O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Conheça a professora Marina Geremia do Câmpus SLO

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 29 jun 2021 21:46 Data de Atualização: 30 jun 2021 09:17

Conversamos com a professora de matemática Marina Geremia, do Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC, para conhecer melhor sua área de atuação, formação acadêmica e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no câmpus. No final, ela deixa indicações de dois filmaços. Não deixe de conferir! 

A quanto tempo trabalha no IFSC câmpus SLO? E em qual área/setor atua? 

Sou docente da área de matemática do câmpus SLO desde fevereiro de 2017.

Qual sua formação acadêmica?

Possuo licenciatura em matemática, mestrado em modelagem matemática e doutorado em matemática pura e aplicada, com ênfase em otimização.

Quais temas você mais se identifica no desenvolvimento de pesquisas/estudos ou experimentos? 

Trabalho na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Otimização, principalmente nos seguintes temas: Otimização Convexa, Operadores Monótonos, Algoritmos Proximais e Decomposição Proximal (Ponto Proximal, Douglas-Rachford, ADMM, etc.). Além disso, trabalho com Modelagem Matemática e me interesso por aplicações da Inteligência Artificial.

Quais projetos (pesquisa, ensino ou extensão) está desenvolvendo atualmente ou pretende desenvolver no câmpus?

No último semestre, submetemos em parceria com colegas docentes dois projetos de pesquisa em editais internos. Um deles na área de inteligência artificial (IA), com o objetivo de fomentar esta área atual entre os alunos e utilizar algoritmos desta para a reconstrução de imagens (fotos antigas da nossa região). O outro projeto foca na análise estatística, com o objetivo de mapear o perfil do microempreendedor individual da região AMNOROESTE, esta análise possibilita ao IFSC a oferta de cursos direcionados a este público e ao poder público municipal um conhecimento mais detalhado acerca destes profissionais.

Além disso, participo de um projeto em parceria com um professor da UFSC, no qual desenvolvemos algoritmos proximais com erro relativo, e de um grupo de pesquisa de uma instituição parceira, Unijuí, onde desenvolvemos projetos de pesquisa na área de modelagem matemática, envolvendo grafeno e energia fotovoltaica.

A Matemática aplicada utiliza princípios, teorias, métodos e sistemas da matemática pura para solucionar problemas e pode ser descrita como um ramo da matemática que trata da aplicação do conhecimento matemático a outros domínios. Desta forma, podemos utilizar a matemática em novas tecnologias, no planejamento urbano e econômico, na organização de sistemas de informação e em processos de produção. Neste sentido, pretendo desenvolver em São Lourenço do Oeste projetos que busquem soluções para problemas reais da região.

Indique um filme ou livro da sua área de atuação.

Me arrisco em indicar dois filmes: uma mente brilhante e jogo da imitação. O primeiro filme conta a história do matemático John Forbes Nash e sua luta contra a esquizofrenia. Nash trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais. O reconhecimento do seu trabalho se deu através dos prêmios: Prêmio Teoria John Von Neumann, Prêmio Leroy P. Steele e o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel (cuja premiação é retratada no filme). John Nash faleceu em 2015 em um acidente de carro.

Já o segundo filme mostra como o governo do Reino Unido arregimenta, durante a Segunda Guerra Mundial, uma turma de cientistas para decifrar o código Enigma, usado pelos oficiais alemães para enviar mensagens aos submarinos. Entre os cientistas está o matemático Alan Turing, que se torna o líder da equipe. Alan Turing foi um matemático talentoso considerado o pai da ciência da computação teórica e da inteligência artificial. Este filme mostra a importância da matemática aplicada no progresso das mais variadas áreas do desenvolvimento humano.

 

AVISOS CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.