Oportunidades

Experiências para complementar a sua vida acadêmica

Além de participar das aulas, o IFSC possibilita que os alunos enriqueçam a sua vivência escolar e o seu currículo por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Dentro e fora da instituição, também é possível encontrar formas de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala.

Estágio e Emprego

Os estágios concedem experiência no mercado de trabalho aos estudantes de todos os cursos, ampliando seus conhecimentos e contribuindo para sua formação. Após concluir o curso, sua qualificação pode lhe garantir uma boa colocação profissional. 

Saiba mais sobre estágios e empregos

Editais do Polo de Inovação Embrapii do IFSC

Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras é uma competição gratuita de caráter educacional voltada à promoção do empreendedorismo e da inovação tecnológica. Alunos dos cursos regulares do IFSC podem se inscrever e competir por um prêmio em dinheiro. Organize sua equipe, elabore seu projeto e inscreva-se no site:

Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

Apoio a eventos

Sabemos como a participação em eventos extracurriculares é importante na formação dos estudantes. Por isso, por meio de um edital anual, com chamadas mensais, oferecemos auxílio financeiro para pagamento de passagens, inscrição, hospedagem e alimentação. A ajuda de custo pode ser dada para a participação em eventos acadêmicos, esportivos e/ou culturais de âmbito estadual, regional, nacional e internacional.

Ficou interessado? Preencha o formulário on-line até o dia 12 de cada mês. Veja os detalhes no edital vigente.

Editais
Resultados

Pibid e Residência Pedagógica

O Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica são programas da Capes que contribuem para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo recursos financeiros para desenvolvimento de projetos e bolsas a alunos de licenciatura.

Saiba mais sobre o PIBID
Saiba mais sobre a Residência Pedagógica

Empresa Júnior

A Empresa Júnior é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores. Veja mais informações sobre as empresas juniores do IFSC.

Empresas Juniores

Extensão Brasil

O projeto Extensão Brasil tem por objetivo a integração social envolvendo a participação de estudantes na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de diversos setores da sociedade e ampliem o bem-estar da população, visando também, possibilitar o desenvolvimento sustentável do conhecimento acadêmico, cultural e social. O projeto será executado no período de 30 de julho a 10 de agosto de 2019 no município de Chapecó.

Durante o período de execução os(as) participantes desenvolverão atividades relacionadas às oito áreas temáticas da Extensão em espaços disponibilizados pela prefeitura do município onde acontecerá a atividade. O Projeto Extensão Brasil visa a interação dialógica entre as comunidades locais e o grupo extensionista, além da convivência multidisciplinar e transdisciplinar proporcionada pelos vários cursos e profissões das pessoas envolvidas.

Protagonismo discente

O edital tem por objetivo apoiar o protagonismo discente por meio da realização de atividades de extensão do tipo “projeto”, com foco na permanência e êxito, as quais, atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e/ou ao Pacto dos Direitos Humanos, visem atender a demandas específicas das comunidades do entorno do IFSC e contribuir com a formação técnica e cidadã dos(as) discentes extensionistas. As atividades propostas deverão, obrigatoriamente, seguir as diretrizes da extensão e as regulamentações da Resolução CONSUP/IFSC nº 61/2016, ser executadas durante o prazo deste edital e se enquadrar em uma das oito áreas temáticas da extensão.

Propostas que deverão ser executadas entre julho e dezembro de 2019:

Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)

O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) é realizado anualmente e permite a participação de estudantes do IFSC. 

Cada Instituição Pública de Ensino Superior participante do 38º SEURS poderá inscrever até 15 (quinze) trabalhos, para as apresentações orais em plataforma digital.

Os trabalhos a serem inscritos serão selecionados, internamente pelo IFSC, com o estabelecimento de critérios próprios, considerando o Regulamento do evento e a disponibilidade de vagas.

Chamada de Trabalhos para 38º SEURS

Modelo de artigo

 

Pesquisa e Extensão

Além de participar das aulas, você pode ampliar ainda mais o seu conhecimento por meio de projetos de extensão, que envolvem a comunidade, e de pesquisa, aprofundando seus estudos. O IFSC oferece diversas bolsas para os alunos se dedicarem a essas atividades. 

Saiba mais sobre as áreas de Pesquisa e Extensão

Editais encerrados

Confira os editais encerrados de Oportunidades
Voltar ao Topo