O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sepei 2019 já começou e com novidades

EVENTOS Data de Publicação: 05 jun 2019 14:49 Data de Atualização: 06 jun 2019 10:44

A 8ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (8º Sepei) vai acontecer de 30 de julho a 1º de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes de Chapecó. Submissão de trabalhos e inscrições já estão com prazos encerrados. E, além das atividades corriqueiras de qualquer evento científico como palestras, oficinas, apresentação de trabalhos, premiações e muito mais, a edição 2019 já traz novidades: o  desafio na área de programação, o Hackathon, e um momento cultural para alunos e servidores, o Festival de Bandas. 

Com a temática “Mundo digital e futuro do trabalho”, o evento configura-se no principal espaço de circulação de ciência do IFSC, com apresentação de resultados das práticas da educação profissional. O 8º Sepei recebeu 1.809 pedidos de inscrição e 625 trabalhos submetidos. Desse montante, 446 são para apresentações orais, 179 para pôster digital e 135 enviaram texto e vídeo Pitch, outra inovação do evento, cuja adesão a esse formato indica um percentual de 21,6%. 

Desafio

Em 2019 a educação profissional brasileira completa 110 anos. Desde as primeiras turmas que estudaram na então Escola de Aprendizes e Artífices até as atuais gerações que participam da rede dos Institutos Federais, vão perdendo vínculo com o IFSC e esse afastamento entre escola e egresso traz prejuízos tanto para o profissional formado quanto para a instituição. Desenvolver uma “Plataforma de relacionamento de egressos” do IFSC e do Instituto Federal Catarinense (IFC) é o 1º hackathon do Sepei

O hackathon é um desafio técnico na área de programação e estabelece prazo para que estudantes e servidores, organizados em equipes, desenvolvam um produto tecnológico como proposta de solução. A ferramenta deverá permitir o acesso de estudantes egressos das duas instituições, bem como de empresas parceiras. Gerenciar fóruns para interação dos usuários e anúncio de vagas de empregos também está na lista de atribuições da plataforma. 

A Fábrica de Software é um laboratório de extensão do Câmpus Araquari do IFC, e já trabalha para criar uma plataforma de egressos há algum tempo. Pela parceria IFSC e IFC, a comissão organizadora do hackathon disponibiliza uma versão beta de código – ponto de partida obrigatório para as equipes inscritas neste desafio. Pela diversificação das estratégias de aprendizagem, a Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) oferecerá mentoria às equipes na etapa de desenvolvimento, que segue até 30 de julho. 

Podem se inscrever e participar do hackathon estudantes regularmente matriculados no IFSC e servidores que não estejam em licença ou em afastamento de qualquer natureza. Serão selecionadas 15 equipes, de no mínimo dois e no máximo quatro alunos, para a banca presencial. As inscrições são realizadas gratuitamente, via internet, até 14 de junho. 

O Sepei 2019 premiará as três equipes com as melhores avaliações. A vencedora receberá bolsas no valor de R$ 25 mil para rateio entre os estudantes campeões. O prêmio individual será equivalente ao rateio entre os discentes - dividido em cinco parcelas iguais durante o período de execução (agosto a dezembro de 2019). A segunda e a terceira colocada receberão certificados.

Cultura

Consolidar a atividade cultural como um dos pilares para a formação integral do aluno é um dos objetivos do Festival de Bandas do Sepei, outra novidade da edição 2019. Serão selecionadas 15 bandas que se apresentarão na tarde do dia 1° de agosto, dentro da programação do Sepei, no teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. 

As inscrições  são gratuitas e devem ser realizadas até 14 de junho, via internet. Após, será realizada uma pré-seleção, cuja listagem com as bandas selecionadas será divulgada em 17 de junho, e conforme os critérios estão indicados no edital. Assim, a inscrição não é confirmação da participação. Podem participar servidores e discentes de todos os câmpus do IFSC - inclusive egressos. 

Os instrumentos são de responsabilidade dos grupos participantes, no entanto, se houver necessidade de tal, a organização disponibilizará no palco, além da aparelhagem de som e iluminação, três microfones, uma bateria (sem pratos), um teclado, um amplificador para baixo e outro para guitarra. 

As bandas serão avaliadas sob os quesitos de afinação, ritmo e desenvoltura de palco. A premiação, com anúncio das três bandas vencedoras do Festival, será realizado na cerimônia de encerramento do Sepei 2019, na noite de 1 de agosto. 

Torneio de Robótica

Foi divulgado segunda-feira (3) o resultado das inscrições ao 2º Torneio de Robótica Lego do Sepei.  Para conhecer os selecionados, acesse aqui

A divulgação do desafio e o do regulamento do torneio será em 6 de junho, através do e-mail do aluno capitão, fornecido pela equipe no formulário de inscrição.

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.