Representação Estudantil
Representação Estudantil
Saiba como funcionam os movimentos estudantis no IFSC
Os movimentos estudantis são organizações formadas pelos e para os estudantes, conhecidas por termos como grêmio estudantil, centro acadêmico, diretório acadêmico. Elas podem ter diversos objetivos, sendo o principal representar o conjunto dos estudantes na instituição.
Tanto o Centro Acadêmico quanto os diretórios ou grêmios são organizações geridas por estudantes e que tem como objetivo representar os interesses dos alunos nas instituições de ensino. A grande diferença está em quais alunos cada uma delas representa.
Estudantes de Graduação: Conforme previsto na Lei 7.396/1985, a representação dos estudantes de cursos superiores é feita em cada instituição pelos CAs e DAs: os Centros Acadêmicos (CAs) congregam alunos de um curso específico e os Diretórios Acadêmicos (DAs), congregam alunos de mais de um curso. Essas organizações representam os interesses dos alunos frente ao curso.
Estudantes de Ensino Fundamental, Médio e cursos técnicos: a Lei 7.398/1985 estabelece que os Grêmios Estudantis são as organizações responsáveis por representar os interesses de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. No caso do IFSC, os Grêmios representam os cursos técnicos, que são cursos de nível médio.
E a representação geral dos estudantes de uma instituição é feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), com a função de representar as demandas do coletivo estudantil frente à instituição.
Além dessas, podem existir outras representações organizadas pelos estudantes, seja de forma local ou estadual, para tratar de pautas específicas.
Como participar das representações estudantis
Procure saber se seu curso ou câmpus já tem alguma representação. Você pode contribuir participando das atividades e propondo pautas para debate. Também pode se candidatar em uma chapa para compor a representação. Se o câmpus ou curso ainda não tiver uma representação, você pode propor a criação de uma.
Você pode saber mais sobre as representações estudantis nos sites das entidades nacionais, que são a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Saiba mais sobre a representação estudantil no IFSC e como participar