O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Egressa do IFSC é contemplada em edital de parque tecnológico

EXTENSÃO Data de Publicação: 04 abr 2019 09:38 Data de Atualização: 04 abr 2019 10:04

Quem fala com a jovem Evelin Souza, de 23 anos, não tem como não se contagiar com a sua paixão pelos alimentos. Formada no curso técnico em Agroecologia do Câmpus Lages, onde estudou até dezembro do ano passado, ela participou do primeiro edital de Protagonismo Discente do IFSC com o projeto “AliMÃEtação: nutrindo com conscientização”. De tão positivos que foram os resultados, Evelin conseguiu o apoio da Prefeitura Municipal de Lages para que o projeto continue sendo feito em instituições da cidade e também foi contemplada num edital do Centro de Inovação do Órion Parque, que lhe permitirá desenvolver ainda mais suas ideias.

A proposta do projeto era implantar uma horta comunitária, difundir conhecimentos sobre nutrição, gerar renda para famílias com alto índice de vulnerabilidade social e apresentar o IFSC à comunidade. Por meio de palestras e oficinas para pessoas que frequentavam um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) de Lages, Evelin abordou a forma correta de manipular os alimentos, suas propriedades nutricionais e ainda ensinou receitas que podem ser feitas com os alimentados plantados. “Minha intenção foi chamar a comunidade, ou seja, unir para todos trabalharem em equipe.”, explica a agora técnica em Agroecologia. 

Quando começou o projeto, Evelin já pensava em como ir além. “Sempre quis dar continuidade não só em perímetro urbano, mas também com meu foco em famílias, na agricultura familiar”, conta. A jovem não desanimou quando, na primeira palestra, ninguém compareceu. Resolveu mudar a estratégia, buscar quem ia no CRAs e assim o projeto foi crescendo de cinco pessoas para cerca de 30 ao final de cinco meses. 

Contemplado no edital de Protagonismo Discente, o projeto terminou no final do ano passado. Diante da boa repercussão com as famílias, Evelin apresentou uma proposta para a Prefeitura de Lages que, em fevereiro, sinalizou com a liberação de recursos. Como prestadora de serviços por meio de seu projeto, a meta da técnica em Agroecologia é fazer de 30 a 40 hortas até final do ano em escolas, outroas CRAs e instituições que atendem deficientes, idosos e dependentes químicos. “Já revitalizamos até agora 12 hortas e tudo o que aprendi no curso, quero aplicar”, conta. 

Sempre acreditando na sua proposta, Evelin foi ainda mais longe e, vinculada à empresa Terrestre – que vende produtos orgânicos - inscreveu seu projeto num edital do programa OrionLab, do Centro de Inovação de Lages do Orion Parque, e foi contemplada. O Órion Lab oferece oportunidade para jovens empreendedores se instalarem durante 12 meses, utilizando a sala comercial e serviços oferecidos no Parque de suporte para transformar ideias em projetos. “Vou atuar mais na área de marketing, fazendo o meio de campo entre o agricultor e o consumidor”, explica.

Nome do projeto

O nome AliMÃEtação não fó só um jogo de palavras. A intenção de Evelin foi justamente trazer a força do que uma mãe representa para o projeto. “Tive uma mãe muito presente e, quando penso na palavra mãe me remete a essa parte de acolher, cuidar, proteger, união mesmo...Dizem que coração de mãe sempre cabe mais um, então acolhe a família como um todo”, exploca. 

Visibilidade

Além de se dedicar à parte prática do projeto – orientando a construção de hortas, dando palestras e oficinas sobre os alimentos -, Evelin também investiu na divulgação. Com uma amiga fotógrafa que fez um ensaio, a ex-aluna do IFSC conseguiu um banco de imagens muito rico e que ajudaram bastante a tornar o projeto mais conhecido. “Comecei a postar algumas fotos do projeto no meu instagram pessoal e, como minhas fotos repercutiram bastante, pensei: por que não criar um perfil para o projeto?” Assim, surgiu o @alimaetacao

Esta mesma amiga, Nicole Lima, também ajudou Evelin a produzir um vídeo sobre o projeto:

 

 

Outra parceria feita foi com a cantora Ana Clara Mariano, que Evelin conheceu num show de talentos que teve no Câmpus Lages em 2018. “A comida une pessoas e a música também. Aí sugeri pra ela: por que não fazer receitas em forma de música?”, conta Evelin. A primeira produção foi uma música sobre o projeto, que pode ser conferida abaixo:

 

 

Novas músicas estão sendo desenvolvidas e, em breve, Evelin deve lançar um canal no YouTube para divulgar esses materiais. Se quiser ver um exemplo de receita transformada em música, clique aqui.

IFSC para sempre

“Quem foi IFSCiano uma vez é pra vida toda”, destaca Evelin. Apesar de ter se formado recentemente no IFSC, a jovem não conseguiu ficar longe e já irá voltar para fazer alguns cursos de qualificação. “Sigo conecatada com o IFSC e alguns professores estão me acompanhando e me ajudando ainda”, informa.

Esta relação com o IFSC é bastante marcante para a ex-aluna. “O IFSC me proporciou experiências, vivências e viagens incríveis, além de abraçar minhas ideias fora da caixa com todo o coração’, relata. 

O trabalho de Evelin também trouxe resultados para o IFSC. Cursos de qualificação foram oferecidos para as pessoas atendidas pelo seu projeto. “Foi legal, porque as pessoas perderam o medo de ir no IFSC e viram que o ensino era gratuito e que o IFSC estava de portas abertas”, conta. 

Em todo lugar que vai divulgar seu trabalho, Evelin é questionada sobre sua formação e fala orgulhosa do curso de técnico em Agroecologia que fez no IFSC e também apresenta outro cursos e oportunidades que o Instituto oferece. “Só tenho a agradecer o IFSC por deixar o aluno não só estudar, mas também a desenvolver ideias e estimular nossa criatividade”, destaca.

Saiba mais 

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) pelo curso de Agroecologia? Veja aqui mais informações. Se desejar, deixe seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse para saber quando as inscrições para o curso forem abertas.

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.