Mapa do Site

Histórico

Histórico

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da cidade

Em 2021, o câmpus completou uma década de trabalho na região e em comemoração a sua história servidores do IFSC responsáveis pela sua implementação, alunos e egressos participaram de duas lives, voltadas à comunidade externa, detalhando momentos basilares dessa conquista.

Gostaria de conhecer um pouco mais do trabalho de ensino, de pesquisa e de extensão do Câmpus Urupema do IFSC, assista aqui as playlists: Conheça o IFSC Câmpus Urupema e a apresentaçao do IFSC Câmpus Urupema no SEPEI 2023.

O Município de Urupema localiza-se na Região Serrana de Santa Catarina, limitando-se com São Joaquim, Painel, Rio Rufino e Urubici. Possui 5 comunidades rurais: Cedro, Cedrinho, Bossoroca, Marmeleiro e Rio dos Touros. Sua  superfície é de 278,7 km2, portanto a densidade demográfica é de 12,6 hab/km2, com área urbana de 5km² e a rural de 273,7km². A altitude do Município na sede é de 1.425 metros.  O Morro da Torres, segundo ponto mais alto do Estado, está a 1.750 m acima do nível do  mar.

Urupema é um município essencialmente agrícola e apresenta um bom potencial de expansão neste setor. Entre as atividades mais promissoras destacam-se:

  • Produção animal: bovinos de corte e leite, suinocultura, apicultura e piscicultura;

  • Fruticultura: macieira, pereira, uva vinífera, ameixeira, flores de corte (rosas);

  • Batata - semente e consumo;

  • Grãos: feijão (principalmente) e milho;

  • Produção  orgânica: frutas (maçã, pêra, ameixa, pêssego), batata, cebola, alho, cenoura, morango, feijão, ervilha, tomate, moranga;

  • Produção de vime.

  • Produtos Fitoterápicos.

O município, por ter características próprias e estar localizado numa região serrana, tem um perfil turístico: a temperatura média no inverno  é de 11,1 ºC, o que faz dele também um polo canalizador de público para o turismo rural e de aventura.

O município de Urupema não foi contemplado inicialmente no Plano de Expansão II da Rede Federal de  Educação Tecnológica, no entanto, viu-se  como necessária sua inserção na proposta de uma educação pública e gratuita, tendo em vista, ainda, o Pacto de Consertação dos Ministérios do Planejamento e Ministério da Educação e o Governo do Estado. Salienta-se que o município foi classificado como o segundo menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país em 2007.

Ressalta-se que o município faz parte de uma região que possui características da produção primária  onde uma variedade de produtos de origem animal e vegetal são produzidos, sendo processados e/ou comercializados fora do município, ocasionando uma vultuosa perda de divisas aos produtores da região bem como na arrecadação municipal.

A implantação deste Câmpus foi de suma importância para a cidade e microrregião pois assim o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, investindo no ensino nas áreas de Viticultura e Enologia, Alimentos, Hospitalidade e Lazer, oportuniza  qualificação técnica profissional para aprimorar conhecimentos através das novas tecnologias, habilitando à efetiva  aplicação dos saberes, para a formação de um cidadão consciente do seu papel como sujeito importante no processo do seu crescimento pessoal, do crescimento da cidade e conseqüentemente do País como um todo.

Referência: Da Escola de Aprendizes de Artífices ao Instituto Federal de Santa Catarina - Autor: Alcides Vieira de Almeida  - Editora do IFSC. 2010.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo