IFSC promove palestras gratuitas sobre Astronomia no Museu Histórico de Araranguá

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 04 nov 2019 16:50 Data de Atualização: 04 nov 2019 16:54

De 9 de novembro a 7 de dezembro, o Museu Histórico de Araranguá recebe uma série de palestras gratuitas sobre temas relacionados à Astronomia. Com quatro encontros, as palestras do “Astronovembro” acontecem sempre aos sábados, das 13h30 às 15h (exceto no feriado de 15 de novembro).

A programação é uma parceria entre a prefeitura de Araranguá e o Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As palestras ficarão a cargo do professor Felipe Damasio e estudantes do curso de Licenciatura em Física da instituição. Com linguagem acessível a todas as idades, as palestras ocorrem nos sábados à tarde para proporcionar que os pais acompanhem seus filhos nas atividades.

O Museu já recebe desde setembro a exposição “Uma jornada pelo Universo”, realizada em parceria entre UFSC, IFSC, UFRGS, Samae e Departamento de Cultura. Ela ficará aberta ao público até o próximo verão. Escolas podem agendar visitas junto à gestão do museu.

O ciclo de palestras do “Astronovembro” ocorre pela boa aceitação do público sobre a exposição e a temática. “O público é toda a comunidade. As escolas também estão convidadas a trazer turmas para fazer uma visita guiada ao Museu e participar das palestras. As palestras serão em uma linguagem de divulgação científica, acessível de 5 a 90 anos”, afirma o professor Felipe Damasio, responsável por três das quatro palestras. A última ficará a cargo da estudante Carolini Felisberto, que pesquisa o tema em seu Mestrado em Ensino de Física na UFSC.

Confira os temas das palestras:

9/11 - 13h30 às 15h: Vida e morte de uma estrela

23/11 - 13h30 às 15h: Modelos geocêntricos