Importância da rede federal na oferta do ensino médio integrado é marca do segundo dia de encontro estadual do IFSC

ENSINO Data de Publicação: 31 ago 2022 20:36 Data de Atualização: 02 set 2022 07:21

O segundo dia do Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC foi marcado por explanações sobre o ensino médio integrado na realidade dos institutos federais e também experiências do próprio Instituto Federal de Santa Catarina. O evento segue até esta quinta-feira (01), de forma gratuita, com atividades no Câmpus Chapecó do IFSC e no auditório da Unoesc (em frente ao IFSC). A programação está disponível no site oficial do evento.

Pela manhã, o evento trouxe as apresentações de dois pesquisadores de outros institutos federais, durante a mesa redonda “A concepção do Ensino Médio Integrado e a sua materialidade nos Institutos Federais”, com mediação da professora Marluse Castro Maciel. Houve transmissão no canal do IFSC no Youtube.

Durante sua apresentação, o professor Mauro Sala, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), apresentou um apanhado histórico para refletir a importância dos IFs na oferta do ensino médio integrado e fez questão de reforçar: “o ensino médio integrado é público, a rede particular nunca teve interesse em ofertar. Quando a gente fala da constituição do ensino médio integrado, percebe-se a importância da rede federal. Ela tem uma enorme importância na formulação e na manutenção dessa política”.

Ricardo M. Dias Cardozo, do Instituto Federal de Norte de Minas Gerais (IFNMG/FDE-Conif), também apresentou um embasamento histórico e atual de legislações da área e provocou reflexões, afirmando que é preciso ir “para além do que o IFSC, do que o Câmpus Chapecó fazem com o ensino médio integrado, é preciso entender e dialogar com outros entes”.

Cardozo Também fez sugestões de pontos variados que impactam na oferta desses cursos, como a aceleração de processos tecnológicos que ocorreu na pandemia. “É necessário debater estratégias de universalização do acesso à internet banda larga e equipamentos para os estudantes, com cuidados entre o negacionismo, o deslumbramento e a precarização”, refletiu.

No período da tarde, a principal atividade do evento trouxe representantes de diferentes câmpus do IFSC para explanar sobre “Pesquisas e Experiências no Ensino Médio Integrado do IFSC”. A mediação foi da professora de Sociologia do IFSC, Lígia Wilhelms Eras. Confira a transmissão no Youtube do IFSC.

Entre os participantes estavam os professores e pesquisadores Alencar Migliavacca (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação em Ensino, Trabalho e Sociedade – Nupefe - multicampi);  Carla Zanatta Scapini (Grupo de Estudos Currículos Integrados em Debate - Câmpus Criciúma); Eduardo Batista Von Borowski (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Tecnologia e Sociedade- Grito - Câmpus Garopaba); Marco Antônio Vezzani (Grupo de Estudo Currículo e Possibilidades Metodológicas - Câmpus Florianópolis); Saionara Greggio (Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado - Gepci - Câmpus Chapecó).

A tarde encerrou com as apresentações de trabalhos de três áreas temáticas: Trabalho, educação profissional e políticas educacionais; Juventude, currículo integrado e potencialidades formativas; e Ensino, pesquisa e extensão e a articulação trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

Programação 01/09 (quinta-feira)

O evento retorna às 8h30, no auditório principal da Unoesc, com uma reunião de grupos de pesquisa sobre “Rumos da Pesquisa no IFSC”. A partir das 10h30, no mesmo espaço, ocorre a reunião do Grupo de Trabalho de construção das “Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio Integrado do IFSC.

À tarde ocorre a plenária final do evento, a partir das 14h30, com o tema “Diretrizes para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no IFSC”. Os participantes serão os professores Adriano Larentes da Silva (IFSC) e Reginaldo Leandro Plácido (IFC), com a mediação do coordenador do ensino médio integrado do IFSC, Felipe Silveira de Souza. Esta atividade será transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no Youtube.

O encerramento oficial será às 16h30, com atividade cultural e coffee break, também na Unoesc.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

Acompanhe a transmissão no canal do IFSC no Youtube.
________

ENSINO EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ NEWS