Educação Científica e Matemática

O curso tem como objetivo oferecer capacitação em nível de especialização, na área de Educação Científica e Matemática, de forma a possibilitar o desenvolvimento profissional docente. Durante as aulas, o aluno terá a oportunidade de refletir sobre a pesquisa em Educação Científica e Matemática, o desenvolvimento profissional por meio da educação continuada, abordagens metodológicas aplicadas ao ensino e à pesquisa em educação. Além disso, o curso visa contribuir para a formação de professores especialistas capazes de atuar na educação básica de forma crítica e inovadora perante os atuais paradigmas da educação brasileira.

Mercado de trabalho

Instituições de ensino públicas e privadas.

Pré-Requisitos

Ter curso superior completo, preferencialmente com formação nas licenciaturas da área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Matemática, Pedagogia e Geografia.


Câmpus Araranguá

Informações

  • Número de Vagas

    20

  • Carga Horária

    420 horas/aula

  • Turno

    Noturno

  • Duração

    3 semestres

Infraestrutura

  • Salas de aula
  • Auditório
  • Biblioteca
  • Sala de estudos
  • Laboratórios de Informática
  • Laboratório de Física
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Biologia

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Contato

Coordenador: Israel Müller dos Santos

E-mail: israel.santos@ifsc.edu.br

Vice-coordenadora: Mônica Knöpker

E-mail: monica.knopker@ifsc.edu.br

Telefone: (48) 3311-5059

Endereço:

IFSC - Câmpus Araranguá
Avenida XV de Novembro, 61, Bairro Aeroporto, Araranguá/SC. CEP: 88960-000
Telefone: (48) 3311 5000
Site: www.ararangua.ifsc.edu.br

Corpo Docente

Adriano Antunes Rodrigues

e-mail: adriano.rodrigues@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5206977578790817

 

Alexandro Lima Gomes

e-mail: alexandro.gomes@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4138851428496216

 

Bruno Leal Dias

e-mail: bruno.dias@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9765509489007607

 

Cesar Marques

e-mail: cesar.marques@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4099262845848625


Cristiane Raquel Woszezenki

e-mail: cristiane.raquel@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1152409542701700

 

Felipe Damasio

e-mail: felipedamasio@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8957914409942746

 

Fernando Henrique Faustini Zarth

e-mail: fernando.zarth@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3157541891247528

 

Israel Müller dos Santos

e-mail: israel.santos@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3288755534136370

 

Jônatas Inácio de Freitas

e-mail: jonatas.freitas@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3479375211552356

 

Juliano da Silva de Souza

e-mail: juliano.silva@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9204624027796189

 

Lucas Boeira Michels

e-mail: lucas.boeira@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2395000308112725


Marcos Pradella

e-mail: marcos.pradella@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0542034041292880

 

Mateus Medeiros Teixeira

e-mail: mateus.teixeira@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente, Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3500199071185115

 

Maurício Dalpiaz Melo

e-mail: mauricio.dalpiaz@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9967756803870089


Mirtes Lia Pereira Barbosa

e-mail: mirtes.lia@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6632607078827895

 

Mônica Knöpker

e-mail: monica.knopker@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6654504394567516


Nayara Salbego

e-mail: nayara.salbego@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7814910444853879


Rodrigo da Costa Lima

e-mail: rodrigo.lima@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0116482639061872

 

Rosabel Bertolin Daniel

e-mail: rosabel.bertolin@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9408349249614403


Samuel Costa

e-mail: samuel.costa@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8945139321175453

 

Suzy Pascoali

e-mail: suzy@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1060293716945997


Tiago da Silva Coelho

e-mail: tiago.coelho@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6459762939804251

 

William Moreno Boenavides

e-mail: william.boenavides@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4592193991125136

 

Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro

e-mail: werther@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5554453179615918

 

Linhas de Pesquisa

 

  • Formação Docente
  • Processos Educativos
  • Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
  • Tendências em Educação Matemática

 

Defesas

 

PRÁTICAS DOCENTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO CAMPUS ARARANGUÁ DO IFSC DURANTE A PANDEMISA COVID-19

 

Aluno: Edivaldo Lubavem Pereira                                                    

 

Data: 14/12/2020   Horário: 19h

Local: Webconferência

(Link de acesso: https://meet.google.com/scj-rhaw-ycj)

 

Membros da Banca: 

Prof. Dr. Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro (Orientador)

Prof. Me. Cesar Luiz Moreira da Fonseca Marques (IFSC - Araranguá)

Profa. Dra. Cristiane Raquel Woszezenki (IFSC - Araranguá)

 

ResumoDiante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), diversos segmentos tiveram suas atividades presenciais suspensas, entre eles, as escolas, as universidades e os institutos federais. Para possibilitar o prosseguimento das atividades curriculares, surgiu um novo modelo de ensino: atividade não presencial (ANP) por meio do ensino remoto. Para que os objetivos deste estudo fossem alcançados foi necessário realizar uma pesquisa de natureza descritiva e quantitativa, considerando informações colhidas através de um questionário online direcionado a todos os docentes que lecionam nos cursos de técnico integrado ao ensino médio de eletromecânica e vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Araranguá do estado de Santa Catarina. O objetivo da pesquisa foi investigar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) pelos professores do IFSC, campus Araranguá, bem como o impacto do seu uso durante o ano letivo, e descobrir quais as estratégias de ensino que os professores se apropriaram nas atividades não presenciais durante a pandemia ocasionada pelo coronavírus. De modo geral, observa-se que o presente período tem servido de adaptação e aprendizagem no manuseio dos recursos tecnológicos como metodologia de ensino tanto para os alunos, sobretudo para os professores. Apesar dos inúmeros obstáculos apresentados pelos professores em relação ao uso das tecnologias nas atividades não presenciais durante a pandemia, observa-se um cenário um tanto significativo em relação ao ensino não presencial. Por fim, percebe-se ainda a carência de reflexões e avaliação das atividades de forma não presencial mediada pelas TIC’s em arranjos que assegurem uma aprendizagem efetiva.

 

Outras defesas

 

Calendário

 

Documentos

 

Acesso à página no Sigaa

Página atualizada em: 03/12/2020

Outros câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo