quadros das representações estudantis. 

O próximo passo é construir um processo de discussão e construção da futura entidade estadual de representação dos estudantes do IFSC, com amplo processo de participação dos câmpus.

  • Os contatos do CEB-IFSC são o e-mail ceb.ifsc@gmail.com.
  • O contato do precidente do CEB-IFSC, Filipe dos Santos, é (48) 99654-2885.
  • Saiba mais no YouTube, Facebook e Instagram do CEB-IFSC.

Como participar das representações estudantis

Procure saber se seu curso ou câmpus já tem alguma representação. Você pode contribuir na participação em eventos ou propondo pautas para debate. Também pode se candidatar em uma chapa para compor a representação. Se o câmpus ou curso ainda não tiver uma representação, você pode propor a criação de uma. 

Saiba mais sobre a representação estudantil no IFSC e como participar
 

Voltar ao Top

Voltar ao Topo