linha site didascálico

banner do didascálico

Didascálico | Araranguá

Didascálico | Araranguá

De 22 a 26 de novembro de 2021

Entre os dias 22 a 26 de Novembro de 2021, o IFSC Câmpus Araranguá realizará a "VI Semana de Arte e Cultura", aprovada no Edital PROEX Nº 12/2021 Didascálico. A partir do tema “Arte e Cultura em Tempos de Pandemia”, o evento promoverá uma série de atividades artísticas e culturais de forma síncrona e assíncrona. A VI Edição ocorrerá totalmente on-line, prezando pelo distanciamento social devido à pandemia de Convid-19. O evento tem como objetivo incentivar a produção artística e cultural no câmpus, oferecendo espaço para apresentações de trabalhos de estudantes e servidores, com o intuito de promover a interação com a comunidade externa.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento está dividida em Atividades Síncronas e Atividades Assíncronas. Para participar das Atividades Síncronas, é preciso se inscrever por meio dos formulários informados em cada uma das atividades divulgadas, a fim de receber o link do Google Meet, que será enviado no dia da atividade para o e-mail cadastrado. As apresentações síncronas ocorrem de forma online, via Google Meet, e se destinam tanto para servidores, discentes e comunidade externa. Para as Atividades Assíncronas, basta acessar os links disponibilizados para visualizar os trabalhos e interagir por meio de diferentes plataformas e redes sociais.

 

ATIVIDADES SÍNCRONAS

 

PROGRAMAÇÃO SÍNCRONA:

Para participar das atividades síncronas, é preciso realizar inscrição nos links informados:

 

>> Segunda-feira, 22 de Novembro, às 19h

Abertura da VI Semana de Arte e Cultura do IFSC Araranguá

Descrição: Encontro de abertura, via Google Meet, mediado pela professora Nayara Nunes Salbego, com apresentação de um panorama geral da programação da VI SAC. 

Inscrições: Inscreva-se aqui

 

>> Terça-feira, 23 de Novembro, às 14h

Mostra de trabalhos: Videopoemas e Exposição Fotográfica

Descrição: Apresentação de trabalhos realizados nas unidades curriculares de Língua Portuguesa e Arte. No encontro, via Google Meet, mediado pela professora Karla Goulart e pelo professor Emerson Cardoso, serão apresentados videopoemas sobre autoras e autores negros, bem como mostra de algumas fotos da exposição "Olhares Pandêmicos".

Inscrições: Inscreva-se aqui

 

>> Terça-feira, 23 de Novembro, às 16h

Roda de Conversa - Moda, Consumo e Pertencimento: a influência das marcas na identidade do indivíduo

Descrição: A roda de conversa propõe momentos de trocas e esclarecimentos sobre a temática: “Moda, consumo e pertencimento: a influência das marcas na identidade do indivíduo”. A proposta é entender o real significado da moda e como através do consumo, ela influencia na nossa formação e nos faz pertencentes. A atividade é orientada pela professora Valéria Sousa Oliveira e contará com a participação das estudantes do terceiro ano do curso Técnico Integrado em Vestuário do IFSC - Câmpus Araranguá, que pesquisam e estudam o tema na unidade curricular de Projeto Integrador III. Orientandas: Sofia Daniel Rovaris, Yasmin Dal Toe Ross, Clara Daniel Rovaris e Julia Carminatti Casteller.

Inscrições: Inscreva-se aqui

 

>> Quarta-feira, 24 de Novembro, às 14h

Invisibilidade e apagamento de autoras e autores negros da literatura brasileira

Descrição: Você sabe qual a influência de autores afro-brasileiros para a literatura nacional? A literatura brasileira, desde o Romantismo, representou as pessoas negras de modo superficial e submisso. Além disso, invisibilizou, inferiorizou e embranqueceu importantes escritores negros. O encontro discutirá "representatividade e invisibilidade" de autores e autoras negras na literatura brasileira. O evento, aberto à toda comunidade, será coordenado pela professora Karla Goularte da Silva Gründler, professora de Língua Portuguesa do IFSC Câmpus Araranguá, em conjunto com o GT Temas Transversais

