Câmpus Urupema promove atividade cultural no aniversário do município

EVENTOS Data de Publicação: 19 mai 2023 16:59 Data de Atualização: 19 mai 2023 17:05

No próximo dia 1º de junho, Urupema completa 34 anos de emancipação. Dentre as atividades, uma delas será promovida por proposição da Comissão de Sustentabilidade do Câmpus Urupema do IFSC. O show "Cardume", apresentado pelo Grupo Teatral Tarrafa Elétrica, do Câmpus Itajaí do IFSC, será realizado no dia 3 de junho e tem por objetivo levar a mensagem de preservação dos oceanos para diferentes regiões de Santa Catarina.

A comissão tem como apoiadores o grupo cultural e a Secretaria de Educação de Urupema. A atividade ocorrerá em frente à Casa de Cultura de Urupema. Em caso de chuva, a atividade será realocada para o Centro de Eventos do município. O evento é gratuito e aberto à comunidade. 

"É sempre um prazer para o Câmpus Urupema estar presente nas atividades da comunidade, ainda mais agora num momento importante como o aniversário da cidade. Estamos sempre de portas abertas e dispostos a ajudar Urupema a crescer e a seus moradores terem acesso a espaços de cultura, possibilitando assim a formação integral dos sujeitos e a valorização de diferentes expressões da natureza humana", comenta Camila Koerich Espíndola, que atualmente coordena a Comissão de Sustentabilidade do Câmpus Urupema do IFSC.

Sobre o espetáculo

Amúsica, o teatro e a cultura popular catarinense embalam a mensagem pela preservação dos oceanos no show “Cardume”, que percorre várias regiões do Estado ao longo do primeiro semestre de 2023. Idealizado pelo Grupo Cultural Tarrafa Elétrica, em parceria com o projeto Tartaruga-de-Mamão, o projeto está sendo realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2022.

O show “Cardume” traz elementos da cultura açoriana na identidade visual e também no enredo e é dividido em duas partes. No primeiro momento o grupo encena o “Tartaruga-de-mamão”, uma apresentação teatral que ressignifica elementos centrais da cultura catarinense, ao contar a história de uma tartaruga que se engasga com lixo, mas volta à vida com a ajuda da plateia. Na segunda parte, os músicos Evandro Che, Emmanuel Schmidt, Marcelo Cassio, Eder Luiz, Rodrigo Caravela, Denis Kazuo, Binho Toledo e Felipe Hellmann interpretam algumas composições do álbum “Cardume”, lançado em 2019, além das canções clássicas da banda.

 

 

 

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA