NUEM

NUEM

O Câmpus Florianópolis possui um Núcleo de Empreendedorismo (NUEM), com regulamentação aprovada no Colegiado do Câmpus e atuação desde 2018.

O NUEM surgiu por iniciativa de estudantes que se organizaram para promover a discussão e fomento das atividades relacionadas a temática do empreendedorismo e tem atuado no apoio e suporte às Empresas Juniores do Câmpus

Atividades realizadas pelo NUEM:

  • Capacitações em parceria com o SEBRAE/SC;
  • Palestras e discussões sobre Mulheres na Ciência e Tecnologia;
  • Palestra e oficina: Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS);
  • Palestra/Bate-papo: Desmistificando a tal indústria 4.0;
  • Empreendedorismo de Impacto e Smart TCC: transformando trabalhos de conclusão de curso em negócios inovadores com o SEBRAE/SC; Dentre outras.


Ressalta-se ainda que o IFSC, em parceria com a Junior Achievement, tem desenvolvido há muitos anos programas de formação empreendedora com os alunos da comunidade acadêmica, em especial do ensino médio, como por exemplo, com o Programa MiniEmpresa. Em 2018, o câmpus foi escolhido para um projeto piloto da SETEC/MEC, coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, no qual foram desenvolvidas três turmas deste programa em parceria com a Junior Achievement, no âmbito de um projeto do Ministério da Educação para teste e validação de metodologias para incremento da inovação e empreendedorismo nos Institutos Federais.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo