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Estudantes do IFSC promovem reforço escolar em instituição de Araranguá

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 21 dez 2021 11:26 Data de Atualização: 21 dez 2021 11:41

Um projeto desenvolvido por estudantes do IFSC levou, ao longo do segundo semestre de 2021, aulas de reforço escolar para crianças atendidas pela Casa da Fraternidade, instituição que auxilia famílias e crianças carentes em Araranguá. O projeto envolveu dez servidores e estudantes do Câmpus Araranguá e atendeu 37 crianças da instituição.

No projeto, coordenado pela professora Nayara Salbego, os estudantes Victoria da Silva, Emily da Silva, Diana Plácido, Aldrin da Silva, Jhoeniffer dos Santos e Enzo Bundchen, dos cursos técnicos integrados em Vestuário e Eletromecânica, sob supervisão de professores do Câmpus, planejaram e desenvolveram atividades didáticas de reforço escolar em formato online e presencial para crianças e adolescentes atendidos pela instituição, a partir de demandas identificadas pela equipe da Casa da Fraternidade.

“O projeto ofertou horários pré-agendados nos quais os bolsistas atendiam alunos para auxiliar nos seus estudos da escola regular. Devido à situação da pandemia, muitos alunos necessitavam de ajuda para estudar e aprender os conteúdos e os bolsistas puderam auxiliar a partir dos conhecimentos desenvolvidos no IFSC”, relata a professora Nayara.

Além das aulas de reforço escolar para estudantes das séries finais do ensino fundamental que estavam com notas baixas na escola, os alunos do IFSC também realizaram aulas de inglês recreativo para crianças menores. As atividades eram realizadas de forma on-line e também presencial, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19 e tendo os alunos do IFSC recebido autorização dos pais para o desenvolvimento das atividades.

Além de ajudar crianças e adolescentes, o projeto contribuiu para que os próprios estudantes do Câmpus Araranguá melhorassem seus métodos de estudo. “Uma das partes que o projeto me ajudo é que, como meu objetivo era trabalhar também métodos de estudos com as alunas da Casa, acabei lembrando de métodos que me ajudam a estudar e também descobri novas técnicas de organização para estudos”, conta Jhoeniffer.

“O nosso projeto de reforço escolar foi uma das melhores coisas que aconteceu, ajudar as pessoas que precisam de ajuda, é muito bom ver isso tem crianças que nem consegue fazer as atividades escolares essa foi uma boa oportunidade para elas aprender e tirar suas dúvidas e a gente viu muito dos alunos evoluírem com o reforço e suas aprendizagens”, complementa Victoria.

O projeto foi viabilizado pelo Protagonismo Discente do IFSC, que incentiva os alunos da instituição à prática extensionista.

CÂMPUS ARARANGUÁ EXTENSÃO

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