O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Projeto busca analisar possibilidades de uso turístico da Ponte Hercílio Luz

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 19 mar 2021 15:39 Data de Atualização: 19 mar 2021 15:49

Na reabertura da ponte Hercílio Luz no final de 2019, a quantidade de moradores e turistas que fizeram questão de atravessá-la mostra o quanto esse cartão postal é querido. E também tem muito potencial turístico que vai além da contemplação. O que fazer na ponte e no entorno dela motivou um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Tiago Savi Mondo, do Câmpus Florianópolis-Continente. 

Por meio de um questionário, disponível aqui, os pesquisadores do curso superior de Gestão do Turismo querem saber quais as preferências de quem costuma passar pela ponte ou apenas visitá-la de vez em quando. Tiago explica que a ponte tem desempenhado um importante papel na mobilidade urbana, ligando o continente à Ilha de Santa Catarina, mas ainda não há projetos e pesquisas que indiquem as possibilidades de uso turístico. "Investigar isso é algo relevante para uma cidade com todo potencial turístico como Florianópolis", completa. 

Ele explica que foi feito um QR code para divulgar o questionário em redes sociais, sites de turismo, entidades de classe e etc. "Vamos receber essas opiniões até o fim de abril. O objetivo é colher opiniões do maior número de pessoas e ser o mais abrangente e diversificado possível", explica Tiago. 

O resultado do projeto será um relatório com as possibilidades de uso turístico que será entregue aos gestores da Ponte Hercílio Luz.

Conheça algumas alternativas

No questionário há opções para o uso da ponte para fins recreativos, como show de fogos de artifícios e apresentações artísticas; esportes radicais, como bungee jumping, pêndulo humano, escalada, rapel, slackline e tirolesa; ou até mesmo para pendurar fitas coloridas pela ponte para representar o amor e a amizade, como é costume em algumas pontes ao redor do mundo. Os participantes também podem dar suas próprias sugestões no questionário. 

Entorno também será analisado

As possibilidades de uso turístico não se resumem à ponte, mas a todo seu entorno. No questionário há perguntas sobre o que moradores e turistas consideram que seria mais interessante para melhorar a experiência nas cabeceiras da ponte. Entre as opções estão feiras (culturais, de culinária, arte e etc), eventos geek (relacionados a jogos, animes, filmes e apresentação de cosplay) e shows (de música, teatro, performances ou desfiles).

A infraestrutura para o Parque da Luz e possíveis atividades no local também estão sendo avaliadas, assim como opções para a área beira mar continental, para onde são sugeridas áreas de contemplação, como mirantes e binóculos, instalação de um roda gigante, carrossel para crianças, entre outras. Sobre formas de transporte turístico na ponte e no entorno, algumas das opções são trenzinho, ônibus turístico e excursão de helicóptero.

As atividades na água não poderiam ser esquecidas. Há também uma pergunta sobre o que seria mais interessante para realização de passeios náuticos, como barco, canoagem, caiaque, remo, regata e restaurante flutuante.

Sobre a ponte Hercílio Luz

Uma das maiores pontes pênseis do mundo, a ponte Hercílio Luz teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. Seu comprimento total é de 819,471 metros. A estrutura de aço tem o peso aproximado de 5 mil toneladas e os alicerces e pilares consumiram 14.250 m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros a partir do nível do mar e o vão central tem altura de 43 metros.
O tráfego sob ela foi totalmente interrompido em julho de 1991 depois que técnicos constataram risco de colapso na estrutura e assim ficou por 28 anos.

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.