EXTENSÃO Data de Publicação: 17 ago 2022 19:53 Data de Atualização: 17 ago 2022 20:03
Estão abertas as inscrições para a primeira turma do Grupo de Gestantes no Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Joinville - Estreitando vínculos com a comunidade. O curso começa no dia 26 de agosto e terá cinco encontros semanais, nas tardes de sexta-feira, das 14h às 17h, no próprio câmpus do IFSC, localizado no Bairro Costa e Silva (Rua Pavão, 1377).
Serão aceitas gestantes com idade gestacional entre vinte e 34 semanas, que estejam realizando acompanhamento de pré-natal e que morem em Joinville. São dez vagas para gestantes, com direito a um acompanhante cada uma, identificado na inscrição.
Este projeto na área de educação em saúde é resultado de uma parceria entre os cursos de bacharelado em Enfermagem do IFSC Joinville e de Enfermagem e Psicologia da Univille. Até o final do ano, serão abertos mais dois grupos de gestantes, com a mesma dinâmica de cinco encontros e dez vagas para gestantes e respectivos acompanhantes.
“A gestação é um momento único na vida da mulher, acompanhado de várias dúvidas e busca por informação. Os grupos de gestantes fornecem apoio, cuidado humanizado, escuta qualificada e criação de vínculo com a gestante, contribuindo para que ela se sinta menos insegura e mais confiante”, explica a coordenadora do projeto e professora de Enfermagem do IFSC, Luana Cláudia dos Passos Aires.
Programação
Os encontros terão dinâmica de conscientização corporal, técnicas de respiração e relaxamento e roda de conversa sobre a temática do dia, conforme a programação:
- - 26 de agosto: pré-natal e gestação
- - 02 de setembro: trabalho de parto e o parto
- - 09 de setembro: amamentação
- - 16 de setembro: cuidados com o bebê
- - 23 de setembro: puerpério
A organização é das professoras de Enfermagem do IFSC, Luana, Lucia Helena Heineck e Marlete Scremin; de educação física do IFSC, Juliana da Silva; de Enfermagem da Univille, Sandra Luft Paladino; e de Psicologia da Univille, Maryahn Koehler. O projeto conta ainda com a participação ativa de estudantes das duas instituições.