O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Criciúma incentiva cultura da inclusão na Semana da Pessoa com Deficiência

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 28 ago 2019 19:51 Data de Atualização: 06 out 2020 12:31

Estudantes e servidores do Câmpus Criciúma do IFSC participaram nesta quarta (28) de um momento de reflexão e debates sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola. As atividades fazem parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A Semana é realizada em todo o Brasil, de 21 a 28 de agosto. A edição deste ano tem como tema "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas". No Câmpus Criciúma, a atividade foi organizada pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAED), nome do grupo até então nominado como Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFSC.

“Nas palestras alusivas, cada convidado dirigiu-se a públicos diferenciados, entre estudantes e servidores, em momentos distintos, com falas muito pertinentes sobre a pessoa com deficiência, o modelo social de deficiência, a inclusão, a acessibilidade educacional e a educação especial”, comenta a professora Giovana Milaneze, integrante do NAED. “As apresentações culturais, que o NAED fez questão de promover, também foram na intenção de trazer pessoas com deficiência como protagonistas, disseminar a cultura da inclusão e também encantar a plateia”, completa.

A programação começou pela manhã, com a apresentação do “Teatro Carroça Cultural”, formado por alunos da Apae de Criciúma, que se apresentaram para os estudantes do IFSC. O grupo está se preparando para representar Santa Catarina no Festival Nacional Nossa Arte, evento promovido pela Federação Nacional das Apaes, que este ano ocorre em Manaus, no mês de novembro.

Em seguida, conversou com os estudantes a pedagoga Luana Tillmann, especialista em Educação Especial e professora do Instituto Federal Catarinense (IFC). Acompanhada de Mambo, seu cão guia, Luana, que é cega, falou sobre as dificuldades e preconceitos enfrentados pelas pessoas com deficiência e os desafios da inclusão pela escola.

“É muito importante uma ação como essa que o IFSC está fazendo, difundir essa cultura da inclusão social, que vivenciamos um paradigma hoje em dia, para que esses adolescentes e jovens se tornem adultos que olham para as pessoas com deficiência já com olhar empático naturalizando as deficiências e cada vez mais desenvolvendo ações, tendo atitudes, desenvolvendo tecnologias assistivas para minimizar as barreiras”, afirma a pedagoga. “Esses movimentos são de sensibilização, mas também de investimento para o futuro, porque esses adolescentes eles vão ser adultos com um olhar já muito diferente para as pessoas com deficiência”, conclui.

À tarde, a programação foi voltada para os servidores do Câmpus. A professora Ana Karen Rosado Teixeira, do Colégio UNESC, falou sobre os desafios concretos da inclusão de pessoas com deficiência na escola. Antes, estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc realizaram uma apresentação musical, com direito a músicas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Após a apresentação, as crianças tiveram oportunidade de conhecer a Trilha Ecológica do Câmpus.

Os servidores do IFSC participaram ainda de uma capacitação com Gabriel Bertozzi, professor de Educação Especial regionalizado do IFSC, que atua junto aos câmpus Criciúma, Araranguá e Tubarão. Gabriel também conversou com os estudantes dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio no período noturno.

“O sentimento de gratidão toma conta do grupo de servidores que forma o NAED, que conseguiu exercer um dos seus objetivos: promover junto à comunidade acadêmica a disseminação da cultura da inclusão no âmbito do IFSC e na sua relação com a comunidade externa”, conclui a professora Giovana.

CÂMPUS CRICIÚMA EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.