O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Câmpus Lages tem três projetos contemplados no edital IF Mais Empreendedor

EXTENSÃO Data de Publicação: 07 mai 2021 15:46 Data de Atualização: 07 mai 2021 15:54

Três projetos do Câmpus Lages do IFSC foram aprovados no Edital IF Mais Empreendedor, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema). Cada projeto terá seis meses para ser aplicado e contará com até seis estudantes na equipe executora. As inscrições para bolsistas estão abertas.

Os projetos contemplados são:

LIDERE BRAND: marcas locais, estratégias globais; coordenação do professor Thiago Meneghel.

"Queremos sugerir ações na área de gestão de marcas, especificamente em empresas de produtos típicos regionais, como as de queijos serrano, vinhos de altitude e produtos manufaturados de couro. Em especial o queijo, que recebeu em março a identificação de origem (geográfica) que é um selo dado pelo INPI, justamente quando iniciou a pandemia, em março de 2020. Então, o projeto pretende trabalhar com a criação e reputação dessas marcas. Ao final de seis meses queremos entregar a essas empresas um brandbook, um manual de gestão da marca", explica Thiago.

Startups: go ahead; coordenação da professora Larisse Kupski.

"As startups, assim como a maioria das pequenas empresas, normalmente têm alta taxa de mortalidade, por estarem em estágio inicial. Com a pandemia ficou mais difícil ainda sobreviver, pois muitas precisaram de uma adaptação ao mercado rapidamente, algumas tendo que mudar até seu escopo inicial. O nosso projeto prevê para essas empresas uma consultoria em ações mercadológicas, analisando ambientes interno e externo, mercado consumidor e buscando um melhor posicionamento dessas empresas frente aos novos desafios", conta Larisse.

Ao final as empresas receberão um plano de apoio feito a partir da análise do ambiente. O projeto pretende atender microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) vinculados, preferencialmente, ao Centro de Inovação de Lages Orion Parque Tecnológico.

Estratégias de cadeias curtas de comercialização para pequenas e médias propriedades agrícolas familiares da Serra Catarinense, como alternativa à superação de crises provocadas pela pandemia COVID-19; coordenação do professor Fernando Domingos Zinger.

"O objetivo é ensinar algumas estratégias. Por exemplo, como um agricultor pode fazer um delivery? Esse foi um dos pontos levantados pelos agricultores da Rede Ecovida. A maioria deles era feirante e de repente se viu com essa necessidade de entregar os produtos aos comércios e consumidores. A capacitação será virtual durante a pandemia e queremos ajudá-los a trabalhar com as novas tecnologias para que consigam se comunicar, criar uma rede de clientes e etc", destaca Fernando.

O coordenador aponta que pretende-se trazer pessoas que possam compartilhar experiência com esses agricultores, que são um grupo formado por pessoas de diferentes níveis de escolaridade. Às vezes o que pode parecer simples, para muitos é de extrema importância.

Inscrições para bolsas nos projetos

Os alunos interessados em ser bolsistas em um dos projetos devem acessar o edital com as informações para acesso a cada um deles. Serão selecionados 18 bolsistas. Clique no projeto e confira o edital para ver como se inscrever:

Estratégias de cadeias curtas de comercialização para pequenas e médias propriedades agrícolas familiares da Serra Catarinense, como alternativa à superação de crises provocadas pela pandemia COVID-19.

LIDERE BRAND: marcas locais, estratégias globais

Startups: go ahead

O edital

O objetivo do edital é promover, nas instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a realização de projetos e ações de extensionismo tecnológico em interação com o setor produtivo, especialmente, com o atendimento a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais e articulação junto aos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Além dos três projetos do Câmpus Lages foram contemplados um projeto do Câmpus Canoinhas e um do Câmpus Xanxerê. O coordenador institucional do edital no IFSC é o professor do Câmpus Lages Robson Costa, que destaca a importância da iniciativa. "Acredito que este edital seja uma ótima oportunidade para que, ao mesmo tempo, o IFSC auxilie as empresas afetadas pela pandemia de COVID-19 das regiões onde ele está inserido, orientando e capacitando os empresários, e também oportunize aos alunos uma interação direta com o mercado de trabalho, vivenciando na prática conceitos aprendidos em aula", comenta.


 
EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.