Inscrições: Inscreva-se aqui

 

>> Sexta-feira, 26 de Novembro, às 14h

Mostra de trabalhos: Radionovelas e Curtas

Descrição: Apresentação de trabalhos realizados nas unidades curriculares de Língua Portuguesa e Arte. No encontro, via Google Meet, mediado pela professora Karla Goulart e pelo professor Emerson Cardoso, serão apresentadas radionovelas, bem como alguns curtas da mostra "Curta Pandêmicos".

Inscrições: Inscreva-se aqui

 

>> Sexta-feira, 26 de Novembro, às 14h (Atividade Presencial)

Oficina de Modelagem: Arte e Criatividade através dos volumes do corpo (Apenas 16 vagas)

Descrição: Única atividade presencial, respeitando a Política de Segurança Sanitária (PSS) para o Covid-19 e o Plano de Contingência local. Na “Oficina de Modelagem: arte e criatividade através dos volumes do corpo”, coordenada pela professora Valéria Sousa Oliveira, será trabalhada a Moulage. A técnica tem como intuito explorar as diferentes formas que o tecido pode tocar o manequim/corpo. Através do entendimento dos volumes e formas, serão construídos modelos criativos e principalmente que trazem conforto e vestibilidade, já que são criados diretamente sobre o manequim, respeitando a anatomia e proporções do corpo feminino. A oficina, aberta a toda comunidade, possui apenas 16 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. O local de realização será no Laboratório de Modelagem II (Bloco F), no próprio Câmpus do IFSC Araranguá. Os participantes devem levar lápis, borracha e canetas coloridas. As inscrições vão até o dia 22 de novembro.

Inscrições: Inscreva-se aqui 

 

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

Arte criada

 

PROGRAMAÇÃO ASSÍNCRONA:

Para visualizar as atividades assíncronas, acesse os links informados:

 

>> Exposição Fotográfica - Olhares Pandêmicos

Professor Emerson Cardoso - Arte

Descrição: A exposição fotográfica OLHARES PANDÊMICOS retrata sentimentos e sensações sobre a pandemia de Covid-19, vividos por jovens estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados do IFSC Câmpus Araranguá. A exposição traz à tona olhares íntimos e pessoais que, por meio da arte, se disseminam quase como um relato universal sobre esse período da história da humanidade. A exposição foi realizada na unidade curricular de Arte, envolvendo conteúdos como história da arte, funções da arte, linguagem visual e fotografia.

Acesso: Clique Aqui

 

>> Mostra de Curtas - Curta Pandêmicos

Professor Emerson Cardoso Nascimento - Arte

Descrição: CURTAS PANDÊMICOS é uma mostra de curtas de 1 minuto que narram histórias sobre a pandemia de Covid-19, vivenciadas e/ou imaginadas por jovens estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados do IFSC Câmpus Araranguá. Os curtas foram realizados na unidade curricular de Arte, envolvendo conteúdos como história da arte, funções da arte, linguagem audiovisual e cinema.

Acesso: Clique aqui

 

>> Picture a Song

Professora Nayara Nunes Salbego (Inglês) & Cristiane Raquel Woszezenki (Informática)

Descrição: Estudantes dos primeiro anos dos cursos técnicos integrados criaram vídeos ilustrando letras de música com imagens, GIFs e vídeos. O objetivo é mostrar com imagens e legendas em Inglês os conteúdos das letras das músicas escolhidas.

Acesso: Clique Aqui

 

>> Physics & Art 

Professora Nayara Nunes Salbego - Inglês 

Descrição: Acadêmicos do curso de Licenciatura em Física elaboraram apresentações multimidiáticas explicando conceitos da Física relacionados à arte. Os trabalhos iniciais foram desenvolvidos na disciplina de Inglês Instrumental com alunos do 7º semestre. Logo, abriu-se inscrições para qualquer pessoa elaborar trabalhos sobre o tema e expor na VI SAC.

