Diretor-geral faz balanço de sua gestão

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 18 abr 2020 14:40 Data de Atualização: 06 out 2020 13:55

Há mais de seis anos à frente da gestão do Câmpus Itajaí, o professor Carlos Alberto Souza, encerra o seu mandato nesta semana. Quando assume a direção-geral do Câmpus Itajaí o professor Luís Fernando Pozas. Em agradecimento a todo o apoio recebido durante este período, ele escreveu um artigo que segue abaixo:

Prezadas e prezados colegas,

Encerrando uma jornada e iniciando outra! "Tudo na vida, inclusive ela, é uma passagem!"
Cheguei em maio de 2010 sabendo que teria a chance de contribuir com uma instituição de ensino federal em minha cidade. IFSC estava sendo realidade! Queria muito fazer parte desse momento!

Assim, a pedido do diretor Widomar Carpes, a quem agradeço a confiança, iniciei na Coordenação da Pesca. Em seguida, por quase quatro anos, trabalhei na chefia Depe, onde fui muito feliz contribuindo e aprendendo com colegas valorosos no "nascimento" de um Câmpus muito promissor.

Com esses mesmos colegas de trabalho, profissionais da educação, assumimos a direção do Câmpus ainda na rua Tijucas, em fevereiro de 2014. Sabíamos dos enfrentamentos e desafios para que nosso Campus chegasse onde já deveria estar. Foi com apoio de muitos técnico-administrativos, docentes, da reitora Maria Clara Kaschny Schneider e de sua equipe, terceirizados, comunidade, políticos (como Décio Lima que sempre nos ajudou com emendas e apoio constante que nos permitiram equipar e construir; Osvaldo Mafra que foi nosso parceiro na continuidade da obra) e, sobretudo, com a credibilidade das nossas alunas e alunos, chegamos nesse momento.

Concluímos a obra tão desejada: o Câmpus Itajaí, construímos a quadra coberta, recebemos recursos para o barco-escola...Ultrapassamos o número de discentes estimado às dimensões do Câmpus e o reflexo está no orçamento em crescimento. Cursos em diferentes modalidades e níveis com profissionais dedicados à frente como os cursos técnicos em Mecânica, Recursos Pesqueiros, Eletroeletrônica, o superior de Engenharia Elétrica, a especialização em “Ciências marinhas aplicadas ao ensino”, o mestrado em “Clima e ambiente” (ofertado em parceria com o câmpus Garopaba e o câmpus Florianópolis), as  oportunidades de formação para jovens e profissionais! Ainda há muito e sempre haverá o que fazer, pois nossa Itajaí merece o melhor!

E foi assim que nossas instâncias democráticas e transparentes prevaleceram com profissionais, em sua maioria, comprometidos, no colegiado do Câmpus, conselho de gestão, colegiado de ensino, Comissões etc. Cada um sabe o quanto fez e faz pelo Câmpus!

De forma especial agradeço aos companheiros de luta e garra na primeira gestão" Todos Pelo Campus Itajaí", Eduardo Conceição e Cássio Suski. Na mesma intensidade, na segunda gestão "Todos Somos Gestão", com Patrícia Leite, Cássio Suski e Elisardo Porto. À nossa Assessora comprometida e competente de todos esses anos, Fernanda Fernandes, minha gratidão.
Muito feliz nesse convívio!

E agora na torcida pelos nossos Gestores Luís Pozas, Ana Schmidt e Wagner Mehl. Façam o melhor pelas pessoas e, assim, estarão fazendo pelo nosso Câmpus! Muito sucesso a tod@s nesses novos tempos! Um obrigado de coração a quem fez e faz educação e constrói nosso Câmpus Itajaí - IFSC!

Carlos Alberto Souza

CÂMPUS ITAJAÍ