Exposição "Uma jornada pelo Universo" comemora dez anos do Museu Histórico de Araranguá

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 16 set 2019 16:30 Data de Atualização: 17 set 2019 08:53

A população de Araranguá poderá empreender “uma jornada pelo Universo” a partir desta quinta (19). Nos dez anos do Museu Histórico de Araranguá, uma exposição realizada em parceria entre UFSC, IFSC, UFRGS, Samae e Departamento de Cultura da prefeitura municipal vai propiciar uma viagem aos visitantes por temas como o sistema solar, a evolução estelar, a evolução do universo, a água no sistema solar, a chegada do homem na Lua e os 100 anos do eclipse de Sobral.

A exposição “Uma jornada pelo Universo” começa nesta quinta, às 19h, como parte das comemorações dos dez anos do museu, inaugurado no dia 22 de agosto de 2009. Ela ficará aberta ao público até o próximo verão. Escolas podem agendar visitas junto à gestão do museu.

O Câmpus Araranguá do IFSC participa do evento através do curso de Licenciatura em Física e do Clube de Astronomia de Araranguá. Uma equipe de estudantes do curso, acompanhada dos professores Lucas Telichevesky, Israel Müller dos Santos e Marcos Pradella, produziu painéis que tratam da evolução do universo, da evolução das estrelas e da descrição do Sistema Solar.

O Sistema Solar é composto por muito mais que o Sol, os oito planetas e respectivas luas. São quase um milhão de corpos celestes naturais já identificados, formando um catálogo que continua a aumentar. Muitos destes objetos são discutidos e apresentados em lindas imagens obtidas pela NASA através de potentes telescópios”, explica o professor Marcos.

Além dos painéis levados pelo IFSC, materiais da UFSC abordarão temas relacionados às pesquisas sobre vida no universo, outros sistemas planetários e a presença da água no sistema solar. Há também colaboração da UFRGS, com dois trabalhos. Um deles relacionado aos 100 anos do eclipse observado em Sobral (CE), que contribuiu para comprovar a Teoria da Relatividade proposta por Albert Eistein. O outro é relativo aos 50 anos da chegada do ser humano na Lua. A exposição também conta com modelos em 3D dos planetas do Sistema Solar, além da exibição de filmes e palestras sobre ciência e astronomia.

Além da exposição, o Câmpus Araranguá do IFSC também participa dos dez anos do Museu Histórico com a entrega, à comunidade, de dois painéis informativos instalados na praça Hercílio Luz. Os painéis são resultado de um projeto de extensão realizado pelo Câmpus desde 2017.

CÂMPUS ARARANGUÁ EXTENSÃO