Acesso: Clique Aqui

 

>> Interactive Storytelling

Professora Nayara Nunes Salbego - Inglês 

Descrição: Estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados escreveram histórias em Inglês cujo fim fica aberto para que a audiência interaja nos comentários. Há também histórias completas que trazem perguntas para instigar a participação da audiência.

Acesso: Clique Aqui

 

>> Sewing Project

Professora Nayara Nunes Salbego - Inglês 

Descrição: Estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados elaboram instruções para projetos de costuras sociais, os quais utilizam poucos materiais, ou melhor ainda, reutilizam materiais e peças usadas. O objetivo é estudar e se familiarizar com o vocabulário de inglês aplicado à área técnica, além de promover ações sociais. 

Acesso: Clique Aqui

 

>> Radionovelas & Videonovelas

Professora Karla Goularte da Silva Grundler - Língua Portuguesa

Descrição: Estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados criaram radionovelas e videonovelas baseadas em crônicas da literatura brasileira.

Acesso: Clique Aqui

 

>> Videopoemas

Professora Karla Goularte da Silva Grundler - Língua Portuguesa & GT Temas Transversais

Descrição: Estudantes dos primeiros anos criaram videopoemas feitos com base em estudos de poemas de autores e autoras negras da literatura brasileira. Atividade realizada em parceria com o GT de Temas Transversais.

Acesso: Clique Aqui

 

>> A Metamorfose dos Gêneros Textuais

Professora Karla Goularte da Silva Grundler - Língua Portuguesa

Descrição: "A metamorfose dos gêneros textuais" é uma exposição de textos jornalísticos com notícias inspiradas em contos de fadas e fábulas, realizada pelos primeiros anos dos cursos técnicos integrados.

Acesso: Clique Aqui

 

Teatro - Debate: Vídeos Inspirados em Estudos de Contos

Professora Thalita Aureliano - Língua Portuguesa

Descrição: Os estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados apresentam versões dos contos “A carteira” e “A missa do galo” do escritor Machado de Assis. Os contos foram discutidos na unidade curricular de Língua Portuguesa e Literatura, sob orientação da professora Thalita Aureliano, envolvendo a discussão do gênero debate, em que os alunos argumentam questões sobre roubo e traição - respectivamente - de acordo com a escolha do conto.

Acesso: Clique Aqui

 

>> Varal de Podcasts 

Professor William Boenavides - Língua Portuguesa

Descrição: Exposição de imagens que representem um livro ficcional acompanhadas de trechos de exatamente mil palavras desse mesmo livro.

Acesso: Clique Aqui

 

>> Objeto Livro

Professor William Boenavides - Língua Portuguesa

Descrição: Fotografias de livros ficcionais junto a um objeto que represente o referido livro, seja por uma cena ou personagem em particular, seja pelo conjunto do enredo. Acompanha uma legenda para a foto (limitada a 2.200 caracteres) na qual está descrita a imagem e explica-se a relação entre o objeto e o livro. A atividade é inspirada em um perfil literário do Instagram que promove imagens e textos nesses moldes.

Acesso: Clique Aqui 

 

>> O livro dos Começos

Professor William Boenavides - Língua Portuguesa

Descrição: Coletânea que reúne os melhores começos de livros ficcionais que os(as) estudantes participantes da atividade já leram. Cada trecho tem cerca de uma página. Ao longo do processo de elaboração e de escolha dos trechos, refletiu-se sobre o que está começando para eles na próxima etapa da vida.

Acesso: Clique Aqui

 

>> Cidadania Digital com HQs

Professora Cristiane Raquel Woszezenki - Informática

Descrição: Cidadania Digital diz respeito ao uso responsável das tecnologias digitais, sobretudo, da Internet. Com o intuito de despertar a consciência desse tema relevante, alunos dos primeiros anos criaram HQs abordando questões de Cidadania Digital envolvendo os seguintes elementos: Acesso Digital, Literacial Digital, Comunicação Digital, Comércio Digital, Lei Digital, Direitos e Responsabilidades Digitais, Etiqueta Digital, Saúde e Bem-Estar Digital  e Segurança Digital. 

