O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Câmpus São Lourenço do Oeste realiza formatura das participantes do programa Mulheres Sim

EXTENSÃO Data de Publicação: 19 dez 2022 16:57 Data de Atualização: 19 dez 2022 17:09

No dia 13 de dezembro de 2022, o Câmpus São Lourenço do Oeste realizou a cerimônia de formatura do programa Mulheres Sim. A edição de 2022 formou 27 participantes das cidades de São Lourenço do Oeste e de Campo Erê.

O evento aconteceu no auditório do câmpus e contou também com a presença das secretárias de assistência social de Campo Erê e de São Lourenço do Oeste, Ignez Pansera Peruzzo e Vania Antonia Garbin Baldissera, respectivamente, além de servidoras dos municípios, que auxiliaram na execução do programa.

Durante a cerimônia, a formanda Oneide Aparecida Chaves da Rosa de Almeida, oradora da turma, destacou a importância da participação no programa: “Este é o momento de comemorarmos juntas a formatura neste curso que nos ofereceu uma possibilidade de desenvolvermos habilidades e ampliarmos nossos conhecimentos e, ainda, de conquistarmos nossos espaços como cidadãs protagonistas de nossas histórias.”

A coordenadora do programa no Câmpus, Maíra Sevegnani, e o diretor-geral do Câmpus São Lourenço do Oeste, professor Daniel Fernando Carossi, mencionaram os desafios vencidos pelas participantes ao longo de suas vidas e do Mulheres Sim. Além disso, lembraram da importância da coletividade para o desenvolvimento do projeto e salientaram que o IFSC estará sempre de portas abertas para receber as formandas em outras oportunidades. Para finalizar, a secretária de assistência social de Campo Erê, Ignez Pansera Peruzzo, ressaltou os benefícios advindos das parcerias entre IFSC e municípios para a população da região.

Aula inaugural

No Câmpus São Lourenço do Oeste, as atividades do Mulheres Sim iniciaram no dia 23 de agosto de 2022, com a aula inaugural. Para dar abertura às atividades, o grupo de teatro Artífice, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresentou a peça “Separação?!”, uma comédia que aborda a vida de um casal depois de sete anos de união estável e feliz.

Na ocasião, estiveram presentes, além das participantes do programa, as secretárias de assistência social de Campo Erê e de São Lourenço do Oeste, que falaram das expectativas e da importância do programa para a vida das mulheres. Após isso, a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus São Lourenço do Oeste, Daiana Schmidt, e a coordenadora do programa no Câmpus explicaram às participantes o funcionamento do Mulheres Sim.

Curso Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino

De acordo com o Edital Proex nº 05/2022, os câmpus com projetos aprovados para execução do programa poderiam optar por três diferentes propostas de atividades. No Câmpus São Lourenço do Oeste, a proposta escolhida previu a promoção do curso “Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino”, com foco no desenvolvimento de produtos comercializáveis a partir das habilidades manuais das participantes.

O objetivo principal do curso foi motivar a autonomia e a geração de renda das mulheres. Para isso, foram abordados temas como trabalho feminino e economia; saúde e trabalho; comunicação e acesso às mídias sociais; economia solidária e trabalho coletivo; educação financeira; desenvolvimento de produtos; e oportunidades de negócios/trabalho, tendo como docentes Daiana Schmidt, Mariene Peres Morona, Clara Rosane Artmann, Daniel Fernando Carossi e Alex Restelli. 

Para a participante Estela Maris Aparecida Klein Perego, o curso possibilitou diversos aprendizados: “Aprendi muitas coisas que eu não sabia, principalmente aprendi a economizar, aprendi a ter coragem de falar o que eu sinto [...]”. Além disso, Estela ressaltou os ganhos advindos das relações entre as participantes. Para ela, ter participantes de outra cidade propiciou conhecer novas visões de mundo.

A participante Gilda Salette Sperotto também salientou os aprendizados construídos durante o curso: “As aulas foram maravilhosas! Eu aprendi muito e quero levar adiante o que eu aprendi”.

Eventos

O Edital Proex nº 05/2022 prevê, além da execução do curso, a promoção de eventos cujo objetivo é ampliar questões sensíveis à turma. Por isso, no dia 28 de novembro, foram realizadas duas palestras com as advogadas Pricila Nunes e Laís Cristina Bandeira: atualidades do direito trabalhista e violência psicológica contra as mulheres. Baseadas na legislação vigente, as advogadas trouxeram conhecimentos importantes para a autonomia e integridade física e psicológica das participantes do programa.

Para a participante Carmelita Abati, todas as pessoas deveriam ouvir o que as advogadas falaram na palestra: “Aprendi muito sobre direitos dos trabalhadores, sobre direitos e deveres que temos quando trabalhamos em uma empresa”.

Já no dia 1º de dezembro, o IFSC promoveu atividades de yoga, meditação, dança e esportes para as participantes do programa, visando à melhoria de sua qualidade de vida. Finalmente, para encerrar os eventos, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro as estudantes participaram de uma manhã no salão de beleza. O objetivo dessa atividade foi elevar a autoestima das mulheres.

A participante Estela também destacou a importância desses eventos para sua vida: “O yoga me ensinou a respirar. Eu tive um problema na outra semana [...] e fiquei muito nervosa, mas na hora eu me lembrei do yoga e fiz a respiração que as professoras me ensinaram, me tirando aquele peso do coração [...]”.

Feira de economia solidária

Também prevista em edital, no dia 8 de dezembro foi promovida a feira de economia solidária em São Lourenço do Oeste. A feira aconteceu em três pontos da cidade. Na oportunidade, as participantes puderam vender os itens por elas produzidos, e todo o valor arrecadado foi revertido para elas.

Foram vendidos itens como escalda-pés, travesseiros terapêuticos, sabões e sabonetes artesanais, ervas desidratadas e sachês perfumados. Para produzir esses itens, as participantes aprenderam como extrair os benefícios de plantas da região, compartilhando também suas experiências prévias com as demais colegas de curso.

Finalizado o curso, a participante Universa Lurdes Frare contou um pouco sobre o que o Mulheres Sim propiciou a ela: “Eu só tenho a agradecer ao IFSC, aos professores, a todas as experiências que eu tive, ao conhecimento das colegas de curso, tanto de São Lourenço do Oeste como de Campo Erê [...]. Se eu ficava em casa, pouco eu fazia. Assim eu saí e me distraí com outras pessoas, com outras conversas. Sempre que tiver curso disponível eu irei fazer”. 

 

 

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.