Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência

Um incentivo para a formação de professores

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) é um programa da Capes que contribui para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo bolsas a alunos das fases iniciais dos cursos de licenciatura.

No IFSC, o programa é desenvolvido nos cursos de licenciatura que, atualmente, são oferecidos pelos câmpus Araranguá, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça Bilíngue e São José. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor supervisor da escola.

Os bolsistas têm a oportunidade de conviver com a realidade escolar, podendo relacionar teoria e prática pedagógica durante seu curso de licenciatura.  A participação no projeto possibilita a contabilização de horas de atividades complementares, como crédito extracurricular, enriquece o currículo acadêmico do aluno, aperfeiçoa a escrita e a apresentação de trabalhos em eventos científicos e aproxima o aluno das suas atividades profissionais futuras de modo sistematizado e organizado.

Como participar

Podem participar do programa alunos que não tenha concluído 60% do curso, incluíndo os estudantes do primeiro módulo do curso. Pra isso, devem se inscrever nos editais de seleção de bolsistas.

Editais 2020

SELEÇÃO DE SUPERVISORES

Acesse aqui o formulário para inscrição no processo seletivo.

07.08.2020 - Edital PROEN/DIREN nª 03/2020 - Inscrições prorrogadas até o dia 09/08/2020.

SELEÇÃO BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

25.06.2020 - Edital PROEN/DIREN nº 01/2020 - Seleção de licenciandos(as) do IFSC para participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID IFSC

Acesse aqui o formulário para inscrição no processo seletivo.

30.06.2020 -  Retificação I - Edital PROEN/DIREN nº 01/2020 - Seleção de licenciandos(as) do IFSC para participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID IFSC

03.07.2020 - Inscrições homologadas

Acesse aqui o formulário para recursos. Prazo: até o dia 06.07.2020.

08.07.2020 - Resultado preliminar

Acesse aqui o formulário para recursos. Prazo: até o dia 09.07.2020.

10.07.2020 - Resultado final

Viviane Grimm