Inscrições abertas para nova edição do programa de intercâmbio do IFSC

INTERNACIONAL Data de Publicação: 10 abr 2023 11:28 Data de Atualização: 11 abr 2023 10:04

Estudantes dos cursos técnicos e de graduação podem se inscrever até 20 de abril na nova edição do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie). Estão disponíveis quatro vagas com bolsa de auxílio-financeiro no valor de R$ 18,5 mil, mas mais estudantes podem ser selecionados para participação sem bolsa, conforme vagas dos projetos. Por este programa, os alunos passam um período de três meses realizando atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico, de estágio ou de inovação no exterior

Quem pode se inscrever

Para se inscrever no Propicie, é preciso ter idade mínima de 18 anos ou ser legalmente emancipado (ter 16 anos de idade no mínimo). Podem se candidatar alunos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio (desde que esteja cursando a partir do segundo semestre do curso e não esteja no último ano do curso), dos cursos técnicos subsequentes ou concomitantes com duração maior do que um ano ( cursando o 2º ou o 3º semestre do curso, desde que o 3º semestre não seja o último do curso) ou dos cursos de graduação (cumprindo o requisito de carga horária total integralizada de acordo com o edital).

-> Acesse o edital com todas as informações

Também é preciso apresentar o coeficiente de aproveitamento acadêmico igual ou superior a 0,7 (sete décimos) e possuir, no mínimo, nível B1 de proficiência na língua estrangeira exigida pelo projeto de escolha, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Todos os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas deverão participar de uma entrevista para avaliação de proficiência em língua inglesa ou espanhola (de acordo com o projeto escolhido). As entrevistas terão caráter eliminatório. 

Demais requisitos e critérios de seleção devem ser conferidos no edital

Vagas disponíveis

Nesta edição, serão oferecidas duas bolsas para cursos técnicos e duas para cursos de graduação em instituições da Colômbia, Espanha, Finlândia e Portugal. Os estudantes inscritos no edital que não forem contemplados com as bolsas de auxílio-financeiro poderão concorrer a participar do programa arcando com todos os custos do intercâmbio, desde que haja vaga no projeto pleiteado. 

Há projetos disponíveis para serem realizados na Instituição Universitária Mayor de Cartagena (Colômbia), Universidade de Deusto (Espanha), Häme University of Applied Sciences (Finlândia), Instituto Politécnico de Beja (Portugal), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), Instituto Superior de Engenharia de Porto (Portugal) e Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal).

-> Acesse o Manual para Intercambistas do IFSC

Cronograma

Confira o cronograma:

- Inscrições: até 20 de abril
- Entrevista on-lone: 5, 8 e 9 de maio
- Resultado final: 11 de maio
- Reunião geral on-line com estudantes selecionados: 15 de maio
- Prazo máximo para iniciar o intercâmbio: entre setembro e outubro de 2023

Saiba mais sobre o Propicie

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor como funciona o Propicie a partir da experiência de quatro intercambistas do IFSC:

Leia mais relatos de estudantes que já participaram do programa no Blog dos Intercambistas. Também é possível ver depoimentos publicamos no Instagram do IFSC pela #ifscpelomundo.

-> Acesse a página do Propicie no nosso Portal

INTERNACIONAL