Registro e Secretaria

O Registro Acadêmico é o setor responsável pelo controle, verificação, registro e arquivamento da documentação dos estudantes desde seu ingresso até a conclusão do curso.

A Secretaria Acadêmica é responsável pelo atendimento ao público interno e externo, recebimento e emissão de documentos e outras atividades relacionadas à documentação acadêmica.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

2019 - Segundo semestre

Início das aulas 2019.2: 29 de julho

24/07 a 16 de agosto: período para requerer validação de componentes curriculares, matrícula em componente curricular isolado e matrícula especial em componente curricular.

29/07 a 13/11: período para requerer cancelamento de matrícula.

29/07 a 12/08: período para requerer ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de unidades curriculares). Para informações sobre os horários das Unidades Curriculares acesse a página de Horário de Aula e Horário dos Professores.

29/07 a 30/08: período para requerer trancamento de matrícula.

30/08: data limite para divulgação do resultado da solicitação de validação e do resultado da matrícula em componente curricular isolado.

18/12: final do semestre letivo.

Fonte: Calendário Acadêmico 2019.

 

2020 - Primeiro semestre

Início das aulas dos cursos técnicos: 10/02/2020.

Inicio das aulas das graduações: 17/02/2020.

09/12 a 20/01 Período de inscrições para transferência interna, externa e retorno.

06/01 a 10/01 Período para requerer matricula em componente curricular.

06/01 a 10/01 Período para solicitar reingresso.

10/02 Início aulas cursos técnicos.

10, 11 e 12/02 Matrículas para os candidatos aprovados em 1ª chamada transferência interna, externa e retorno

18/02 Início aulas cursos superiores.

24/02 Recesso (com reposição de acordo com necessidade institucional).

25/02 Feriado Carnaval.

26/02 Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14h).

04/02 a 21/02 Período para requerer validação de componentes curriculares, matrícula em componente curricular isolado e matrícula especial em componente curricular.

07/02 Divulgação candidatos aprovados transferência interna, externa e retorno.

16/12 a 13/02 Período de inscrições para curso de qualificação de curta duração FIC.

15/02 Feriado Municipal (Emancipação).

10/02 a 14/02 Período para requerer ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de unidades curriculares). Para informações sobre os horários das Unidades Curriculares acesse a página de Horário de Aula e Horário dos Professores ou converse com sua coordenação.

17/02 Processamento dos ajustes de matrícula.

18/02 Divulgação candidatos aprovados para curso de qualificação de curta duração FIC.

19, 20 e 21/02 Matrículas para os candidatos aprovados em 1ª chamada dos cursos de qualificação de curta duração FIC.

10/02 a 17/03 Período para requerer cancelamento de matrícula.

10/02 a 17/03 Período para requerer trancamento de matrícula.

09/03 Data limite para divulgação do resultado da solicitação de validação e do resultado da matrícula em componente curricular isolado.

14/03 Formatura Cursos Técnicos Concomitante e Subsequente.

17/03 Data limite para requerer trancamento de matrícula.

17/03 Data limite para requerer cancelamento de matrícula.

21/03 Formatura CST Alimentos.

16/03 a 07/04 Período de inscrições para curso de qualificação de curta duração FIC.

09/04 Recesso (com reposição de acordo com necessidade institucional).

10/04 Sexta-feira Santa.

10/04 Divulgação candidatos aprovados para curso de qualificação de curta duração FIC.

13, 14 e 15/04 Matrículas para os candidatos aprovados em 1ª chamada dos cursos de qualificação de curta duração FIC.

20/04 Recesso (com reposição de acordo com necessidade institucional).

21/04 Feriado Tiradentes.

01/05 Feriado Dia do Trabalho.

06/05 Pré-conselho de classe participativo.

23/05 Jogos internos – 1ª etapa.

06/06 Jogos internos – 2ª etapa.

11/06 Feriado Corpus Christi.

12/06 Recesso (com reposição de acordo com necessidade institucional).

08/07 Final do semestre letivo.

Fonte: Guia do Aluno 2020.

 

2020 - Segundo semestre

29/07 Início do semestre letivo.

13 a 17/07 Período para rematrícula.

13 a 17/07 Período para requerer matrícula em componente curricular.

13 a 17/07 Período para solicitar reingresso.

20, 21 e 22 Processamento de matrículas.

29/07 a 05/08 Período para requerer ajuste de matrícula.

29/07 a 12/08 Período para requerer validação de componentes curriculares, matrícula em componente curricular isolado e matrícula especial em componente curricular.  

29/07 a 31/08 Período para requerer trancamento de matrícula.

