O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Em dois anos, Câmpus Criciúma qualifica centenas de moradores de Urussanga

ENSINO Data de Publicação: 21 mai 2019 13:15 Data de Atualização: 21 mai 2019 13:22

Foi na metade de 2017 que o Câmpus Criciúma começou a ofertar cursos de qualificação profissional em parceria com a prefeitura municipal de Urussanga. Nestes dois anos, já foram ofertadas 870 vagas em 30 cursos de curta duração, possibilitando a recolocação profissional, a mudança de rumos ou mesmo um salto na carreira para centenas de moradores de Urussanga, município do Sul de Santa Catarina, com pouco mais de 20 mil habitantes.

Joyce Batti Celso já trabalhava no ramo quando decidiu fazer o curso de Manicure e Pedicure. Apesar de não ser sua renda principal, fazer pés e mãos já lhe rendia uma série de clientes fixas, que atendia fora do horário de trabalho. Agora, mantém no horizonte a ideia de montar um local em casa para que possa se dedicar ainda mais ao trabalho. Ter um curso gratuito na cidade onde mora foi fundamental. “Por ter uma filha ainda criança, eu não teria como me locomover de Urussanga até outra cidade para fazer o curso”, afirma Joyce, que diz já ter recomendado o curso para várias amigas.

Já Bruno Romagna trabalhava como mecânico automotivo quando fez os cursos de Representante Comercial, Promotor de Vendas e Administração. Apesar de tê-los feitos apenas para agregar valor em seu currículo, o jovem que atualmente está cursando Recursos Humanos acabou se interessando pela área de vendas. “Os cursos de Representante Comercial e Promotor de Vendas me abriram muito a mente sobre finanças, cálculos e vendas de produtos, algo que me incentivou a trocar de profissão”, afirma Bruno, que hoje atua como vendedor de carros em uma revenda. “Os cursos me incentivaram a ter coragem para mudar de profissão, eu era mecânico havia sete anos e me tornar vendedor de carros foi a melhor coisa que já fiz”, diz.

Diretor do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini explica que a parceria surgiu de uma demanda do prefeito Luiz Gustavo Cancellier, que desejava trazer cursos de qualidade para a cidade. “É uma parceria que vem dando certo, um modelo que já deu certificados para centenas de pessoas”, afirma Dominguini. “Nós oferecemos uma formação para quem não possui formação, de uma forma direta e prática, para que essas pessoas entrem rapidamente no mercado de trabalho”, complementa.

Caroline Corrêa Passarela havia terminado o Ensino Médio e tinha vontade de continuar estudando. Ela já fez seis cursos de qualificação pelo IFSC: Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas, Representante Comercial, Promotor de Vendas, Gestão Ambiental, Auxiliar Administrativo e Planejamento e Controle de Estoque. “Conhecimento é uma ferramenta que ninguém pode te tirar, o conhecimento nunca é demais”, afirma Caroline, que atua como secretária e operadora de caixa.

De acordo com Julia Peppes, coordenadora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Urussanga, onde ocorrem os cursos do IFSC, havia uma grande demanda por qualificação profissional em Urussanga. “A parceria entre IFSC e prefeitura trouxe resultados em curto prazo para a população urussanguense, que tanto ansiava por cursos de qualidade na preparação para o mercado de trabalho. A credibilidade do IFSC, todo o aparato oferecido e a excelência do ensino tornam hoje nossa parceria um sucesso, com muita procura pelos cursos e aproximadamente 500 formandos”, afirma.

Além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), o IFSC também oferece em Urussanga um curso de especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica, de responsabilidade do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) do IFSC.

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.