O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes realizam visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional

ENSINO Data de Publicação: 19 dez 2022 10:03 Data de Atualização: 19 dez 2022 10:20

Um grupo de 32 estudantes do Câmpus Florianópolis realizaram no início do mês uma visita técnica a Usina Hidrelétrica (UHE) Itaipu Binacional e ao Parque Nacional do Iguaçu. A iniciativa teve o intuito de incrementar a formação de 19 alunos bolsistas de projetos do Polo Embrapii (PE-IFSC) e outros 13 que foram destaque em atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT). “Por conta da multidisciplinaridade intrínseca aos projetos de pesquisa, há uma diversidade de cursos e fases dos alunos que participaram da viagem, desde alunos de nível técnico até o pessoal da graduação, de praticamente todos os departamentos acadêmicos do Câmpus Florianópolis. A seleção dos  locais foi baseada na relação com as temáticas dos projetos, envolvendo sistemas inteligentes de energia, e agregar a abordagem de preservação ambiental à execução dos projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação que são realizados”, explica o professor Leandro de Medeiros Sebastião, que organizou e acompanhou o grupo na viagem. 

Segundo ele, “a visita técnica correlaciona também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, os quais estão cada vez mais sendo incorporados na perspectiva dos projetos em execução e dos novos projetos do PE-IFSC”, destaca.  

Sebastião ressalta ainda que os alunos puderam evidenciar a possibilidade de consolidar o desenvolvimento tecnológico com manutenção do meio ambiente. “Ambas as visitas consistem em locais com uma significativa interação de atividades de desenvolvimento com um cuidado com o meio ambiente exemplar. As medidas mitigadoras e compensadoras desenvolvidas e executadas por ambos os empreendimentos trazem aos alunos a reflexão da importância de realizar essa etapa de preservação ambiental, sem que necessariamente impeça o desenvolvimento tecnológico e inovação dos projetos de pesquisa e científicos”, afirma o professor.

Ele conta que outro destaque importante e reconhecido por parte dos alunos, que manifestaram agradecimento pela oportunidade de conhecer, foi a realização da visita técnica especial na UHE Itaipu, onde foi possível acompanhar as salas de operação da unidade e conhecer de perto uma das turbinas em operação. “Nos contatos de organização e agendamento da visita, foi possível ainda abrir um canal de comunicação com o parque tecnológico de Itaipu, vislumbrando uma possível visita futura neste local, onde será possível conhecer os projetos de pesquisa e desenvolvimento que estão sendo realizados nessa unidade, com possibilidade de compartilhamento de experiências e realização da ampliação da rede de relacionamentos baseados em projetos de pesquisa e inovação”, completa Leandro. 

Para ele, a importância desse processo prático para a evolução acadêmica do aluno está na realização de atividades conjuntas com os alunos de todos os projetos de pesquisa do Polo Embrapii e dos estudantes destaque da SNCT 2022, oportunizando um ambiente de troca de informações e compartilhamento de experiências entre os alunos de diferentes projetos. “Essa possibilidade, viabilizada pelas atividades de formação do polo junto aos alunos bolsistas dos projetos, agrega na formação dos alunos a importância dessa intercomunicação entre tecnologias e projetos diferentes, consolidando a metodologia de contribuição mútua entre os projetos, e motivando-os a perseguir seus objetivos de forma colaborativa com apoio de seus pares”, conclui.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.