Mapa do Site

Infraestrutura

Infraestrutura

 

O IFSC Câmpus São Miguel do Oeste está instalado no Bairro São Luiz e conta com uma estrutura de 40.000 metros quadrados para cerca de 1,2 mil alunos e seis cursos regulares. Além disso, a estrutura atende a uma série de estudantes de cursos de qualificação rápida, que costumam ser ofertados cinco vezes ao ano.

Os alunos do Câmpus SMO têm à sua disposição uma ampla estrutura, que inclui:

  • 14 salas de aula, todas devidamente climatizadas e com equipamentos multimídia;
  • Áreas de campo para aulas práticas;
  • Biblioteca com mais de 8 mil títulos;
  • Auditório climatizado, com capacidade para 130 pessoas;
  • Sala de artes para aulas práticas e realização de projetos, com materiais para xilogravura, pintura, e outras atividades artísticas;
  • Sala EAD, equipada para a realização de videoconferências e outras atividades relacionadas à educação a distância.
  • Salas para os professores com estações individuais de trabalho;
  • Coordenadoria pedagógica, com equipe multidisciplinar para apoiar e dar assistência educacional aos estudantes;
  • Ginásio esportivo, para aulas de educação física e prática de esportes por alunos e servidores;
  • Área de descanso e convivência, com espaço para alimentação e jogos didáticos;
  • Armários para os estudantes guardarem seus pertences;
  • Ampla área externa, com arborização nativa e áreas de circulação e descanso;
  • Estacionamento para estudantes e servidores;
  • Frota com 5 carros e 1 van para transporte aulas em campo e atividades institucionais;
  • Áreas administrativas equipadas para atender estudantes e comunidade externa.

-> Clique aqui para ver fotos da estrutura do câmpus.

Além de toda essa estrutura, o Câmpus conta com área de campo e uma variedade de laboratórios para as aulas práticas de todos os seus cursos.
 

Conheça os laboratórios
 

Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE)

 

As unidades de ensino, pesquisa e extensão (UEPE) são espaços externos para aulas práticas nas áreas de Plantas de Lavoura, Plantas Bioativas, Fruticultura, Olericultura, Florestal e Agrostologia. Além das aulas, também envolvem a realização de experiências produtivas com a finalidade de contribuir com o ensino via conhecimento dos sistemas de produção, realização de práticas e técnicas, reconhecimento de plantas, uso de insumos, identificação e controle de pragas e doenças etc. São ainda utilizadas para a realização de experimentos sobre práticas e sistemas de produção agropecuária ainda não conhecidas ou que necessitam ser aprimoradas, estimulando a reflexão por meio da pesquisa. Muitos desses resultados e práticas são mobilizados na interação com a comunidade via ações de extensão, permitindo a visualização prática e a troca de conhecimentos.  

 

Laboratório de Microbiologia

O laboratório de microbiologia se destina às análises microbiológicas gerais, bem como treinamento de estudantes nas técnicas específicas. São realizadas desde análises microbiológicas de alimentos até atividades de pesquisa como análises de atividades antimicrobianas, isolamento, produção e manutenção de micro-organismos. Este laboratório é utilizado principalmente pelos cursos de Alimentos e Agronomia. 

 

Laboratório de Física

O laboratório de Física possui uma estrutura composta por equipamentos elétricos, mesas e acessórios para a realização de experimentos. As aulas práticas atendem aos alunos do ensino médio técnico integrado.
 

 

Laboratório de Informática

Os laboratórios de informática são utilizados pela comunidade acadêmica para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Câmpus conta com 3 laboratórios de informática, sendo 1 equipado com 29 computadores com sistema operacional Linux e outros 2 com 36 e 41 computadores, todos com sistema operacional Windows.

 

Laboratório de Sementes e Biotecnologia

No laboratório de sementes e biotecnologia são realizadas análises da qualidade de sementes, cultivo de tecidos, micropropagação e biologia molecular. O laboratório é utilizado principalmente para as aulas práticas dos cursos de Alimentos, Agropecuária e Agronomia.

 

Laboratório de Análise Instrumental

O laboratório de análise instrumental se destina à realização de análises instrumentais de alimentos e produtos agrícolas, com destaque para as técnicas analíticas de cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia a gás, espectrofotometria no UV-Vis, colorimetria e avaliação instrumental de textura. O laboratório é utilizado majoritariamente em atividades de pesquisa e desenvolvimento e nas aulas práticas dos cursos de Alimentos, Agropecuária e Agronomia.

 

Laboratório de Bromatologia

O laboratório de análises bromatológicas de alimentos é equipado para realizar análises de diversas matrizes, avaliando parâmetros como teor de proteínas, lipídeos, açúcares e carboidratos, vitaminas, cinzas, umidade, fibra bruta, atividade de água, acidez volátil, atividade antioxidante, determinação de compostos fenólicos, extrações líquido-líquido, líquido-sólido, preparo de soluções e outros tipos de análises em várias matrizes. É utilizado pelos cursos de Alimentos, Agropecuária e Agronomia, e para as disciplinas básicas da área de química nos cursos de Eletromecânica e Administração.

 

Laboratório de Fisiologia e Fitossanidade Vegetal

O laboratório de fisiologia e fitossanidade vegetal é utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de fisiologia e pós-colheita, entomologia, fitopatologia, solos e fruticultura.  É utilizado principalmente pelos cursos de Alimentos, Agropecuária e Agronomia.

