O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

IFSC completa nove anos de atuação em Araranguá

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 23 mar 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:27


O Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completa nove anos de fundação neste sábado (25). Neste período, a instituição formou quase seis mil alunos em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, além de cursos de qualificação profissional. O número é revelador do impacto do IFSC no extremo-sul do Estado. Mas não para por aí.

A data marca oficialização da criação do Câmpus Araranguá do IFSC, com a publicação no Diário Oficial da União em 25 de março de 2008. Atualmente, a instituição atende a 955 alunos em seus diferentes cursos: técnico concomitante de Eletromecânica, Têxtil e Produção de Moda; técnico Integrado em Eletromecânica e Vestuário; superior de Tecnologia em Design de Moda e Licenciatura em Física; e especialização em Educação Científica e Tecnológica. Também são oferecidos cursos de curta duração, não somente no Câmpus Araranguá como também no polo avançado de Turvo.

“Há cerca de dez anos, era difícil imaginar que a população poderia ter acesso à educação pública de qualidade na região. Mas hoje a região de Araranguá tem essa possibilidade. A comunidade tem acesso a diferentes cursos, por conta das diferentes instituições federais de ensino que vieram para cá e contribuíram para o desenvolvimento da região”, destaca a professora Mirtes Lia Pereira Barbosa, diretora-geral do Câmpus Araranguá.

 

 

 

O ano de 2016 foi de muitos desafios, em razão da turbulência política e das dificuldades orçamentárias, destaca a diretora. Mesmo assim, o Câmpus Araranguá conseguiu desenvolver um trabalho focado na permanência e no êxito dos estudantes, com a criação do Departamento de Assuntos Estudantis, entre outras ações.

“Eu brinco que trabalhamos no sentido de apoiar nosso aluno da dor de barriga até a dificuldade de aprendizagem”, resume o chefe do departamento, Mozart Maragno. “Passamos a oferecer um atendimento mais global, do ingresso do aluno à sua inserção profissional”, afirma o chefe do departamento, Mozart Maragno. No Departamento, atuam diferentes setores do câmpus, como o Registro Acadêmico, as coordenadorias Pedagógica e de Ingresso, e as áreas de Nutrição e Estágio, entre outras. Entre as ações, um espaço foi cedido para a atuação do Grêmio Estudantil e o departamento trabalha para a implantação de um refeitório para a alimentação escolar ainda em 2017.

A diretora do Câmpus Araranguá destaca, ainda, a manutenção das políticas de assistência estudantil, apesar das dificuldades financeiras. O Grupo de Temas Transversais em Educação e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) são outros exemplos da atuação da instituição na formação ampla dos alunos e também da comunidade, com a qualificação de professores de escolas da região em Tecnologias Assistivas, entre outros temas.

Conquistas e desafios

O ano do Câmpus Araranguá foi de conquistas e também de desafios. Um dos principais foi a ocupação realizada por estudantes, contra a reforma do Ensino Médio e os cortes na educação, encerrada no dia 26 de novembro, após negociação da diretoria do Câmpus com o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União. “Tivemos todo um trabalho de diálogo democrático com os alunos. Por conta disso, conseguimos um desfecho positivo, sempre tratando com respeito a posição dos alunos. Inclusive nosso modelo de negociação, com a participação do MPF e da Defensoria, vai servir de referência para outras instituições do país”, afirma Mirtes Lia.

Ao final do último ano letivo, o desempenho dos alunos do IFSC nos vestibulares foi mais uma comprovação da qualidade do ensino oferecido pela instituição. O Câmpus Araranguá ficou com o melhor índice de aprovação entre as escolas de ensino médio de Araranguá e da região sul do Estado no vestibular da UFSC. “Isso marca a importância da instituição na região e o quanto ela tem sido significativa na formação de estudantes, contribuindo para o desenvolvimento da região nestes últimos nove anos”, diz a diretora

 

 

Na área de pesquisa, o Câmpus Araranguá também conta com grupos que estudam questões de inclusão e acessibilidade na Educação, além de temas como energia, meio-ambiente e inovação na indústria têxtil. A formação dos alunos é realizada também em projetos de extensão e eventos científicos, como o Simpósio de Integração Científica Tecnológica do Sul Catarinense (SiCT-Sul), cuja quinta edição foi realizada no Câmpus Araranguá no mês de outubro. Os cursos também proporcionam aos alunos a integração com o mercado de trabalho, como é o caso dos cursos relacionados à indústria da moda.

Um dos momentos mais importantes é o I’Fashion, evento de moda que apresenta os trabalhos dos alunos dos cursos de moda ao final de cada semestre. O Câmpus participou da organização do Slat Jogos, simpósio sobre jogos digitais, e também se destacou na etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Em 2016, estudantes do curso técnico integrado em Vestuário do Câmpus apresentaram um trabalho desenvolvido para catadores de materiais recicláveis, na Olimpíada do Conhecimento.


Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC

CÂMPUS ARARANGUÁ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.