Coordenadoria Pedagógica

Conheça os serviços de apoio aos estudantes oferecidos pelo IFSC – Câmpus SMO

A Coordenadoria Pedagógica tem como função desenvolver atividades didático-pedagógicas voltadas para os estudantes, oferecendo mecanismos de melhoria do processo de ensino e aprendizagem, apoio ao corpo docente visando aprofundar seus conhecimentos pedagógicos, bem como atendimento e orientação aos pais.

Pedagogia Escolar

“(…) o pedagogo é todo profissional que lida com a formação de sujeitos, seja em instituições de ensino, seja em outro lugar.” (LIBÂNEO, 2006, p.215). Ele atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.


Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Desta forma, o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento.


No IFSC – Câmpus de São Miguel do Oeste a Pedagogia Escolar é responsável por:

– Estudar medidas que visem melhorar os processos pedagógicos;
– Elaborar e desenvolver projetos educacionais;
– Participar da elaboração de instrumentos específicos de orientação pedagógica e educacional;
– Elaborar manuais de orientação, catálogos de técnicas pedagógicas;
– Participar de estudos de revisão de currículo e programas de ensino;
– Executar trabalhos especializados de administração, orientação e supervisão educacional;
– Participar de divulgação de atividades pedagógicas;
– Implementar programas de tecnologia educacional;
– Participar do processo de recrutamento, seleção, ingresso e qualificação de servidores e discentes na instituição;
– Elaborar e desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão;
– Participar de bancas de seleção de docentes;
– Colaborar na análise/reestruturação curricular dos PPCs;
– Fornecer pareceres técnicos relativos à sua área de atuação;
– Planejar e organizar: a formação docente; reuniões de pré-conselhos, conselhos de classe; de pais e de áreas e atividades culturais;
– Atender os alunos e pais sobre assuntos relacionados ao processo ensino e aprendizagem.

Pedagogas:

Jacinta Marcom / Idianes Mascarelo
Contato: 3631 0440 e 3631 0443

 

Assistência Estudantil

A formação da cidadania inicia no momento em que nossos estudantes têm condições de frequentar nossos câmpus e aprender com qualidade. Por isso, com o objetivo de proporcionar as condições básicas para um bom aprendizado, o IFSC disponibiliza uma política de assistência estudantil, composta por vários programas, entre eles o Programa de Atendimento a Estudantes em Vulnerabilidade Social – PAEVS.

O PAEVS consiste na concessão de auxílio financeiro ao estudante com dificuldade de prover as condições necessárias para a permanência e o êxito durante o percurso escolar. Destinado aos estudantes matriculados em curso presencial (FIC com no mínimo 160 horas ou com duração mínima de 04 meses; Mulheres Sim; PROEJA; Integrado; Concomitante; Subsequente; Graduação e Pós-graduação) com renda bruta per capita de até 1 ½ salário-mínimo vigente.

 

Assistentes Sociais:

Adriana Regina Vettorrazzi Schimitt /Geisiane Thomaz
(49) 3631-0440  e  3631 0441


Acesse o site onde são publicados os editais.

Psicologia Escolar

A Psicologia Escolar e Educacional tem se constituído historicamente como importante campo de atuação da Psicologia. Psicólogos escolares e educacionais são profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e à pesquisa na interface Psicologia e Educação.

As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da psicologia escolar são diversas, conforme as perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as dimensões subjetivas do ser humano.

Algumas das temáticas de estudo, pesquisa e atuação profissional no campo da psicologia escolar são: processos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento humano, escolarização em todos os seus níveis, inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica, história da psicologia escolar, formação continuada de professores, dentre outros.

No campus São Miguel do Oeste, os atendimentos nesta área acontecem da seguinte forma:

– Por demanda espontânea dos alunos, com o objetivo de atender suas demandas psíquicas e emocionais e, posteriormente encaminhá-las, quando necessário.

– Por demanda docente, com o objetivo de avaliar o processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de métodos científicos e técnicas reconhecidos pela ciência psicológica.

– Por meio do projeto Permanência e Êxito, com o objetivo de auxiliar os alunos a superar suas dificuldades de aprendizagem visando à melhora de seu desempenho escolar e ao fortalecimento de seu vínculo com a instituição e com o ambiente de ensino.

 

Psicóloga Escolar:

Aline Hypolito da Silva Pickler

(49) 3631-0443

Voltar ao Topo