O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

IFSC entrega Câmpus Palhoça Bilíngue à comunidade

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE Data de Publicação: 17 set 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:22


O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza nesta quinta, dia 26, Dia Nacional do Surdo, a cerimônia de entrega do Câmpus Palhoça Bilíngue à comunidade. O evento acontece às 19h, no próprio câmpus, localizado na Rua João Bernardino da Rosa, s/n, bairro Pedra Branca. Toda a comunidade está convidada a participar, confirmando presença pelo e-mail eventos.palhoca@ifsc.edu.br ou telefones (48) 3341-6615 ou (48) 8830-1287 até segunda-feira, dia 23.

A entrega do câmpus à comunidade é um momento de integração entre o IFSC e a comunidade e a comemoração pelo início do funcionamento da unidade de ensino voltada para a educação bilíngue em língua brasileira de sinais (Libras) e língua portuguesa. O Câmpus Palhoça Bilíngue oferece cursos de qualificação, técnicos e de especialização na área, em dois itinerários formativos: multimídia e educação bilíngue (confira no site do câmpus quais são). Conta atualmente com 252 estudantes, entre surdos e ouvintes. São 17 professores e 14 técnicos administrativos em educação trabalhando no câmpus.

A estrutura com 5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 16 mil metros quadrados concretiza mais de duas décadas de trabalho do atual IFSC com a educação de surdos. Em 1988, a então Unidade São José da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (hoje Câmpus São José) recebeu seu primeiro aluno surdo.

Três anos depois, surgiu o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Surdos (Nepes) e, mais tarde, cursos específicos para esse público foram criados em São José, desde o Ensino Médio Bilíngue até a especialização. “A entrega do Câmpus Palhoça Bilíngue à comunidade é a realização de um sonho construído por muitas mãos. É um momento de confraternizar e agradecer”, comemora o diretor-geral do câmpus, Vilmar Silva, um dos pioneiros da educação de surdos no IFSC.

Além da cerimônia, haverá, ainda na quinta-feira, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de trabalhos de pesquisa, apresentação de teatro de surdos e lançamento de livros. Na sexta, dia 27, haverá apresentações de dança e de teatro, a partir das 15h, também no câmpus.

O projeto de implantação de uma unidade de ensino especializada na educação de surdos foi apresentada em dezembro de 2007 ao então ministro da Educação, Fernando Haddad, em visita ao então Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CEFET-SC), hoje IFSC. O terreno para implantação do câmpus em Palhoça, no bairro Pedra Branca, foi doado pela prefeitura.

O IFSC possui atualmente 19 câmpus em funcionamento em todas as regiões de Santa Catarina e mais dois em implantação. Além do Câmpus Palhoça-Bilíngue, a Grande Florianópolis conta com mais três unidades do IFSC: Florianópolis, Florianópolis-Continente e São José.

Confira fotos do câmpus na página do IFSC no Facebook.

Programação

Quinta-feira, 26/09



18h - Recepção dos convidados
19h30 - Cerimonial
21h - Coquetel


Haverá ainda:
- exposição de trabalhos acadêmicos;
- mostra de trabalhos de pesquisa;
- apresentação teatral: Companhia Mãos Livres (teatro surdo);
- lançamento de livros.

Sexta-feira, 27/09

15h - Apresentação de dança

15h30 - Apresentação de teatro

16h30 - Bate-papo com artistas

16h45 - Coffee-break

 

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.