O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Canoinhas debate centenário do término da Guerra do Contestado

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 08 dez 2016 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:22

 

Palestras e atividades culturais e gastronômicas fazem parte da programação do evento que o Câmpus Canoinhas realiza nessa sexta-feira (9) para discutir o centenário do término da Guerra do Contestado, conflito armado que ocorreu entre outubro de 1912 e agosto de 1916, numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. “Guerra do Contestado: consequências e reflexões” tem início às 18h30, no Auditório do Câmpus, e é aberto à comunidade.

O objetivo principal do evento é debater as razões, desdobramentos e consequências do movimento rebelde caboclo, especialmente em Canoinhas – uma das cidades que fizeram parte da história do Contestado. Além disso, a programação também quer resgatar os aspectos históricos e culturais da região, como os usos e costumes do caboclo, do imigrante europeu e do tropeiro; discutir os impactos no desenvolvimento da região e na identidade regional; e apontar as possibilidades turísticas do Contestado como possível fator de desenvolvimento regional.

A programação contará com palestra, apresentação de grupo folclórico, monólogo, mesa redonda, leitura de contos e poesias, divulgação e sorteio de livros, degustação de prato típico e show acústico. O projeto coordenado pelo servidor Ricardo de Campos foi contemplado pelo Edital 11/2016 – Mostra de Arte e Cultura Didascálico, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSC.

 

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

 

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.