topo blog gestao

Blogs

Blogs

Realizações da Dircom em 2023

Olá!

Semana passada, publicamos um post sobre as realizações da Proex e Direx em 2023. Esta semana, a diretora Geisa Golin relata as ações da Diretoria de Comunicação (Dircom) do ano passado. Confira:

O ano de 2023 foi marcado, na Diretoria de Comunicação, por muitos eventos, contratos firmados, o início de um grande projeto institucional, atualização de canais de comunicação institucionais, além da continuidade de atualização dos documentos derivados da nossa Política de Comunicação.


O primeiro grande evento planejado pela Dircom em parceria com a comissão organizadora foi a 9ª edição do Sepei, realizado em Joinville no mês de abril, que contou com cerca de 800 participantes, envolvendo a comunidade do Câmpus Joinville e dos demais 21 câmpus do IFSC e Reitoria. Foi o primeiro Sepei pós pandemia, com uma programação voltada aos estudantes e alinhada à temática "Reconectando saberes: os desafios do ensino, pesquisa e extensão no IFSC". Tivemos na abertura uma belíssima apresentação do renomado Ballet Bolshoi, além de palestras, mesas redondas, feira de inovação, arte e cultura. A premiação foi uma grande festa, descontraída e cheia de emoção. Sentiremos saudades.

Como segundo grande evento realizamos duas etapas do JIFSC, a primeira para os estudantes dos cursos técnicos integrados, em Blumenau, onde reunimos mais de mil pessoas, e a segunda etapa no Câmpus Itajaí para mais de 400 estudantes dos cursos técnicos, graduação, qualificação profissional, Proeja e pós-graduação. Ao todo foram mais de 1,5 mil pessoas participando dessas duas etapas.


 

No decorrer do ano, muitos contratos precisaram ser realizados para que as atividades planejadas na Dircom fossem executadas. Neste sentido, realizamos o planejamento da contratação de duas dispensas de licitação para itens de formatura e duas dispensas de licitação para itens de materiais personalizados diversos para eventos envolvendo todos os câmpus. Realizamos ainda uma dispensa de licitação para alimentação dos estudantes e servidores no Sepei, contrato de inexigibilidade para o aluguel da estrutura do Sesi em Blumenau, além de dispensa de licitação para ambulância, duas dispensas de licitação para contratação de sistema de eventos, e outras duas dispensas para contratação do sistema de banco de imagens e clipagem. 

Finalizamos em dezembro a contratação de uma prestadora de serviços para eventos, uma única empresa atendendo todas as demandas dos eventos do IFSC, antigo desejo desta Diretoria que, após intenso trabalho, qualifica ainda mais a realização de eventos profissionais em nossa instituição.

Ainda no primeiro semestre, a Dircom, em parceria com a Diretoria de Gestão do Conhecimento (Prodin), deu início a um grupo de trabalho para iniciar as atividades do projeto do novo Portal do Servidor, que substituirá a nossa intranet, que está com um sistema antiquado e desatualizado. As atividades desenvolvidas em 2023 foram marcadas por entrevistas com áreas técnicas da Reitoria, pesquisas de benchmarking, entrevista com a Embrapa, avaliação e categorização das informações contidas na intranet do IFSC, organização da arquitetura da informação, estruturação de wireframe e layout de interface do Portal do Servidor, apresentação dos resultados à alta gestão do IFSC, divisão das informações e treinamento das áreas para organização de seus conteúdos. Em 2024, pretende-se avançar para que o Portal do Servidor seja lançado com as primeiras informações finalizadas ainda no primeiro semestre.

Como forma de atualizar a comunicação institucional, e em acordo com a alta gestão do IFSC, fez-se a atualização do nome e marca da newsletter semanal dos servidores, que passou a se chamar Link IFSC e não mais Link Digital. Em equipe, compreendeu-se que era necessário ter uma ligação com o nome anterior, que por tantos anos foi conhecido pela comunidade interna da instituição. Essa atualização fez parte do constante inventário de canais, prática derivada da Política de Comunicação do IFSC.

Outra importante inovação proposta pela Dircom em 2023 é a remodelagem do Guia de Cursos do IFSC. Com ata vigente até 2023, para suporte da plataforma Liferay - software administrador do Portal do IFSC, a Proex designou orçamento para atualização do Portal, no sentido de corrigir erros existentes na publicação de conteúdos do guia de cursos e na reformulação da aplicação como um todo. A previsão é que esta reformulação seja concluída ainda no mês de março de 2023. Todos os coordenadores de curso serão previamente avisados e receberão tutoriais de como utilizar a nova plataforma.

Uma das temáticas mais importantes para a Dircom são as tantas Campanhas de Ingresso do IFSC, ponto prioritário da nossa Diretoria, e importante momento em que pensamos o acesso, na perspectiva também da permanência e êxito de nossos estudantes. A Campanha de Ingresso contempla um grande momento criativo anual realizado a várias mãos, seja dentro da Dircom, ou na forma de consulta aos pares, como os colegas comunicadores dos câmpus ou mesmo o Codir. A fim de qualificar as campanhas realizadas, nossa proposta está sendo apresentar com transparência os dados de cada câmpus, resultados alcançados com as contratações de veículos de mídia e números de acesso aos hotsites das campanhas. Realizamos uma reunião integrando comunicadores do IFSC, do IFC e da UFSC para dar início à campanha de vestibular unificado.


 

Em julho, recebemos no Câmpus Palhoça Bilíngue a presença do Ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.


 

Em setembro, realizamos a celebração do aniversário do IFSC com um grande evento de homenagem aos aposentados. Foi um momento de pura emoção a esse que é um dos tantos públicos de relacionamento do IFSC.


 

Em outubro, realizamos visita técnica a São Miguel do Oeste com o objetivo de avaliar a estrutura e a viabilidade hoteleira para receber o Sepei 2024. Foi um intenso momento de trabalho junto aos servidores dos Câmpus São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste.


 

No final do ano, realizamos o maior Encontro de Comunicadores da nossa Instituição. Tivemos a presença do jornalista Jorge Duarte como palestrante, ícone da Comunicação Pública no país. Além disso, falamos sobre comunicação antirracista e das nossas rotinas e percalços enquanto comunicadores em rede, seja nos câmpus do IFSC, seja na Reitoria. O encontro contou com participantes da UFFS, UFSC e Udesc.

Em dezembro, participei do Encontro de Gestores de Comunicação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Tivemos uma extensa pauta onde a novidade foi a criação do Gescom - Comitê de Gestores de Comunicação da Rede Federal, no qual tenho a honra de representar a Região Sul do país enquanto membro titular de sua diretoria para a organização de trabalhos, atividades e pautas relevantes para os comunicadores de todo o Brasil. 


 

Vale lembrar que ao longo do ano a Dircom publicou inúmeras notícias, além de 11 posts do IFSC Verifica - nosso premiado canal de divulgação científica, 19 posts no Blog do IFSC, 19 posts no Blog dos Intercambistas, mais de 40 produções audiovisuais, além de muitas postagens e publicações sérias e irreverentes em nossas mídias sociais. Alcançamos a incrível marca de 288 mil seguidores em nossos perfis nas mídias sociais (Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube) e sabemos que em 2024 haverá muitas novas histórias para contar.

Agradeço à equipe da Dircom e em especial ao professor Valter e à Grasiela pelo apoio incessante na realização desse trabalho que tanto me orgulha.

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 36
Number of Ratings: 0
Date: 4/26/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24