29/07 a 31/08 Período para requerer cancelamento de matrícula.

05/08 Data limite para requerer ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de unidades curriculares). Para informações sobre os horários das Unidades Curriculares acesse a página de Horário de Aula e Horário dos Professores ou converse com sua coordenação.

06/08 Processamento dos ajustes de matrícula.

12/08 Último dia para requerer validação de componentes curriculares, matrícula em componente curricular isolado e matrícula especial em componente curricular.

27/08 Data limite para divulgação do resultado da solicitação de validação e do resultado da matrícula em componente curricular isolado.

31/08 Data limite para requerer trancamento de matrícula.

31/08 Data limite para requerer cancelamento de matrícula.

07/09 Feriado Independência do Brasil.

29/09 Feriado Municipal (Padroeiro).

12/10 Feriado Nossa Senhora Aparecida.

30/10 Feriado Dia do Servidor Público.

02/11 Feriado Finados.

15/11 Feriado Proclamação da República.

19/12 Formaturas – Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio.

21/12 Final do semestre letivo.

24/12 Recesso (com reposição de acordo com necessidade institucional).

25/12 Feriado Natal.

31/12 Recesso (com reposição de acordo com necessidade institucional)".

Fonte: Guia do Aluno 2020.

Datas Matrículas 2020/01 - Ingressantes

1ª Chamada: cursos Técnicos Integrados em Alimentos, Agropecuária e Eletromecânica, Técnico Concomitante em Eletromecânica e Técnico Subsequente em Administração.

Divulgação dos candidatos selecionados: 06/12/2019, a partir das 18h.

Matrículas: 22, 23 e 24 de janeiro de 2020.

Horário: 07h30min às 19h30min.

 

2ª Chamada (Chamadão): 

Divulgação da lista dos convocados: 30/01/2020, a partir das 18h.

Matrículas (manifestação presencial de interesse na vaga dos convocados. Matrícula/lista de espera):

- Curso Técnico Concomitante em Eletromecânica: 03/02/2020, as 14h.

- Cursos Técnicos Integrados em Administração, Agropecuária e Eletromecânica: 04/02/2020, as 14h.

- Curso Técnico Subsequente em Administração: 05/02/2020, as 14h.

Os candidatos terão acesso aos câmpus das 13h até as 14h (horário oficial de Brasília. Após esse horário, a entrada não será mais permitida.

 

Chamada posterior ao chamadão:

Divulgação dos candidatos aprovados: 07/02/2020, a partir das 18h.

Marículas: 10 e 11/02/2020.

Portal do Aluno

O Portal do Aluno é a ferramenta disponível para os alunos emitirem seus históricos, atestados de matrícula e atestados de frequência.

Esses documentos possuem assinatura eletrônica, que dispensa a assinatura manual dos coordenadores.

Pelo Portal os alunos conseguem, também, encaminhar alguns requerimentos, como os ajustes de matrícula.

Para acessar é necessário usuário e senha. Tenha esses dados sempre em mãos!

ENCCEJA

Informações sobre Certificação

Os aprovados na edição do Encceja 2018, que optaram pelo Instituto Federal de Educação - IFSC, como instituição certificadora, já podem solicitar a emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência para a eliminação de áreas de conhecimento. 

Observação: se você optou pela emissão pelo IFC - Instituto Federal Catarinense ou Secretaria de Educação do Estado, a certificação deve ser solicitada nestas instituições apenas.

As solicitações podem ser feitas presencialmente, na Secretaria Acadêmica, ou pelo formulário on-line. Não encaminharemos solicitações via e-mail ou telefone.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

- Original e Cópia de um documento de identificação com foto. Pode ser RG, CNH ou CTPS.

- Boletim de Desempenho com o CÓDIGO DE VALIDAÇÃO. São as notas do ENEM/ENCCEJA. 

(Ver maiores informações no formulário, para caso de situações específicas.)

ATENÇÃO: Traga a cópia dos documentos. O câmpus São Miguel do Oeste NÃO TIRA CÓPIAS.

 

Acompanhe aqui o seu pedido.

Modelos Gerais

Acesse os modelos de documentos úteis para a realização da matrícula, rematrículas, requerimentos e declarações.

Registro Acadêmico

Coordenadoria de Registro Acadêmico

Telefone: (49) 3631-0426

E-mail: registro.smo@ifsc.edu.br

Secretaria Acadêmica

Horário de funcionamento: 7h30min às 21h30min.

Telefones: (49) 3631-0425 / 3631-0427 e 3631-0428

E-mail: secretaria.smo@ifsc.edu.br

Voltar ao Topo