 

Laboratório de Vegetais e Panificação

O laboratório de vegetais e panificação possui infraestrutura para a realização de atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de tecnologia de vegetais, frutas e hortaliças, tecnologia de bebidas, panificação e confeitaria. É utilizado principalmente pelos cursos de Agropecuária, Alimentos e Agronomia.

 

Laboratório de Análise Sensorial

O laboratório de análise sensorial dispõe de infraestrutura para aplicação de métodos discriminativos, afetivos e descritivos que visam caracterizar sensorialmente alimentos e bebidas. Além disso, pode ser utilizado para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao controle de processos, desenvolvimento de produtos e estudo de mercado. É utilizado principalmente pelos cursos de Alimentos.

 

Laboratório de Carnes e Derivados

O laboratório de carnes e derivados possui infraestrutura completa com equipamentos, materiais e utensílios para a realização de atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão na área de ciência e tecnologia de carnes e de produtos cárneos.  É utilizado principalmente pelos cursos de Agropecuária, Alimentos e Agronomia.

 

Laboratório de Biologia e Microscopia

O laboratório de biologia e microscopia é equipado para o desenvolvimento de atividades relacionadas à microscopia óptica, às diversas aplicabilidades dentro da biologia e áreas afins. Além disso, são realizadas atividades voltadas ao ensino de Biologia.  É utilizado principalmente pelos cursos técnicos integrados e pelos cursos superiores de Alimentos e Agronomia.

 

Laboratório de Metrologia

O laboratório de metrologia é utilizado para atividades relacionadas à metrologia dimensional, contando com instrumentos analógicos e digitais de medições lineares e de ângulos de forma direta e indireta, tais como réguas graduadas, paquímetros, micrômetros, súbitos, traçadores de altura, blocos padrão, relógios comparadores e apalpadores, goniômetros simples e de precisão. É utilizado pelos cursos de Eletromecânica.

 

Laboratório de Usinagem

O laboratório de usinagem dispõe de equipamentos de usinagem (tornos, fresadoras, retífica e outros) e ferramental para fabricação de peças e componentes para equipamentos por processos de cortes mecânicos com remoção de cavaco, destinados à prática de atividades de fabricação mecânica por processos de usinagem e conformação mecânica. É utilizado pelos cursos de Eletromecânica e pelo curso de Torneiro Mecânico.

 

Laboratório de Manutenção

O laboratório de manutenção dispõe de equipamentos e ferramentas para testes, montagens, desmontagens e ajustes de manutenção em equipamentos mecânicos automotivos e industriais, utilizados para a prática de atividades de manutenção mecânica de equipamentos. É utilizado principalmente pelos cursos de Eletromecânica.

 

Laboratório de Soldagem

O laboratório de soldagem é composto por equipamentos como máquinas de soldagem com processos tig Ac/dc, mig/Mag, eletrodo revestido, corte plasma e oxiacetileno, utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados à disciplina de soldagem, nas quais são abordados temas da área da metal-mecânica. É utilizado pelos cursos de Eletromecânica.

 

Laboratório de Materiais e Ensaios

O laboratório de materiais e ensaios conta com equipamentos para o preparo e observação de amostras metalográficas como lixadeiras manuais, politriz, embutidora de amostras e microscópio óptico invertido. Além disso, conta com um forno resistivo para tratamentos térmicos e um durômetro de bancada Rockwell Normal, modelo analógico, para realização de ensaios de dureza. É utilizado pelos cursos de Eletromecânica para atividades relacionadas à tecnologia de materiais de construção mecânica e ensaios de avaliação de suas propriedades.

 

Laboratório de Automação Industrial

O laboratório de automação industrial é utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a projeto, montagem e instalação de circuitos elétricos voltados para automação predial e industrial com a utilização de controladores lógicos programáveis. Atende atividades dos cursos de Eletromecânica e do curso de qualificação em Eletricista Predial de Baixa Tensão.

 

Laboratório de Instalaçãoes Elétricas

O laboratório de instalações elétricas é utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a projeto, montagem e instalação de circuitos elétricos básicos, predial e industrial. Atende atividades dos cursos de Eletromecânica e do curso de qualificação em Eletricista Predial de Baixa Tensão.

 

Laboratório de Leites e Derivado

O laboratório de leites e derivados possui infraestrutura para o desenvolvimento de atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área de ciência e tecnologia de leites e derivados, como elaboração de leite pasteurizado, queijos, leites fermentados, bebida láctea, manteiga, sorvete, doce de leite. Atende as atividades do curso Técnico em Alimentos; Curso Técnico em Agropecuária; Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, curso Superior de Agronomia, cursos de qualificação profissional e extensão.

 

Laboratório de Química e Fertilidade do Solo

O laboratório de química e fertilidade do solo conta com equipamentos para análises instrumentais, tais como fotômetro de chama, espectrômetro de absorção atômica e espectrofotômetro UV-Vis. O espaço ainda possui área destinada à produção de água deionizada para os demais laboratórios da instituição e possui 2 capelas de exaustão de gases como suporte para o preparo de reagentes e amostras. É utilizado pelos cursos de Agropecuária, Alimentos, Agronomia e Eletromecânica.

Outros ambientes

As imagens de outros ambientes, como a biblioteca, ginásio poliesportivo, frota de veículos, entre outros, você encontra aqui:

  • Clique aqui para ver mais fotos dos demais ambientes do câmpus.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo