Obmep 2020 tem mais de 50 mil escolas inscritas e não está cancelada

ENSINO Data de Publicação: 16 abr 2020 13:36 Data de Atualização: 24 abr 2020 16:04

20 de março foi o último dia de inscrições para que escolas públicas e privadas participem, através de seus alunos de ensino fundamental e médio, da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Por conta da Pandemia da Covid-19, a organização da iniciativa confirma a realização das provas, porém sem data definida para aplicação das mesmas.

O calendário inicial que previa a prova da 1ª fase para 26 de maio está sendo alterado para que os 17.729.451 estudantes de 51.932 escolas participem da competição em segurança. Assim, a Obmep não está cancelada e sim suspensa até definição de um novo cronograma.

A Obmep de 2020 recebeu inscrições de escolas de 5.561 municípios. O número, segundo Mec, representa a marca de ter a participação de 99,84% das cidades brasileiras.

Serão distribuídas 7.475 medalhas para os participantes. Para os alunos de escola públicas serão: 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. E para a rede particular de ensino serão entregues: 75 medalhas de ouro, 225 de prata e 675 de bronze.

Além de contribuir para estimular o estudo da matemática no país, a Obmep busca identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005, a competição é realizada com recursos do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic) e com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

15ª edição

Em 2019, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada, representando 54.831 escolas brasileiras. E na segunda fase esses números passaram para 949.240 estudantes e 50.663 instituições de ensino.

356 alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foram classificados para etapa final da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2019). No “final das contas”, o IFSC conquistou 121 premiações do total de 550 medalhas e menções honrosas atribuídas em todo o estado de Santa Catarina.

Estudantes de 16 dos 22 câmpus do IFSC foram premiados na Obmep 2019. Estudantes do Câmpus Joinville http://joinville.ifsc.edu.br/ conquistaram cinco medalhas - uma de ouro, uma de prata e três de bronze - e 19 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2019, conforme resultado divulgado no último dia 3. O ouro foi conquistado por Luis Roberto Quintanilla Torrez, do Ensino Médio Técnico Integrado em Eletroeletrônica, e a prata por João Marcos de Oliveira, de Mecânica. Gustavo Fabianno Pereira e Romero Perardt Magalhaes Brito, de Mecânica, e Manuela Martins da Rosa, de Eletroeletrônica, conquistaram medalhas de bronze.

Os alunos Felipe Elton Pazini Savi e Joao Vitor de Oliveira, que cursam o Ensino Médio Integrado no Câmpus de Jaraguá do Sul-Centro, ganharam medalha de prata nessa 15ª edição da Obmep. Do Oeste, foram 12 estudantes do Câmpus Xanxerê, nove de Chapecó, quatro de São Miguel do Oeste e um de São Carlos.

Segundo professores da área, a participação em Olimpíadas de Matemática estimula os estudantes a buscarem conhecimentos para além dos apresentados em aula. É uma das maneiras de despertar a criatividade, o pensamento investigativo e o gosto pelo estudo, além de identificar jovens talentos e desenvolver o raciocínio lógico. “Eles se sentem motivados com os problemas olímpicos, pois não é questão de sorte, mas resultado de muito esforço, dedicação e horas de estudo”, ressalta Rosangela Ramon, do Câmpus Xanxerê.

As Olimpíadas de Matemática, detalha o professor Daniel Ecco, também do Câmpus Xanxerê, ajudam a diminuir o abismo entre a pesquisa Matemática no Brasil e o ensino da Matemática nas escolas, “pois por um lado estamos na elite mundial das pesquisas em Matemática, junto a apenas mais dez países; por outro lado, boa parte dos nossos jovens acabam o Ensino Médio sem saber o básico da Matemática”.

Em termos de estado, Santa Catarina conquistou o 7º lugar em medalhas de Ouro (29), ficando atrás de São Paulo (132), Minas Gerais (113), Rio de Janeiro (49), Rrio Grande do SulS (40), Distrito Federal (36) e Ceará (31). E 6º lugar na classificação geral (2.917 premiações), atrás de São Paulo (12.948), Minas Gerais (9.863), Ceará (3.650), Paraná (3.476), Rio Grande do Sul (3.176). Desde 2017 a prova foi aberta para escolas particulares também.

ENSINO NEWS