Mapa do Site

Escritório de Gerenciamento de Projetos

Escritório de Gerenciamento de Projetos


Surgiu a partir da identificação da necessidade de atingir um diferencial estratégico e um grau de excelência nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão do IFSC – Câmpus Florianópolis. Assim, deve-se procurar adequar o ambiente e a própria estrutura organizacional, de forma a aumentar o fluxo contínuo de projetos gerenciados com sucesso, aumentando e difundindo o grau de qualidade desses projetos.

Objetivo Geral

Apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão, em temas relacionados ao gerenciamento de projetos desenvolvidos no âmbito de estudos acadêmicos, técnicos e de inovação tecnológica.

Objetivos Específicos

  • Identificar e desenvolver metodologias, melhores práticas e padrões de Gerenciamento de Projetos (GP) para o Câmpus Florianópolis (CF);
  • Gerenciar os recursos compartilhados em todos os projetos administrados pelo EGP;
  • Orientar, aconselhar, treinar e supervisionar as partes interessadas nos projetos do CF;
  • Monitorar a conformidade com padrões, políticas, procedimentos e modelos de GP por meio de auditorias em projetos vinculados ao CF;
  • Coletar e armazenar sistematicamente o conhecimento para transformá-lo em lições 
  • aprendidas, aprimorando a metodologia utilizada e conferindo novos graus de maturidade em GP para o CF;
  • Desenvolver e gerenciar políticas, procedimentos, modelos e outros documentos compartilhados dos projetos (ativos de processos organizacionais);
  • Promover a melhoria contínua dos processos de gestão de projetos no CF;
  • Estimular e coordenar as comunicações dos projetos e entre projetos, disseminando as informações relevantes de forma a satisfazer as partes interessadas;
  • Auxiliar na promoção e fortalecimento do aprendizado organizacional, da inovação e do empreendedorismo, buscando manter uma articulação permanente com o NUEM.

Implantação do EGP

O projeto de implantação do EGP-CF será desenvolvido em 3 etapas. Essas etapas estão em conformidade com as estruturas propostas pelo Guia PMBOK® 6ª Edição, conforme o grau de controle e de influência da organização. São elas:

 

Etapa 1 – EGP de Suporte

Nesta etapa o EGP desempenhará um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações e lições aprendidas com outros projetos. Sua atuação tem características que podem facilitar a adoção de um repositório de projetos institucional. O nível de controle exercido pelo EGP nesta etapa é baixo.


Etapa 2 – EGP de Controle

Nesta etapa o objetivo é que o EGP já esteja apto a fornecer suporte e monitorar uma 
conformidade através de vários meios. Essa conformidade pode envolver a adoção de 
estruturas ou metodologias de GP usando modelos, formulários e ferramentas específicas, ou em conformidade com os objetivos do Câmpus Florianópolis. Aqui o nível de controle exercido pelo EGP pode ser considerado médio.


Etapa 3 – EGP Diretivo

Nesta etapa, com o EGP já estruturado, poderão ser criadas e/ou adaptadas metodologias para uma ampliação dos projetos gerenciados no CF. Supõe-se que nesta etapa, os EGPs departamentais já estejam em funcionamento, assumindo o controle dos projetos através do seu gerenciamento direto. Aqui o nível de controle exercido pelo EGP é considerado alto.

Estratégias

Dentre as estratégias para criação de um ambiente que seja propício à implantação do EGP, estão o apoio à criação de escritórios de gerenciamento de projetos departamentais, a difusão de informações sobre a estrutura do EGP e suas atribuições, e a busca de apoio por parte da comunidade acadêmica, mobilizando e sensibilizando os servidores, estudantes e gestores do IFSC.

Ações

  • Reuniões periódicas (atualmente semanais);
  • Divulgação do EGP para a comunidade acadêmica;
  • Cursos de capacitação (público interno e externo ao EGP);
  • Auxílio na elaboração e gestão de projetos da comunidade acadêmica;
  • Suporte à submissão de projetos aos editais de pesquisa e extensão;
  • Apoio à ações relacionadas ao gerenciamento de projetos.

Resultados Esperados

Discentes, servidores e a comunidade externa serão afetados positivamente pelas ações previstas na implementação do EGP, uma vez que a cultura de melhores práticas em gerenciamento de projetos passará a fazer parte do ambiente acadêmico do CF.

Se você achou interessante e tem vontade de fazer parte dessa iniciativa, fique sabendo que o EGP-CF está aberto à participação de novos voluntários. Se você tem interesse entre em contato.