O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Representantes de instituição canadense visitam o IFSC

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 28 nov 2012 18:32 Data de Atualização: 28 out 2020 18:34

Nesta terça-feira (27), dois representantes do Camosun College do Canadá estiveram no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) numa ação de aproximação entre as instituições. Desde o início desse ano, o IFSC possui um acordo de cooperação internacional com o instituto canadense, localizado na capital da província British Columbia, Victoria. Durante a visita, os representantes estrangeiros conversaram com professores do curso técnico de Meio Ambiente e conheceram alguns laboratórios.

A aproximação entre o IFSC e o Camosun College começou em 2010 quando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) organizou um encontro com representantes da Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC). O vice-presidente do Camosun College, Tom Roemer, conta que o seu instituto se interessou pelo IFSC por indicação de uma conhecida que tinha nascido em Santa Catarina. "Ela falava muito bem do estado e decidimos vir conhecer as instituições aqui localizadas que poderiam ter questões em comum com o nosso instituto", disse.

Além de Tom, que veio ao IFSC pela terceira vez, o chefe do departamento da área de tecnologia ambiental do Camosun College, Stephen Gormican, também participou da visita em sua primeira viagem ao Brasil. "Até agora, nossa relação com o IFSC foi mais em nível de administração e queremos estabelecer uma relação direta entre os departamentos e os professores", disse Tom ao justificar a presença do colega.

O encontro com professores da área de Meio Ambiente foi um pedido dos representantes estrangeiros. Tom explicou que o seu instituto trabalha bastante com questões ambientais, mas não restringe a parceria apenas a essa área. "Queremos conhecer mais a área de meio ambiente do IFSC, mas podemos expandir nossa parceria para outros campos, como as engenharias", destacou.

Após uma conversa em que os professores apresentaram o curso de Meio Ambiente e falaram sobre ações de ensino, pesquisa e extensão, o visitante Stephen afirmou que os cursos de ambas as instituições são bem semelhantes. "O que vejo de diferente é que vocês atuam mais com pesquisa, enquanto que no Canadá o Governo investe mais em pesquisas nas universidades", disse.

Para o diretor-geral do Campus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, a visita é uma oportunidade dos representantes canadenses conhecerem o potencial do IFSC, principalmente na área ambiental. "Esperamos poder estreitar nossa relação e permitir o intercâmbio de alunos e servidores", afirmou.

O coordenador de Assuntos Internacionais do IFSC, Jair Líbero Cadorin, explica que essa visita foi uma maneira de fortalecer a relação entre as duas instituições. "Ainda não tivemos nenhuma ação prática com o Camosun College, então aproveitamos a vinda deles para o Brasil para discutir ações no sentido de incrementar essa parceria", conta.

Apesar de já ter oferecido bolsas pelo Ciência sem Fronteiras, o Camosun College ainda não recebeu nenhum aluno do IFSC. "Esperamos receber alunos do IFSC e professores também", ressaltou Tom.

Alunos acompanham visita

Além dos professores do curso técnico de meio ambiente do Campus Florianópolis, também acompanharam a visita a professora do Campus São José, Elisete Ferreira, junto com dois alunos que compõem a Comissão de Gestão Ambiental do campus. Clara Gabriela Ferrari e João Victor da Silva fazem o curso técnico integrado em Refrigeração e Ar-Condicionado "Estamos desenvolvendo o plano de gestão ambiental do campus e viemos aqui para trocar experiências e, quem sabe, pegar ideias que são feitas no Canadá e poder implantar aqui", disse João.

Os representantes estrangeiros ficarão no Brasil apenas uma semana. Após a primeira parada no IFSC, os canadenses seguem viagem para o Rio Grande do Sul onde visitarão outras instituições de ensino.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.