Histórico

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da região do Extremo Oeste de Santa Catarina

Inaugurado em 25 de março de 2011, o campus São Miguel do Oeste, do Instituto Federal de Santa Catarina, atende a população do extremo-oeste catarinense.

A construção do Câmpus iniciou no ano de 2008, a partir de uma nova etapa de expansão do Instituto Federal de Santa Catarina, junto com com a implantação dos câmpus Caçador, Canoinhas, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Lages e Urupema.

Foto da construção do Câmpus, 2011 - Arquivo.
 

Os eixos tecnólogicos que compõem a estrutura de ensino do Câmpus (Produção alimentícia, Produção vegetal, Eletromecânica e Gestão e Negócios) subsdividem-se na oferta de cursos nas mais varias modalidades:

Ensino Técnico Integrado, Concomitante e Subsequente;
Cursos Superiores;
Cursos de Pós-Graduação;
Formação Inicial e Continuada;
Educação de Jovens e Adultos e;
Educação a Distância.

Suas principais áreas formativas estão relacionadas às características produtivas da região, educando e profissionalizando pessoas, contribuindo para a elevação de renda e da qualidade de vida de suas famílias e para o desenvolvimento da comunidade.

A  missão do IFSC é promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica GRATUITA,  gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural, e tem como visão ser instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente o IFSC São Miguel do Oeste oferta diversos cursos.

Na Modalidade Curso Técnico Integrado, o Câmpus oferece::

- Técnico Integrado em Agropecuária;

- Técnico Integrado em Alimentos;

- Técnico Integrado em Eletromecânica;


Na modalidade Concomitante, com Curso técnico no IFSC + Ensino Médio em outra escola o Câmpus oferece o  Técnico Concomitante em Eletromecânica e;  na modalidade Subsequente, pós ensino médio, o Câmpus oferece o curso Técnico Subsequente em Administração.

O Câmpus conta ainda com Cursos de Graduação em Agronomia com duração de 5 anos, oferecido no período diurno e Tecnologia de Alimentos, com duração de 3 anos, oferecido no período noturno.

Já os Cursos de Qualificação Profissional, de curta duração, possuem 5 entradas por ano, sendo ofertados em várias áreas, como: Administração, Educação, Informática, Gestão de Propriedades Rurais, Manipulação de Alimentos, Torneiro Mecânico, Eletricista, entre outros. Há ainda oferta de cursos de Idiomas: Inglês, Espanhol e Língua Portuguesa para estrangeiros.

Atualmente, a instituição possui aproximadamente 1200 alunos, que contam com uma completa estrutura de laboratório, salas de aula climatizadas, cantina,  ginásio de esportes, auditório e mais. Durante os cursos os alunos são acompanhados por professores com excelente nível de formação e uma equipe de técnicos administrativos em educação.

Ainda, anualmente os alunos do IFSC podem participar de diversos eventos acadêmicos e estudantis. Os principais são: o JIFSC - Jogos estaduais do IFSC, SEPEI - Seminário Estadual de Pesquisa e Extensão, Semanas Acadêmicas e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Alunos do IFSC também podem atuar como monitores ou bolsistas dos projetos de extensão e de pesquisa aplicados no câmpus,  o que nos proporciona um pouco de experiência para nossa futura profissão.

Também há oportunidade para os alunos participarem do Programa de Intercâmbio Estudantil, que desde a sua implementação, o Câmpus SMO já oportunizou a ida dezenas de seus estudantes a países da Europa e da América Latina.

Os alunos do IFSC são destaques no cenário regional, estadual e nacional e trouxeram para o Câmpus algumas premiações: 

1º Lugar - Olimpíada Brasileira de Agropecuária 2014 (equipe e individual)

1º Lugar - No Concurso de Oratória em 2015 e 2016 e 2º lugar em 2017

3º Lugar - Prêmio Jovem Cientista 2015 (Categoria Ensino Médio)

Medalha Paulo Freire do Ministério da Educação 2015/2016