O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Alunos analisam qualidade da água de lagoa e de córrego no Litoral Sul

CÂMPUS GAROPABA Data de Publicação: 05 out 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:45


A análise da qualidade das águas em dois pontos explorados turisticamente no Litoral Sul é o tema de um projeto desenvolvido no Câmpus Garopaba com a participação de estudantes do curso técnico concomitante em Biotecnologia. As coletas são realizadas na ponte da Rua Esperança, na Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba, e no córrego do canto norte da Praia do Ouvidor, em Garopaba. Os dois locais não estão entre aqueles que têm sua balneabilidade avaliada pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).

O projeto, chamado “Análise físico-química da qualidade das águas de pontos selecionados dos municípios de Garopaba e Imbituba – SC” será apresentado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Câmpus Garopaba, entre 13 e 17 de outubro. Ele envolve 27 alunos e está na fase de coleta dos dados. São previstas coletas de três amostras de cada ponto, o que, segundo explica a professora Sabrina Moro Villela Pacheco, que coordena o projeto, “é suficiente para as conclusões sobre os parâmetros físico-químicos das regiões analisadas.”

Além de não haver análise da balneabilidade dos dois pontos pela Fatma, outros fatores que motivaram a escolha dos locais para a pesquisa são indícios de que pode haver contaminação da água. Entre os objetivos do projeto, está, de acordo com Sabrina, o de “motivar os alunos para a aquisição de novos conhecimentos, uma vez que são observadas as reais aplicações de saberes, especialmente vinculados à área de química”.

“A conscientização ambiental também será despertada nos alunos e na própria comunidade acadêmica, uma vez que tais dados serão divulgados e discutidos”, completa a professora.

Lagoa de Ibiraquera é um local próprio para a prática de esportes como pesca, canoagem, kitesurfe, windsurfe e standup paddle. Também tem importância para a economia e a gastronomia local, pois o camarão-rosa (Penaeus brasiliensis) é encontrado em abundância na lagoa.

Já Praia do Ouvidor, em Garopaba, é uma pequena praia (cerca de 750m de extensão) de areia escuras e ondas fortes cercada pedras e morros. No cantos da praia desembocam dois pequenos córregos. É frequentada principalmente por moradores da região e por pessoas que buscam um local mais tranquilo para passar os dias de verão. Não possui infraestrutura turística – apenas casas particulares -, mas oferece boas condições para a prática do surfe.

 

CÂMPUS GAROPABA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.