Acesso: Clique aqui (TIMO),   Clique aqui (TIVES)  Clique Aqui (TIEM)

 

>> Tecidos Têxteis: Técnica, Arte e Cultura

Professora Andressa Ehlert Moreira da Silva - Tecnologia Têxtil

Descrição: Projeto Cultura e Arte Têxtil. Exposição digital sobre Cultura e Arte Têxtil, contemplando assuntos sobre tecidos têxteis, tecidos planos, tecidos de malha e tecidos não tecidos. Atividade desenvolvida pelos estudantes do segundo ano do curso técnico Integrado em Vestuário na unidade curricular de Tecnologia Têxtil - Sistemas de Tecimento.

Acesso: Clique aqui

 

>> Exposição de Croquis

Professores: Valéria Sousa Oliveira (Vestuário e Moda), Karla Goularte da Silva Grundler (Língua Portuguesa) & Emerson Cardoso Nascimento (Arte)

Descrição: Exposição de croquis de moda desenvolvidos e criados nas unidades curriculares de Projeto Integrador I & II do curso técnico Integrado em Vestuário.

Acesso: Clique Aqui

 

>> Todos os caminhos levam a Roma

Professora Monia Franciele Wazlawoski - História

Descrição: Infográficos produzidos pelos estudantes sobre diferentes aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos ou culturais da Roma Antiga. A partir das aulas de História, procuramos identificar a influência da civilização romana na formação da civilização ocidental.

Acesso: Clique aqui

 

>> Conhecendo Nossos Artistas

Comissão Organizadora

Descrição: Comunidade externa, estudantes e servidores enviam seus trabalhos artísticos nas diversas linguagens artísticas para expor na VI SAC.

Acesso: Clique aqui

 

COMO PARTICIPAR

Além de poder participar das Atividades Síncronas, se inscrevendo por meio dos formulários informados, você pode divulgar sua arte na VI SAC! Para saber como, leia a matéria aqui. Não esqueça! Para vizualizar as Atividades  Assíncronas, basta acessar os links disponibilizados em cada um dos trabalhos para interagir conosco. Participe! 

CONTATO

Está com dúvidas ou tem alguma sugestão? Entre em contato conosco pelo e-mail  emerson.cardoso@ifsc.edu.br  ou siga-nos nas nossas redes sociais:

ORGANIZAÇÃO

Professores:

Andressa Ehlert Moreira Da Silva

Cristiane Raquel Woszezenki

Emerson Cardoso Nascimento

Karla Goularte Da Silva Grundler

Monia Franciele Wazlawoski

Nayara Nunes Salbego

Thalita Maria Lucindo Aureliano

Valéria Sousa Oliveira

William Moreno Boenavides

 

Bolsitas Didascálico:

Gabriel Rex Da Rosa

Helena Da Silva Santos

Isabela Ferreira Da Silva Girelli De Oliveira

Lohana Da Silva Francisco

Pamela Mota Alixandre

Raquel Dutra De Lima Lourenco

Suyanne Gabriel De Souza

Vinicius Pacheco Alexandre

 

Bolsistas Voluntários:

Anderson Arigoni Da Silva

Barbara Serralheiro Santos

Elisa Hilsendeger Pereira De Oliveira

Natália Da Silva Martins

Sara Ferraz Mateus

Stéfani De Aguiar Warmiling

Vitória Neto Da Silva

 

AGRADECIMENTOS

Adriano Antunes Rodrigues - Diretor Geral do Câmpus Araranguá

Fabiana Santos Fernandes - Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão

Karoline Gonçalves Nazário - Coordenação de Extensão e Eventos

Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha - Coordenadoria de Relações Externas e Comunicação