Dúvidas Frequentes

 

 

O Instituto Federal é igual a uma universidade federal?

 

Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos, de graduação e pós-graduação.

 

Qual a sigla correta: "IF-SC" ou "IFSC"?

 

Quando criados, todos os institutos federais possuíam o hífen após o "IF", seguidos da sua designação específica. No caso do Instituto Federal de Santa Catarina, a sigla era "IF-SC". Porém, devido ao uso e à pronúncia cotidianos, o hífen caiu em desuso e, por isso, atualmente adotamos o uso da sigla "IFSC", inclusive internamente na instituição.

 

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC) são a mesma instituição?

 

Não. O estado de Santa Catarina possui dois institutos federais que são instituições diferentes – cada uma com seu reitor e com câmpus diferentes. O Instituto Federal Catarinense (IFC) surgiu da junção de colégios agrícolas federais. Já o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi constituído a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC).

O IFSC possui sua Reitoria em Florianópolis e câmpus em 20 cidades  de SC: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó,  Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul, Itajaí, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e  Xanxerê. Por meio da educação a distância, também atua em outras cidades de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

Já o IFC possui sua reitoria em Blumenau e é responsável pelos câmpus nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

 

A escrita correta é campus, câmpus ou campi?

 

Seguindo a orientação do Ministério da Educação, o IFSC decidiu adotar a grafia câmpus, tanto no singular, quanto no plural, sem o grifo itálico para denominar todas as suas Unidades de Ensino. Tal adoção leva em conta a Nota Lexicológica emitida pela professora Dra. Enilde Faulstich, da Universidade de Brasília. Argumenta a professora: "o uso do termo câmpus para o singular e para o plural está perfeitamente de acordo com os cânones da gramática moderna, porque : i) a palavra já está incorporada ao vernáculo; ii) o acento (circunflexo) em câmpus está no mesmo paradigma de outras palavras terminadas em – us; no plural, câmpus mantém o mesmo modelo de vírus, bônus, cítrus/citros etc. com marca nos determinantes – os campus, os vírus, os bônus, os citros. Portanto, a adoção da palavra câmpus para uso tanto no singular quanto o plural está conforme com o uso gramatical do português". Clique aqui para ver a nota enviada pelo MEC em 2011.

 

Quais os cursos que o IFSC oferece?

 

O IFSC oferece desde cursos de qualificação até cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Todos os cursos são gratuitos. Além do ensino presencial, o Instituto também oferece ensino a distância por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec). Para saber mais, acesse o Guia de Cursos.

O que é um curso de qualificação?

 

Chamados de cursos de formação inicial e continuada (FIC), são cursos de curta duração voltados ao aperfeiçoamento e qualificação para todos os níveis de escolaridade, ofertados nas diferentes áreas profissionais. O processo seletivo depende de cada curso, mas pode ser por sorteio público ou análise socioeconômica.

O que são cursos voltados a Educação de Jovens e Adultos (Proeja)?

São cursos de educação profissionalizante integrados à educação básica que fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como princípio educativo o trabalho, a partir da formação profissional com escolarização para jovens e adultos. Neste curso, o aluno conclui o Ensino Fundamental ou Médio junto com um curso de qualificação ou técnico. O processo seletivo é por análise socioeconômica ou sorteio público.

O que são os cursos técnicos?

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este tipo de curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Os cursos técnicos são oferecidos nas seguintes formas: integrado, concomitante e subsequente.

Integrado: em que o aluno faz o curso técnico junto com o Ensino Médio no IFSC. Para fazer, é necessário ter Ensino Fundamental completo e a seleção é por meio de uma prova.

Concomitante: em que o aluno faz o Ensino Médio em uma outra instituição de ensino e o curso técnico no IFSC. Para fazer, é necessário Ensino Fundamental completo e a seleção é por meio de uma prova.

Subsequente: em que o aluno já concluiu o Ensino Médio e só faz o curso técnico no IFSC. A seleção é por meio de prova.

Quais os cursos de graduação oferecidos pelo IFSC? 

O IFSC oferece três modalidades de Graduação:

Cursos Superiores de Tecnologia: O curso superior de tecnologia é um curso de graduação que forma profissionais de nível superior, denominados tecnólogos, com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.  O processo seletivo é por prova de vestibular ou via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Licenciatura: O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza é um curso superior de graduação plena destinado à formação de professores para atuação nas diferentes etapas e modalidades da educação básica. O processo seletivo é por prova de vestibular ou via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Bacharelado: São cursos superiores que formam profissionais para áreas específicas, como é o caso do curso de Engenharia de Automação do Câmpus Chapecó. O processo seletivo é por prova de vestibular ou via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Quais os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFSC?  

O IFSC oferece cursos de especialização e de mestrado.

O IFSC possui cursos a distância?

Por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), o IFSC oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação a distância em dezenas de cidades por meio de polos de educação a distância em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Como saber os cursos que estão abertos no IFSC?

Além do ingresso para cursos técnicos e de graduação, que ocorre duas vezes por ano, periodicamente, os diversos câmpus do IFSC abrem inscrições para cursos de qualificação e voltados à educação de jovens e adultos. Para saber quais vagas estão abertas em cada câmpus, basta acessar o site www.ingresso.ifsc.edu.br ou ligar para 0800 722 0250.

 

AddThis Social Bookmark Button
   
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui
 

Observatório de egressos

PRONATEC

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Ouvidoria
Desenvolvido em Joomla!