O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis ganha nota máxima do MEC

ENSINO Data de Publicação: 28 mar 2019 08:42 Data de Atualização: 28 mar 2019 15:48

O curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis recebeu nota máxima (5) na avaliação de reconhecimento feita pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado para a coordenadoria do curso e para a Procuradoria Educacional Institucional do IFSC nesta semana e será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União.

A avaliação considera três itens: infraestrutura, corpo docente e tutorial e organização didático-pedagógica. Os avaliadores estiveram presencialmente no Câmpus Florianópolis de 20 a 23 de março e, além de conhecer a estrutura física e curricular, conversaram com estudantes e servidores. 

“Eles [os avaliadores] elogiaram bastante nossa a estrutura. A visita aos laboratórios estava programada para durar duas horas e durou quatro. Eles também se reuniram com estudantes  e puderam perceber que  eles estão muito motivados e engajados”, comenta o coordenador do curso, Edison Antônio Cardoso Aranha Neto.

Na visão de Edison, também colaborou para a avaliação positiva o fato de o curso ter bastante atuação prática, um diferencial em relação a outros cursos de Engenharia Elétrica oferecidos em instituições da região. “A gente tem uma história e infraestrutura ligadas ao ensino técnico, com muitos laboratórios e aulas práticas, e trouxemos essa experiência para a graduação”, diz.

Em funcionamento desde 2013, o curso de Engenharia Elétrica tem duração de cinco anos (10 semestres) e abre 40 vagas por semestre. São 43 professores que atuam nele, dos quais 28 têm formação em nível de doutorado e 15 em mestrado.  

“Esse resultado é um reconhecimento do nosso trabalho. Somos um grupo bastante unido e para nós foi uma grande satisfação. Ficamos ainda mais satisfeitos pelo fato de avaliação já ter sido feita no novo instrumento”, comemora o coordenador. O novo instrumento de avaliação adotado pelo MEC, explica Edison, dá mais peso para ações inovadoras dos cursos (como na grade curricular, por exemplo) e, por isso, ele considera que é mais difícil atualmente atingir a nota 5.

Na plataforma e-MEC, que é a base de dados oficial dos cursos e instituições de ensino superior do Brasil, 24 dos 53 cursos de Engenharia Elétrica de Santa Catarina tinham conceito de curso (CC) publicado até 27 de março e nenhum tinha alcançado a nota 5. O CC do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis está entre os ainda não divulgados, pois não foi publicado no Diário Oficial.

Como estudar na Engenharia Elétrica do IFSC

O ingresso no curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis e em todos os cursos de graduação do IFSC é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem fez a prova em 2018 vai poder concorrer às vagas que serão abertas na metade deste ano. Já para se candidatar a uma vaga em 2020, é necessário fazer o Enem de 2019.

Saiba mais no Guia de Cursos.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.